A Pearson - líder em educação no mundo –
concordou em adquirir 100% do Grupo Multi, líder em cursos de inglês no Brasil.
A Pearson adquirirá o Grupo Multi da família Martins, sócia majoritária da
empresa com 78%, e da companhia de investimento Kinea por aproximadamente R$1.7
bilhões [£450m] e um débito de R$250 milhões (£65m).
O Grupo Multi é o maior provedor de cursos de
inglês no Brasil, atendendo mais de 800 mil alunos pelas suas 2.600 escolas
franquiadas, com diversas marcas, entre elas Wizard, Yázigi e Skill. A
aquisição amplia a presença da Pearson na entrega direta para o aprendizado de
inglês e para os Sistemas de Ensino. A Pearson tem aproximadamente 600 mil
alunos de inglês estudando em mais de 250 unidades próprias e 350 franquias
pelo mundo. Além disso, a Pearson já chega a 500 mil alunos nos segmentos de
Educação Infantil e Básica, por meio dos Sistemas de Ensino no Brasil.
A aquisição está alinhada à estratégia da
Pearson de focar seus investimentos em mercados emergentes, digital e serviços;
que poderão trazer melhor e mensurável impacto nos resultados de aprendizagem.
A revisão de eficácia da Pearson, como parte
do processo de due deligence da
aquisição, baseado nos dados e evidências do Grupo e sua capacidade de entregar
melhores resultados de aprendizado, demonstrou que as escolas parceiras já
ajudaram milhões de alunos a conquistar melhores habilidades de se comunicar em
inglês. A Pearson acredita que integrar o conteúdo, avaliações, escolas de
inglês e serviços digitais aos cursos do Grupo Multi permitirá a empresa a
atuar com produtos e serviços ainda mais competitivos e completos para uma gama
maior de estudantes.
O Brasil é um dos maiores mercados em
aprendizado de inglês, estimado em R$7.3 bilhões (£2bn) com um total de 2.8
milhões de alunos - de todas as idades - matriculados em cursos. É esperado um
crescimento ainda mais acentuado com a classe média em expansão e maior
cobertura do mercado de escolas franquiadas.
O crescimento está baseado no índice de
fluência de inglês no Brasil, considerado baixo se comparado aos parâmetros
internacionais. Além do baixo número de pessoas que falam inglês em segmentos
importantes como turismo, transporte e hotelaria – ponto considerado um
dos maiores desafios para os grandes eventos globais que serão hospedados no
País, incluindo a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
A aquisição apoiará também o crescimento mais
rápido do Wall Street English no Brasil, que poderá se beneficiar dos produtos
e serviços do Grupo Multi, por meio dos cursos corporativos, e criará uma
economia de escala para a região. Com o tempo, a Pearson espera que alguns dos
modelos de negócios do Grupo Multi focados na classe média emergente possam ser
aplicados em outros mercados.
John Fallon, CEO da
Pearson, afirmou:
"O
apetite de aprender inglês do brasileiro, uma língua global no mercado, mostra
o quanto o Brasil tem crescido rápido e se tornado um grande player no comércio, turismo e hospedando
outras indústrias.”
“Nos últimos 25 anos, o Gurpo Multi se tornou
a empresa mais respeitada de cursos de inglês no Brasil, oferecendo um
aprendizado de alta qualidade e acessível; impactando positivamente a vida dos alunos.
Pretendemos sustentar o crescimento do negócio, ajudando muitos outros jovens
brasileiros a aprender a falar inglês para serem bem sucedidos em suas
carreiras.”
A
transação está sujeita a uma revisão regulatória que a Pearson espera que se
complete no primeiro semestre de 2014. Em 2012, o Grupo Multi registrou um
lucro operacional de R$130 milhões (£42m) e em 31 de dezembro de 2012 tinha
ativos com valor bruto de R$667 milhões (£200m).
Durante 2014, o Grupo
Multi passará a fazer parte da nossa linha de negócios Profissional e do
segmento geográfico Mercados em Crescimento. Em 2015, a Pearson espera um ano
de contribuição completa do Grupo Multi para aumentar o resultado por ação e
gerar um retorno de investimento um pouco acima do custo de capital médio
ponderado da Pearson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário