Vendas nos supermercados crescem 4,43% em 2013
As vendas nos supermercados em dezembro crescem 9,5% em relação
a dezembro do ano anterior
O Faturamento Real dos
Supermercados no Estado de São Paulo (deflacionado pelo IPS/FIPE) no
conceito de mesmas lojas – que consideram os estabelecimentos em
operação no tempo mínimo de 12 meses – registrou elevação de 4,43% em 2013, em
relação a 2012. Em dezembro houve alta de 9,5% em relação a dezembro do ano
anterior, e em comparação com novembro a elevação foi de 18,66%.
No conceito mesmas lojas, o crescimento nas vendas só não foi
maior diante da inflação que reduziu ao longo do ano o poder de compra da
população, que consequentemente, reduziu o volume de compras em diversas
categorias. A inflação mais moderado ao longo do segundo semestre auxiliou um
desempenho mais favorável na segunda metade de 2013, salvando de certa forma, o
setor supermercadista de um resultado negativo.
Já no conceito de todas as lojas – que consideram todas
as lojas criadas no período pesquisado – houve elevação em 2013 de 6,02%. O
setor supermercadista continua crescendo de maneira consistente ao longo dos
últimos anos diante de um cenário macroeconômico que favorece o aumento do
consumo de parcela de população que não tinha até então acesso a diversos bens
de consumo. No entanto, é constatada uma desaceleração do comércio varejista, e
não é diferente no setor supermercadista. Em dezembro houve alta de 10,89% em
relação a dezembro de 2012. E alta de 19,34% em relação a novembro de 2013.
O Faturamento Nominal dos Supermercados no Estado de São
Paulo em 2013 apontou aumento de 10,14% em relação a 2012 no conceito de mesmas
lojas. Em dezembro a alta foi de 12,03% em relação a dezembro de 2012 e
houve alta de 19,79% em relação a novembro. No conceito de todas lojas
houve elevação de 11,41% em 2013 em relação a 2012. Em dezembro a alta foi de
12,25% em relação a dezembro de 2012 e houve alta de 20,04% em relação a
novembro.
O setor supermercadista apresentou um desempenho favorável ao
longo de 2013, porém a um ritmo mais moderado quando comparado com os anos
imediatamente anteriores. Quando comparado com outras atividades econômicas e
até mesmo quando comparado ao PIB Brasileiro o setor apresenta crescimento
expressivo, reflexo do aumento do consumo da população ao longo dos últimos
anos.
Nota Metodológica: O Índice de Vendas dos Supermercados tem como objetivo
acompanhar e analisar o desempenho das vendas do setor supermercadista no
estado de São Paulo através da evolução do faturamento dos Hipermercados e dos
Supermercados. A pesquisa é composta por hipermercados e supermercados do
estado de São Paulo, os quais possuem uma representatividade de 85% do setor
supermercadista. Os indicadores são divulgados tanto em caráter de mesmas lojas
(que consideram apenas lojas abertas há pelo menos um ano) e de todas lojas
(que consideram todas as lojas criadas no período pesquisado). As análises dos
resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação a
reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o
mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades e inserção
no mercado.
Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados
representa o setor supermercadista no estado de São Paulo e busca integrar toda
a cadeia de abastecimento. A entidade conta com 1,2 mil associados, que somam
2,7 mil lojas.
Informações
sobre o trabalho da APAS: www.portalapas.org.br
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