A Porsche alcança valores
recordistas nas entregas, faturamento e lucro
Porsche AG deu continuidade ao seu sucesso
no ano fiscal de 2013 e alcançou valores recordistas nas entregas, faturamento
e lucro. Com 162.145 veículos entregues, houve um aumento de 15 por cento nas
entregas em comparação com o valor do ano passado. O faturamento teve um
aumento de 3 por cento, chegando a 14,3 bilhões de euros. O lucro operacional
teve um aumento de 6 por cento, na ordem de 2,58 bilhões de euros. O número de
funcionários também teve um aumento de 11 por cento, contando com 19.456
funcionários no final do ano, o nível mais alto da história da empresa.
Durante a conferência anual para imprensa da Porsche AG na sexta-feira, o
Presidente Executivo Matthias Müller enfatizou que o fabricante de carros
esportivos “não apenas continuou a crescer lucrativamente, mas também
desempenhou integralmente seu papel de líder tecnológico ao desenvolver novas
tecnologias e ao lançar produtos fascinantes”. Durante o ano fiscal de 2013, a
Porsche se tornou a primeira empresa a apresentar um veículo híbrido de tomada
na categoria de luxo, o Panamera S E-Hybrid, bem como o primeiro supercarro
esportivo com motor híbrido de tomada de alto desempenho, o 918 Spyder. Além
disso, a Porsche revelou o primeiro carro esportivo na categoria de SUV
compacto, o Macan. Müller destacou que “com estes veículos, construímos a
fundação para continuarmos a ser bem sucedidos no futuro” e acrescentou que
“eles também foram um dos fatores que fizeram com que 2013 fosse o ano mais bem
sucedido da história da empresa”.
Durante a conferência em Stuttgart, Lutz Meschke, Diretor Executivo do setor de
finanças e informática da Porsche AG, enfatizou que a “estrutura saudável de
custos do fabricante de carros esportivos e seu poder de faturamento de longo
prazo estiveram refletidos em um retorno operacional sobre as vendas na ordem
de 18 por cento”. Ademais, o Diretor Financeiro destacou que a liquidez
corrente da divisão automotiva, ou seja, sua liquidez bruta menos as obrigações
financeiras e excluindo o setor de serviços financeiros, teve uma melhora
significativa, passando de 1,87 bilhões de euros negativos em 31 de dezembro de
2012 para 899 milhões de euros negativos em 31 de dezembro de 2013. Meschke continuou:
“Isto faz aproxima ainda mais de alcançarmos nosso objetivo de médio prazo de
pagarmos todas nossas dívidas enquanto financiamos o crescimento com nosso
próprio fluxo de caixa originado das atividades operacionais”.
Durante a conferência para imprensa, Matthias Müller e Lutz Meschke expressaram
sua convicção de que a Porsche AG continuará a crescer durante o atual ano
fiscal de 2014. Já nos dois primeiros meses do ano, houve um aumento de 3 por
cento nas entregas ao redor do mundo, com 23.286 veículos entregues. De acordo
com Müller, o Presidente Executivo, “esta tendência positiva será intensificada
no decorrer de 2014 e o lançamento no mercado do Macan em abril aumentará ainda
mais as vendas da empresa”. Meschke, o Diretor Financeiro, acrescentou que o
lançamento do Macan deu origem a um aumento nos custos com pessoal e ônus de
depreciação, e que a Porsche também precisará fazer desembolsos significativos
antecipados em conceitos de direção atuais para poder cumprir com futuras
exigências de emissões mais rígidas por todo o mundo. Meschke afirmou que,
apesar disto, “estamos equipados de maneira ideal para enfrentar o ano fiscal
atual. Presumindo que, apesar de problemas estruturais não resolvidos, as
vendas na Europa continuem a se estabilizar, nossa meta para 2014 é alcançarmos
novamente um lucro operacional que esteja no mínimo no mesmo nível do ano
passado”.
Linha 911 da Porsche: consumo de combustível combinado: 8,1 a 12,2 km/l;
emissões de CO2: 289 a 194 g/km; classe de eficiência: G-F
Linha Boxster/Cayman da Porsche: consumo de combustível combinado: 11,4 a 13
km/l; CO2: 206 a 180 g/km; classe de eficiência: G-F
Linha Cayenne da Porsche: consumo de combustível combinado: 8,7 a 13,9 km/l;
emissões de CO2: 270 a 189 g/km; classe de eficiência: G-B
Linha Panamera da Porsche: consumo de combustível combinado: 9,4 a 15,6 km/l;
emissões de CO2: 249 a 169 g/km; classe de eficiência: F-D
Porsche Panamera S E-Hybrid: consumo de combustível combinado: 32,3 km/l;
consumo de energia combinado: 16,2 kWh/100 km; emissões de CO2: 71 g/km; classe
de eficiência: A+
Linha Macan* da Porsche: consumo de combustível combinado: 8,5 a 14,9 km/l;
emissões de CO2: 216 a 159 g/km; classe de eficiência: E-B
* A versatilidade depende do conjunto de pneus usado.
Porsche 918 Spyder: consumo de combustível combinado: 32,3 a 33,3 km/l; consumo
de energia combinado: 12,7 kWh/100 km; emissões de CO2: 72 a 70 g/km; classe de
eficiência: A+
Nenhum comentário:
Postar um comentário