A Fetranspor lança novo canal de comunicação com
usuário
Mais uma vez a tecnologia muda a experiência na
utilização de transporte público e o estado do Rio de Janeiro saiu na frente.
Para saber quando o ônibus vai passar, se vem lotado ou vazio e como está o
trânsito no trajeto, agora bastará enviar um SMS para 28511 e receber as
informações. O serviço já está disponível e pode ser utilizado 24 horas por
dia, todos os dias da semana e de maneira gratuita.
Esta
é mais uma das ações implantadas tendo em vista a realização de grandes eventos
esportivos previstos para os próximos anos e para que os clientes das mais de
200 empresas de ônibus de todo o Rio possam enviar um torpedo também para
registrar reclamações e comentários. Vale destacar que todas as mensagens serão
respondidas em até cinco dias úteis.
A
central de relacionamento com o consumidor da Fetranspor (Federação das
Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro) recebe
mensalmente cerca de 30 mil registros pelos canais tradicionais (telefone,
redes sociais e site). “O SMS é uma ferramenta ágil e acessível e torna a
comunicação com os usuários do sistema de transporte ainda mais direta e
pessoal”, afirma Antônio Carmona, analista responsável pelo projeto na
Federação.
Desde
o início deste mês, usuários cadastrados começaram a receber alertas via SMS
sobre a interrupção momentânea do serviço ou trechos em que os ônibus operam
com velocidade reduzida, assim ficará mais fácil se programar com alguma
antecedência e optar por um plano B para chegar ao destino.
A
utilização do SMS é um avanço na comunicação com o consumidor e só foi possível
graças a integração realizada entre o sistema de gestão de atendimentos da
Fetranspor e a plataforma de SMS da Zenvia, empresa de soluções de
mobilidade, líder no mercado de SMS no Brasil.
“O
SMS é um instrumento fundamental para se obter informações em tempo real sobre
a situação dos transportes, seja do ponto de vista dos passageiros, seja do ponto
de vista da organização, que terá condições de tomar decisões mais rapidamente,
garantindo a qualidade dos serviços com uma eficácia ainda maior", analisa
Rafael Lunes, Diretor de Negócios da Zenvia.
Para
Lunes, este serviço torna-se ainda mais importante em ocasiões em que grandes
eventos alteram a rotina dos espaços urbanos: “o SMS é extremamente útil no dia
a dia, mas principalmente quando algum evento de grande porte, como a Copa e as
Olimpíadas, se aproxima. Sabemos dos problemas de mobilidade urbana que
enfrentaremos em 2014 e o SMS tem muito potencial para se tornar um forte
aliado tanto dos passageiros quanto das empresas de transporte coletivo”,
afirma.
Sobre a Zenvia
É provedora de soluções de
mobilidade e líder em serviços de mobilidade no Brasil. Gera resultados para
mais de 4.500 empresas de pequenos, médios e grandes portes de diversos
segmentos e metade da população brasileira já foram impactadas pelos produtos
da Zenvia. Seis das marcas mais valiosas do Brasil são clientes.
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