*Gustavo Gassmann
Atualmente as organizações têm muitas opções
para a emissão segura de credenciais que podem ser usadas em inúmeras
aplicações. As mais recentes impressoras, materiais de cartões e softwares
melhoraram a eficiência de emissão, além de atenderem as mais altas exigências
de segurança e garantirem um caminho flexível para novas capacidades e
necessidades futuras. Destaco algumas boas práticas que podem ser seguida em
cada uma das áreas: segurança de emissão, escolha da impressora e minimização
de custos.
Segurança de emissão: abordagem multi-camadas
Uma das primeiras considerações é como
entregar o nível apropriado do cartão ao titular do cartão e a segurança do
sistema de emissão, incluindo a implantação de validação de identidade
multi-camadas e recursos de gerenciamento do sistema. A validação de identidade
tem sido historicamente um processo bidimensional. A pessoa que apresenta suas
credenciais é comparada com os dados de identificação, geralmente uma foto
simples que é exibida no cartão de identificação. Mais recentemente, as
credenciais foram melhoradas para incluir uma segunda dimensão: elementos
adicionais que permitem a autenticação visual mais confiável, ajudando a
impedir adulteração e falsificação, como imagens holográficas e atributos
personalizados gravados a laser. Uma terceira dimensão de validação pode ser
implementada usando componentes digitais, tais como chips de cartões
inteligentes ou tarjas magnéticas.
Este tipo de abordagem de multi-camadas
também é importante para proteger a integridade do sistema de emissão. As
organizações devem controlar quem pode acessar os componentes físicos, com
fechaduras mecânicas para controlar o acesso às impressoras, incluindo a
introdução do cartão e funis de saída, bem como os cartões rejeitados.
Bloqueios físicos também devem ser colocados em todos os pontos de acesso para
proteger consumíveis, incluindo ribbon e filme. Para a segurança eletrônica,
números de identificação pessoais (PIN) podem ser usados para controlar o
acesso do operador a cada impressora. Outra camada de segurança do sistema é a
garantia da eliminação automática de dados pessoais em painéis de ribbon de
impressão usados. As organizações
podem aumentar a segurança implantando impressoras com sensores integrados,
assegurando que os ribbon de impressão personalizado e o cartão holográfico
sobre-laminado podem ser usado apenas em unidades autorizadas.
Escolha da Impressora/codificadora
O tipo de impressora/codificadora vai variar
de acordo com as necessidades de cada empresa, dependendo também do seu porte.
Por exemplo, as pequenas empresas, geralmente com recursos limitados de TI,
precisam de soluções fáceis de usar. Elas também podem precisar de
características especiais, como facilidade de carregar consumíveis, tais como:
ribbons, cartões e integração com software de personalização de cartões.
Organizações de médio porte precisam de
escalabilidade para atender às exigências. Ao escolher uma solução de impressão
modular, estas organizações podem adicionar funcionalidades, como impressão
dual-side que lhes permitam dimensionar a maiores tiragens e cartões ricos em
informações. As grandes organizações, por outro lado, normalmente precisam de
impressoras modulares com capacidade de impressão de alto volume e produção
escalonada, para suportar um número crescente de funcionários, prestadores de
serviços e visitantes.
Minimização de custos: hoje e amanhã
Finalmente, as organizações também devem
minimizar duas áreas de custo: o custo de implantação inicial, manutenção e
consumíveis, e o custo da migração para novos recursos no futuro.
O custo para a implantação inicial varia de
acordo com vários fatores, incluindo: o número de funcionários de uma
organização, o tipo de cartão a ser usado (cartão em branco padrão ou cartão
inteligente eletrônico/sem contato), o nível de personalização a ser aplicada
(ou seja, a impressão de um único lado ou de dois), e o nível de risco adequado
de segurança ou cartão de durabilidade e expectativa de vida que é desejado. A
manutenção de impressoras de cartões é um hábito barato e ainda valioso para
adotar. Isso inclui regularmente a limpeza das cabeças de impressão e do
mecanismo de alimentação do cartão, o que limita o risco de um serviço mais
caro e substituição.
O custo da migração tecnologia futura também
é importante. Estes custos podem ser minimizados através da integração de
funcionalidades dos leitores/codificadores de cartão diretamente no hardware da
impressora de cartões.
Hoje, as soluções de emissão segura oferecem
amplas opções de custo–benefício, aumentando a segurança das credenciais de uma
organização, de seus titulares e do seu sistema de emissão com os mais altos
padrões possíveis. Ao aderir às melhores práticas para a implantação e gestão
dessas soluções, as organizações podem reduzir significativamente o potencial
de fraude e, ao mesmo tempo, melhorar a eficiência e flexibilidade, reduzindo
custos e simplificando a migração futura de novos recursos e capacidades.
* Gustavo Gassmann é Diretor de Vendas do
Brasil, da HID Global, especializada em soluções de identificação segura.
Sobre a HID Global
HID Global é líder renomada em soluções que
oferecem identificação segura para milhões de clientes do mundo todo.
Reconhecida por sua qualidade robusta, designs inovadores e liderança no setor,
a HID Global é a fornecedora preferida de OEMs, integradores de sistemas e
desenvolvedores de aplicativos que atendem a uma variedade de mercados,
incluindo controle de acesso físico e lógico, personalização de cartões,
eGovernment, pagamento sem dinheiro, indústria e logística. As marcas
principais da empresa, incluem HID®, ActivIdentity™, FARGO®, e LaserCard®. Com
sede em Irvine, Califórnia, a HID Global possui mais de 2100 funcionários no
mundo todo e opera escritórios internacionais que oferecem suporte a mais de
100 países. HID Global é uma marca do Grupo ASSA ABLOY. Para obter mais
informações, visite www.hidglobal.com.
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Edge, FARGO, OMNIKEY, são marcas comerciais ou registradas da HID Global nos
Estados Unidos e/ou em outros países. Todas as outras marcas comerciais, marcas
de serviços, nomes de produtos ou serviços são marcas comerciais ou registradas
de seus respectivos proprietários.
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