PATROCINADOR

14 janeiro 2014

Fórum da ABIMAQ discute relação entre PNRS e setor de máquinas e equipamentos

Valorizando a interação e o debate com os associados, o Conselho de Responsabilidade Ambiental da ABIMAQ promoveu, o fórum “Diálogo sobre a PNRS e o Setor de Máquinas e Equipamentos”, na sede da entidade. 

Especialistas apresentaram o resultado do Memorando Orientativo, redigido para esclarecer as implicações da PNRS no segmento compreendido pela associação e também cases de sucesso relacionados à organização não-governamental GRI (Global Reporting Initiative), que promove a elaboração de relatórios de sustentabilidade que podem ser adotados por todas as organizações.

Memorando Orientativo

Fabrício Soler, sócio da Felsberg e Associados e consultor do Banco Mundial, apresentou o resultado do Memorando Orientativo para debater possíveis alterações ou a inclusão de novas informações. “O intuito deste debate é construirmos este documento juntos”, destacou.

Foram discutidos tópicos como: a necessidade de elaboração de planos de gerenciamento de resíduos, responsabilidade civil, administrativa e criminal, responsabilidade técnica e a possibilidade de desenvolvimento de plano de gerenciamento coletivo e o que permite a redução de custos.

Alessandra Bernuzzi, diretora de Responsabilidade Social da ABIMAQ, destacou a importância do compartilhamento de informações “Este formato de diálogo representa um marco. A nossa visão é de que o diálogo é extremamente  benéfico e democrático’’, afirmou.

GRI - Global Reporting Initiative

Em seguida, foram apresentados cases envolvendo a elaboração de Relatórios de Sustentabilidade da GRI (Global Reporting Initiative). Glaucia Terreo, diretora da GRI Brasil, explicou que a plataforma é utilizada para comunicar os impactos de sustentabilidade positivos e negativos de uma empresa e obter informações que podem influenciar na política, estratégia e operações da organização. ‘’O relatório ajuda a sistematizar informações e achar soluções”, afirmou Glaucia.


Carolina Rolin, chefe da área de Qualidade e Meio Ambiente da WEG, e Luiz Pires, consultor da AES Eletropaulo, relataram suas experiências positivas com a elaboração dos relatórios de sustentabilidade da GRI, aconselhando os presentes que ainda não realizam este processo a darem o primeiro passo.

Nenhum comentário: