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27 março 2014

Feipesca 2014 recebe 34 mil pessoas e tem recorde de público

Evento ainda comemora a estreia das duas grandes lojas que fizeram a alegria dos visitantes à procura de novidades e bons preços
A Feipesca 2014, maior feira internacional de pesca esportiva da América Latina movimentou R$ 23,5 milhões em negócios no Expo Center Norte, de 20 a 23 de março, com um recorde de público de 34 mil pessoas. Além disso, os expositores estimam novos volumes de negócios pós-feira. Um dos destaques do evento foi a Vitrine da Pesca que fez sua estreia nesta edição do evento e demonstrou as principais novidades que chegarão às lojas ao longo do ano – como varas, carretilhas, linhas, iscas artificiais e muito mais – estavam reunidas neste espaço totalmente dedicado. Para os visitantes, o evento trouxe duas grandes lojas onde o público pôde comprar todos os lançamentos da feira.

Para facilitar o contato e a negociação entre os atacadistas e lojistas, o evento promoveu rodadas de negócios em um ambiente exclusivo para o acesso direto aos maiores importadores, fabricantes e distribuidores de equipamentos e serviços.

O evento ainda fez a alegria dos visitantes com um aquário gigante, com 12 metros de comprimento com mais de 10 espécies de peixes. Nele foram apresentadas demonstrações de pesca e arremesso por pescadores profissionais.  A pista de arremesso aberta para participação do público, adultos e crianças, que experimentaram o arremesso com varas e iscas com auxílio de instrutores profissionais. Além disso, os visitantes também acompanharam oficinas e palestras gratuitas, uma exposição fotográfica de pesca e turismo. Outra sensação do evento foi o Espaço Kids para crianças de até 12 anos que foram monitoradas e incentivadas a participar de diversas atividades, especialmente elaboradas para informar e conscientizá-las de forma lúdica, didática e divertida.

“O evento se consolidou tanto em público como pela presença de todo o mercado. Para o ano que vem já estamos trabalhando para aumentar o evento em número de expositores e atrações”, declara Mateus Zillig, organizador do evento.

Novidades
Pesca e bons motores caminham juntos, a Yamaha trouxe para a feira a linha de motores VMax indicados para barcos do tipo bass boat, muito conhecido entre os pescadores que gostam de pescar em águas abrigadas. A empresa que está no mercado atendendo com produção nacional há de 20 anos também demonstrou o seu tradicional e mais vendido modelo quando o assunto é motor de popa. A menina dos olhos, o 15 hp, sozinho já vendeu mais de 100 mil unidades ao longo desses anos, segundo Tânia Abe, responsável pela área de marketing da Yamaha Náutica, no Brasil. Vale lembrar que além do 15 hp também são de produção nacional com funcionamento ecológico os motores popa de 25, 40, 60 e 90 hp.

Usando o casco do maior e mais antigo estaleiro brasileiro, a Levefort, esse barco de alumínio da LeveSport de 5,5 m por 2 m de boca é rápido e tem alta velocidade. Projetado para chegar rápido ao pesqueiro, levando com folga três pescadores ou até cinco, dependendo do tipo de pescaria, pode ter o convés revestido com teca artificial. O preço do casco é R$ 36 mil, podendo chegar na versão top, equipado com motor de popa de alta performance Yamaha V Max de 150 hp, teca artificial e carreta rodoviária a R$ 100 mil.

A Humminbird apresentou um sonar para quem não quer perder nenhum peixe. Com tela colorida de 3,5 polegadas este eletrônico 2 em 1 tem duas frequências de operação, 200 kHz e 455 kHz, o que possibilita operar em águas rasas e profundas. Tem ainda alarme de profundidade, zoom e medidor de temperatura da água. Seu GPS não tem mapa, mas além de indicar a velocidade grava waypoints e o traçado do barco, o que permite traçar rotas. Custa cerca de R$ 1.600.

O ponto forte do estaleiro de barcos de alumínio Maresias Náutica é a personalização, inclusive nas cores. Fabricante de barcos de alumínio rebitados de 3 a 8 metros, este estaleiro paulista faz barcos sob medida, tanto na pintura, com cores tradicionais ou brilhantes, como no arranjo interno. Este barco de 6,7 metros de comprimento, em verde limão, é um bom exemplo da linha, já que seu arranjo foi encomendado sob medida, priorizando o espaço para circulação e a quantidade de viveiros. Custa R$ 21 990 somente o casco, leva até 6 pessoas e usa motor de popa com potência máxima de até 115 hp. 

Comodidade e mobilidade são os pontos fortes da série de motores elétricos sem fio da MotorGuide para uma pescaria hightech . Desenhados para operar com um comando de pé sem fio, esta nova série de motores auxiliares elétricos dá mais liberdade ao piloto, já que o comando poder ser posicionado em qualquer posição do barco. Disponíveis em modelos de 45 a 105 libras de empuxo custam cerca de 30% a mais que os motores elétricos convencionais equipados com comandos remotos com fio. Opcionalmente, podem vir ainda com controle remoto sem fio, do tipo chaveiro.

O novo caiaque de pesca da Brudden, líder nacional na fabricação de caiaques de polietileno, segue o padrão americano para este tipo de barco. Isto significa que o Safari Fishing é largo, 0,90 me de boca e bem estável.  Com 3,60m de comprimento, leva uma pessoa, totalizando 240 kg de carga no total. Tem lugar para iscas, varas, caixa de pesca e caixa para peixes, além de dois compartimentos fechados. Começa a ser vendido em 15 de abril, ao preço estimado de R$ 2.800. 

Outra novidade na Feipesca é o Bass 17. Fabricado no Paraná pela Quest, está lancha de proa aberta de pesca com 5,25 m de comprimento por 1,85 m de boca foi desenvolvida baseada no Bass 15, de 4,5 m. Com capacidade para até 5 pescadores e um cockpit maior que do seu irmão menor, a Bass 17, que usa motores de popa de 60 a 115 hp, é indicada para pescarias em águas parcialmente abrigadas.  Com preço promocional na Feipesca de R$ 22 mil, somente casco, será comercializado por R$ 24,5 mil após o evento. 

A característica principal do Grand Quest 195 apresentado pela Metalglass é o sistema Double Fishing, arranjo que proporciona dois tipos de pescaria. Para fisgar peixes com iscas artificiais basta posicionar a plataforma interna de popa na posição superior. Já para pescarias com iscas naturais, com o barco ancorado, a plataforma é colocada na posição inferior, formando assim um bom espaço no cockpit para este tipo de pescaria. Outro destaque do modelo projetado para um motor de popa de 115 a 150 hp é a grande plataforma de popa, ideal para pescarias de arremessos com iscas artificiais.

A MTK guardou alguns lançamentos especialmente para a feira. Entre os destaques: um produto para proteger o pescoço e o rosto, o Pipe que tem elasticidade nos 4 lados, proteção solar e corta-vento; o Manguito para proteger os braços durante a pesca também com proteção solar FPS 50+, UVB e UVA; e a inovadora camisa Evolution com proteção solar e capuz embutido na gola.

Turismo

As agências e secretarias de turismo apresentaram as principais novidades para quem é fã da prática por esporte ou lazer, entre elas entre elas a opção do aluguel de barcos para pescar em família ou com amigos. Foram mais de 100 roteiros expostos no evento. Além dos governos com várias opções, teve os lodges (hotéis de pesca internacionais) e pousadas com estandes próprios. São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, Goiás (com apoio do Sebrae) e Presidente Epitácio-SP foram algumas das regiões presentes no evento. Exclusivas pousadas e barco-hotéis de regiões da Amazônia, de Rondônia, Minas Gerais, São Paulo e Bahia. E roteiros de pesque-pague de várias regiões do Brasil. Outros países também apresentaram destinos para pesca, entre eles: Argentina, Chile, Alaska, e Canadá.

A Feipesca tem patrocínio do SEBRAE

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