Usar a
inteligência emocional é ter habilidade para administrar os sentimentos e
evitar conflitos
Você controla
suas emoções? O autocontrole pode fazer a diferença no ambiente corporativo.
“Só terá sucesso quem conseguir comunicar competência, profissionalismo,
seriedade e honestidade no trabalho através de emoções bem controladas e
sentimentos verdadeiros”, diz, enfático o pedagogo especialista em Gestão do
Conhecimento nas Organizações, escritor e professor Marcus Garcia. Para ele, é
preciso que o profissional desenvolva a capacidade de controlar suas emoções,
ou suas ações não serão ponderadas pela razão. “Quando o profissional tem uma
inteligência emocional desenvolvida, isso lhe permite ser transparente em seus
sentimentos, porém, de forma equilibrada, como é adequado ao ambiente
corporativo”, afirma.
A inteligência
emocional, segundo o professor, pode ser adquirida ou nata e quem a usa
transmite autoconfiança, empatia e autocontrole – principais atributos para ser
um líder, pois sabe gerir os relacionamentos no trabalho. “Somados a um bom
conhecimento organizacional pode apoiar o desenvolvimento de pessoas,
despertando a iniciativa e o otimismo”, completa. Mas, quando uma pessoa não
desenvolve a inteligência emocional, acaba agindo sem avaliar as consequências
dos seus atos. “Os efeitos, tanto para si como para o outro, podem ser
desastrosos, provocar conflitos, discussões, aumentar o descontrole emocional,
causar depressão e até levar ao assédio moral”, alerta.
Para o
professor Marcus Garcia, a honestidade e o equilíbrio emocional são
fundamentais, principalmente para os gestores. “Quem ocupa um cargo de liderança
precisa saber controlar suas emoções estimulando a confiança mútua, o respeito
e a cumplicidade. Aquele que humilha, reprime e assedia moralmente não está
sendo capaz de encontrar uma linha de diálogo eficaz com sua equipe”, observa.
“Ao não dosar adequadamente a intensidade da argumentação para defender suas
ideias e demonstrar sua posição ao tentar persuadir o outro, poderá cometer uma
ofensa moral e causar um sério problema de relacionamento”, frisa.
Segundo o
professor, para evitar os efeitos negativos do descontrole das emoções, a
pessoa precisa respeitar o próprio ritmo, delegar atividades e ter pensamentos
positivos. “Quem usa sua inteligência emocional está à frente para alcançar
bons resultados e liderar equipes”, ressalta.
As emoções
para os homens e para as mulheres
É comum dizer que as mulheres costumam agir mais com a emoção que os homens.
Porém, de acordo com Marcus Garcia, a busca do equilíbrio para cada gênero
apresenta seus desafios quando a emoção quer assumir o controle. “As mulheres
enfrentam variação hormonal periódica que pode influenciar seu comportamento e
causar sintomas fisiológicos desagradáveis, no período menstrual e depois na
menopausa. Já para os homens, quando o nível da testosterona, que estimula
também a sua competitividade, está alterado pode causar oscilações de humor e
comprometer o seu foco”, explica o professor. “Cada um, homens ou mulheres,
precisa lidar com suas emoções. Praticar exercícios físicos, meditação, fazer
terapia ocupacional, entre outros, pois ajudam a alcançar este equilíbrio”,
sugere.
Teste: Você sabe controlar suas
emoções no trabalho?
Responda as questões a seguir e conte
as respostas Sim, Não e Geralmente. Se quatro ou mais das suas respostas forem Sim
ou Geralmente, você tem tendência a se descontrolar facilmente, porém se
quatro ou mais das suas respostas forem Não, então sua tendência é
manter-se emocionalmente em equilíbrio.
1)
Quando
você precisa explicar algo sobre seu trabalho para alguém e depois precisa
repetir isso por outras pessoas, você encurta a explicação?
2)
Em
uma reunião de trabalho você interrompe as explicações dos colegas quando para
você aquilo não é uma novidade?
3)
Se
você observa no gestor um comportamento desalinhado com a política da empresa
você comenta com seus colegas?
4)
Durante
o almoço com colegas de trabalho se um colega puxa assunto de trabalho você se
irrita e pede para falar disso depois no escritório?
5)
Quando
você recebe um feedback negativo de um colega sobre seu trabalho, você assume
uma posição defensiva?
6)
Quando
sua chefia lhe faz um elogio sobre seu trabalho, você comenta isso com todos os
colegas que puder?
7)
Durante
uma reunião se sua opinião não é considerada você se manifesta contrariamente?
Professor Marcus Garcia
Integrante do Grupo de Estudos
em Inovação Tecnológica (UFPR), é pedagogo, especialista em Gestão do
Conhecimento e mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação, o
professor Marcus Garcia leciona há 30 anos. Autor de 17 livros nas áreas
técnica, motivacional e educacional, entre eles as séries “Educação
Profissional” e “A Escola no Século XXI”, é palestrante em desenvolvimento
humano e educação.
Para mais informações sobre o
palestrante, é só acessar o site: www.marcusgarcia.pro.br
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