Formação de profissionais não atende à demanda das empresas e sobram
vagas
Com a
expansão das vendas pela internet, a procura por profissionais de marketing
digital tem crescido exponencialmente. Para atender à demanda das empresas –
que chegam a ficar meses com vagas em aberto – é preciso buscar conhecimentos
na área que vão além da formação acadêmica. A falta de mão de obra qualificada
tem elevado os salários da carreira, que oferece grandes oportunidades de
crescimento.
A
função de um especialista em marketing digital é, em suma, construir a imagem
de uma marca na internet, aumentando seu tráfego e taxa de conversão. É sua
responsabilidade criar, gerenciar e analisar campanhas e outros conteúdos na
web - incluindo mídias sociais e mobile -, além de fazer a otimização de sites
para mecanismos de busca (SEO).
Para
tanto, é preciso capacitação multidisciplinar. “O analista de marketing digital
deve ser comunicativo e estar antenado com as novidades do mercado. Além disso,
precisa ter uma boa redação e perfil analítico”, resume Luís Testa, diretor de
marketing da Catho, empresa de recrutamento on-line. As formações mais comuns
para a área são ciências da computação, publicidade e comunicação, mas o
profissional deve ter um quê de autodidata e investir em cursos de
especialização e treinamentos.
O
salário de um analista de mídias digitais está na faixa dos R$ 3 mil, segundo a
Pesquisa Salarial e de Benefícios da Catho, mas esse valor pode dobrar a médio
prazo conforme a aptidão e experiências adquiridas. “A remuneração está
atrelada à capacidade de gerar resultados e às atribuições do cargo.
Profissionais da área podem ganhar até R$ 12 mil quando se tornam responsáveis
por grandes projetos digitais dentro de uma empresa”, afirma Diego Ivo, da
Conversion (www.conversion.com.br),
consultoria de SEO. Há ainda a possibilidade de trabalhar como consultor ou
prestador de serviços freelancer.
Jovens da Geração Y têm se destacado na profissão, que exige resultados
rápidos e apresenta ambiente de trabalho informal, valorizando criatividade e
inovação, similar ao que ocorre em grandes empresas de tecnologia, como Google,
Facebook e Apple. “Investir em marketing digital é uma aposta no presente e
mais ainda no futuro, pois a oferta está longe de suprir a demanda na área.
Sempre haverá lugar para profissionais capazes de gerar resultados”, completa
Ivo.
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