PATROCINADOR

01 novembro 2013

Lula será “garoto-propaganda” do fórum mundial

O  ex-presidente  Luiz  Inácio  Lula  da Silva será um dos principais divulgadores  do Terceiro Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, que será realizado em Turim, na Itália, em 2015. O compromisso foi assumido por Lula em conversa informal nesta sexta-feira, dia 1º de novembro, em Foz do  Iguaçu,  pouco  antes  do encerramento da segunda edição do fórum, numa reunião   reservada  com  os  representantes  das  principais  instituições envolvidas na organização do evento.

Lula   disse  que  faz  questão  de  ser  garoto-propaganda  de  “uma iniciativa  tão  importante  como essa”, referindo-se ao conceito do fórum, que tem como premissa o desenvolvimento territorial baseado na organização, cooperação  e  arranjos produtivos locais. Lula foi o convidado de honra da plenária de encerramento da segunda edição do fórum.

 O  ex-presidente  recebeu  diversas autoridades para saber detalhes e resultados  concretos  sobre  o  fórum em Foz do Iguaçu, entre elas os dois diretores  gerais  de  Itaipu, o brasileiro Jorge Samek e o paraguaio James Spalding.  Logo na chegada, Lula foi ovacionado pela população. Centenas de pessoas se aglomeravam nos salões do evento para recebê-lo. O ex-presidente posou  para  de  fotos  e conversou rapidamente com alguns profissionais da imprensa.

 Samek  e  Herlon  Goelzer  de Almeida, um dos organizadores locais do fórum  em  Foz  do Iguaçu, explicaram para o ex-presidente que o fórum é um processo   de   trabalho   que   visa   avançar   o  diálogo  global  sobre desenvolvimento  econômico  local,  com  base da participação e partilha de experiências  e  pontos de vista de uma grande variedade de atores. Segundo Samek,  o fórum contribui para criação de parcerias e articulações para uma maior  incidência  na  agenda  global  e,  em particular, para enfrentar os desafios  pós-2015  da  agenda de desenvolvimento. Lula ficou impressionado  
com os números do fórum e o poder de articulação dos envolvidos para atrair tanta gente.

Organizada   pela   Itaipu   Binacional  em  parceria  com  o  Parque Tecnológico  Itaipu,  Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae),  Programa  das  Nações  Unidas para o Desenvolvimento (ART/PNUD), Fundo  Andaluz  de Municípios para a Solidariedade Internacional (Famsi), a segunda  edição  do  fórum teve o apoio de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) e a Associação Mundial de Regiões (ORU FOGAR).

O  fórum,  realizado  pela  primeira vez no Brasil, recebeu o público recorde  de  4.267  pessoas procedentes de 68 países de todas as regiões do mundo.  Foi  o  maior  evento  internacional  já promovido pela Itaipu.  Na primeira  edição,  em  Sevilha,  na  Espanha,  a  organização  registrou  a 
participação de pouco mais de 1,2 mil pessoas.

Participaram da edição brasileira representantes dos governos locais, regionais    e    nacionais,   organismos   multilaterais,   universidades, instituições  de  cooperação  internacional,  assim  como  múltiplas redes, entidades  sociais,  empresariais  e  especialistas  vinculados a dinâmicas territoriais de desenvolvimento econômico local.

Nenhum comentário: