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30 janeiro 2014

Você sabe lidar com suas emoções?

Usar a inteligência emocional é ter habilidade para administrar os sentimentos e evitar conflitos

Você controla suas emoções? O autocontrole pode fazer a diferença no ambiente corporativo. “Só terá sucesso quem conseguir comunicar competência, profissionalismo, seriedade e honestidade no trabalho através de emoções bem controladas e sentimentos verdadeiros”, diz, enfático o pedagogo especialista em Gestão do Conhecimento nas Organizações, escritor e professor Marcus Garcia. Para ele, é preciso que o profissional desenvolva a capacidade de controlar suas emoções, ou suas ações não serão ponderadas pela razão. “Quando o profissional tem uma inteligência emocional desenvolvida, isso lhe permite ser transparente em seus sentimentos, porém, de forma equilibrada, como é adequado ao ambiente corporativo”, afirma.

A inteligência emocional, segundo o professor, pode ser adquirida ou nata e quem a usa transmite autoconfiança, empatia e autocontrole – principais atributos para ser um líder, pois sabe gerir os relacionamentos no trabalho. “Somados a um bom conhecimento organizacional pode apoiar o desenvolvimento de pessoas, despertando a iniciativa e o otimismo”, completa. Mas, quando uma pessoa não desenvolve a inteligência emocional, acaba agindo sem avaliar as consequências dos seus atos. “Os efeitos, tanto para si como para o outro, podem ser desastrosos, provocar conflitos, discussões, aumentar o descontrole emocional, causar depressão e até levar ao assédio moral”, alerta.

Para o professor Marcus Garcia, a honestidade e o equilíbrio emocional são fundamentais, principalmente para os gestores. “Quem ocupa um cargo de liderança precisa saber controlar suas emoções estimulando a confiança mútua, o respeito e a cumplicidade. Aquele que humilha, reprime e assedia moralmente não está sendo capaz de encontrar uma linha de diálogo eficaz com sua equipe”, observa. “Ao não dosar adequadamente a intensidade da argumentação para defender suas ideias e demonstrar sua posição ao tentar persuadir o outro, poderá cometer uma ofensa moral e causar um sério problema de relacionamento”, frisa.

Segundo o professor, para evitar os efeitos negativos do descontrole das emoções, a pessoa precisa respeitar o próprio ritmo, delegar atividades e ter pensamentos positivos. “Quem usa sua inteligência emocional está à frente para alcançar bons resultados e liderar equipes”, ressalta.

As emoções para os homens e para as mulheres
         É comum dizer que as mulheres costumam agir mais com a emoção que os homens. Porém, de acordo com Marcus Garcia, a busca do equilíbrio para cada gênero apresenta seus desafios quando a emoção quer assumir o controle. “As mulheres enfrentam variação hormonal periódica que pode influenciar seu comportamento e causar sintomas fisiológicos desagradáveis, no período menstrual e depois na menopausa. Já para os homens, quando o nível da testosterona, que estimula também a sua competitividade, está alterado pode causar oscilações de humor e comprometer o seu foco”, explica o professor. “Cada um, homens ou mulheres, precisa lidar com suas emoções. Praticar exercícios físicos, meditação, fazer terapia ocupacional, entre outros, pois ajudam a alcançar este equilíbrio”, sugere.

Teste: Você sabe controlar suas emoções no trabalho?
Responda as questões a seguir e conte as respostas Sim, Não e Geralmente. Se quatro ou mais das suas respostas forem Sim ou Geralmente, você tem tendência a se descontrolar facilmente, porém se quatro ou mais das suas respostas forem Não, então sua tendência é manter-se emocionalmente em equilíbrio.

1)    Quando você precisa explicar algo sobre seu trabalho para alguém e depois precisa repetir isso por outras pessoas, você encurta a explicação?
2)    Em uma reunião de trabalho você interrompe as explicações dos colegas quando para você aquilo não é uma novidade?
3)    Se você observa no gestor um comportamento desalinhado com a política da empresa você comenta com seus colegas?
4)    Durante o almoço com colegas de trabalho se um colega puxa assunto de trabalho você se irrita e pede para falar disso depois no escritório?
5)    Quando você recebe um feedback negativo de um colega sobre seu trabalho, você assume uma posição defensiva?
6)    Quando sua chefia lhe faz um elogio sobre seu trabalho, você comenta isso com todos os colegas que puder?
7)    Durante uma reunião se sua opinião não é considerada você se manifesta contrariamente?

Professor Marcus Garcia
Integrante do Grupo de Estudos em Inovação Tecnológica (UFPR), é pedagogo, especialista em Gestão do Conhecimento e mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação, o professor Marcus Garcia leciona há 30 anos. Autor de 17 livros nas áreas técnica, motivacional e educacional, entre eles as séries “Educação Profissional” e “A Escola no Século XXI”, é palestrante em desenvolvimento humano e educação.


Para mais informações sobre o palestrante, é só acessar o site: www.marcusgarcia.pro.br

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