Rede conta hoje com 244
lojas em operação
Enquanto
o mercado encontrava-se estagnado no primeiro semestre deste ano, a Mundo Verde
fechava contratos para abertura de franquias. O crescimento das vendas no
primeiro trimestre girou em torno de 18%. Atualmente, a rede conta com 244 lojas
em operação e até o final do ano chegará a 270 unidades. Para 2013, a empresa
projeta aumento de 19% no faturamento, chegando a um total de R$ 305 milhões.
Em apenas quatro anos, cresceu 142% nas vendas e 183% sobre a geração do
ebitda.
“A
estimativa é que a Mundo Verde tenha 500 unidades até 2018. O diferencial
das nossas lojas é a experiência nos pontos de vendas – todas as unidades foram
projetadas para aumentar o bem-estar na hora da compra - a qualidade dos
produtos que comercializamos e o atendimento consultivo. Além das
nutricionistas nas lojas, temos o serviço telefônico Alô Nutricionista, além de
atendermos também pela web”, diz Sergio Bocayuva, diretor executivo da
rede.
Para
aumentar o número de unidades no Brasil e melhorar as vendas, a Mundo Verde
aposta na ampliação de produtos de marca própria e em ações de mídia. Os
primeiros itens da rede chegaram às lojas no final do ano passado e já somam 75
nas prateleiras, entre shakes, barras e granolas – suplementos – como o LA e o
Thermo - e produtos compostos por algas desintoxicantes, como a Spirulina
Pacífica Havaiana e o Detox. A expectativa é chegar aos 600 produtos da marca
“Mundo Verde Seleção” em um prazo de até cinco anos. Com isso, a tendência é
que o número de fornecedores caia ao menos pela metade, mantendo-se a variedade
de produtos com otimização de compras, aumentando a margens de lucro para os
franqueados e diminuindo o valor do produto para o consumidor.
Outra
estratégia é a ampliação no investimento em marketing para divulgar a marca. O
vídeo “Nosso Mundo”, parte da nova campanha, já começou a ser vinculado em 18
canais e irá ao ar até o mês de dezembro. É a maior ação publicitária da Mundo
Verde nos seus 26 anos de história, com investimento de R$ 2,7 milhões.
O
sucesso também se deve ao excelente momento do mercado de alimentação saudável.
Os produtos naturais são cada vez mais consumidos pelos brasileiros. O segmento
cresceu 136% no país, de 2005 a 2010. Até 2014, o setor ainda irá crescer cerca
de 40% no Brasil, segundo dados da consultoria europeia Euromonitor. Para
atender a demanda de crescimento desse mercado, a Mundo Verde tem como
prioridades oferecer um grande leque de produtos exclusivos para os clientes.
Outro pivô das conquistas é a
governança corporativa, implantada na empresa nos últimos quatro anos, após a
venda da rede para fundo de Private Equity Axxon Group e um grupo de
executivos. Alguns exemplos de ações são o fortalecimento da estrutura de
disseminação de conhecimento aos mais de 1.600 profissionais da rede, por meio
da Universidade Mundo Verde, e a aplicação de práticas de remuneração
variável e distribuição de stock-options.
“A consolidação da rede como
maior referência brasileira em alimentação saudável dependia também da
qualidade da mão de obra. Por isso, investimos periodicamente na reciclagem dos
profissionais. A riqueza humana para nós é muito importante. Valorizamos quem
já trabalhava na empresa quando a compramos, ampliando as premissas da
saudabilidade também no trabalho, oferecendo ambiente agradável, remuneração
justa e uma gestão transparente. A preocupação e o respeito com o funcionário é
tão importante para a Mundo Verde quanto a atenção e serviço oferecido ao
cliente”, afirma Sérgio Bocayuva, diretor executivo da empresa.
Neste
ano, a rede já inaugurou 24 lojas e projeta abrir mais 26 até o fim do ano. O
investimento total da empresa para abertura das novas unidades será de R$ 15
milhões.
Sobre
a rede Mundo Verde
A Mundo Verde , maior rede de
lojas especializadas em produtos naturais, orgânicos e para o bem-estar da
América Latina é referência em qualidade de vida e alimentação saudável. Hoje
são, aproximadamente, 270 lojas no Brasil, sendo 244 em operação e as demais
com inauguração prevista até dezembro 2013, distribuídas por 25 estados e
Distrito Federal, além de duas unidades em Portugal. A rede oferece ainda o
serviço gratuito Alô Nutricionista, para esclarecimentos de dúvidas, dicas e
orientações através do telefone 0800-022 25 28. www.mundoverde.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário