Por Alexandre Dias*
O
SMS está entre os meios mais utilizados para que as pessoas se comuniquem
atualmente. A pesquisa global da consultoria Informa mostra que 17,6
bilhões de SMS foram enviados diariamente durante 2012, e 19 bilhões de
mensagens foram enviadas por meio de aplicativos.
O
mercado só tende a crescer: Até o final de 2013, a estimativa é que 41 bilhões
de mensagens sejam enviadas diariamente por meio de aplicativos, enquanto as
mensagens de texto pelo celular devem chegar a 19,5 bilhões diários.
As
empresas também podem utilizar as mensagens de texto como aliadas para contatar
clientes e, até mesmo, reduzir custos, já que o custo do SMS pode ser 70% a
menos que uma ligação.
Confira
dicas de como o SMS pode ser útil às empresas:
Lembrete de fatura: Enviar mensagem ao
cliente com lembrete da data do vencimento, além de ser comodidade para ele,
pode aumentar o índice de pagamentos dentro do prazo. As mensagens podem
informar o valor e até mesmo o código digitável do boleto bancário.
Contas em atraso: Bastante parecido
com o ponto acima, o SMS para contas em atraso funciona muito como um lembrete,
e deve ser tratado com bastante paciência, uma vez que pode até mesmo ser um
problema da rede bancária que ainda não repassou o pagamento. Por isso,
mensagens de que o pagamento não foi identificado e um pedido de desculpas caso
já tenha sido efetuado é a melhor opção para esse tipo de contato.
Número de protocolo: Nada pode ser mais
complicado para um cliente do que ter que anotar o imenso número de protocolo.
Enviar um SMS com esse código é o melhor dos cenários para o usuário, que sai
mais contente, e também para o atendente que não precisa ficar repetindo o
número.
Alertas e monitoramento: Muito utilizado nas
áreas de TI, os SMS’s são ótimas opções para alertar os técnicos responsáveis
em eventuais acontecimentos, como servidores desligados, espaço em disco
acabando, servidores que deram boot, além de monitorar e informar também no
caso de estabilização dos sistemas.
Confirmação de eventos: O SMS é perfeito
para realizar confirmações, como, por exemplo, de consultas médicas. É mais
prático e menos incômodo do que realizar a ligação avisando da consulta, ao
receber a mensagem de texto ele responde apenas com a palavra sim.
*Alexandre Dias é CEO da
Talktelecom, uma das mais importantes fornecedoras de soluções ao mercado de
Contact Center.
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