Rótulos
importados e artesanais impulsionam presença da mulher no mercado
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, no próximo
sábado, 8 de março, a beer
sommelier Vivian Balsinelli do Beer Rock Club traça um panorama
sobre a relação da mulher com a cerveja destacando preferências e estatísticas
de consumo.
Segundo a
Mestre em Estilo de Cervejas pelo Instituto da Cerveja Brasil, a relação da
cerveja com a mulher está mudando. “As cervejarias e agências de publicidade
começaram a vê-las mais como consumidoras, como realmente são, do que como
objeto de conquista para o homem que consome determinada marca.
Até porque
quem está mais presente nos pontos de venda é a mulher, que consequentemente,
faz a escolha da cerveja”, explica Vivian.
Para ela, a
proliferação dos rótulos importados e artesanais é um dos fatores que
impulsiona a introdução da mulher no mercado cervejeiro, já que elas conseguem
captar detalhes que, geralmente, os homens não percebem quando ainda não estão
habituados ao mundo das cervejas especiais.
“Segundo a
ABS (Associação Brasileira de Sommelier), houve um aumento de 24% no número de
alunas, só no último ano. De acordo com o IBGE, os homens ainda bebem cerveja
cinco vezes mais do que as mulheres e, apesar de não existir uma cerveja
específica para homem e outra para mulher, há um comportamento diferente em
relação ao consumo”, comenta a beer
sommelier.
Como as
mulheres têm um comportamento menos “agressivo” no consumo da cerveja, elas
preferem beber menos e melhor, buscando mais qualidade do que quantidade.
Quando a
mulher começa a beber cervejas especiais, geralmente prefere as mais frutadas,
adocicadas e cítricas, como as Fruit Lambic, Weiss e Witbier. Conforme vai
treinando seu paladar, experimenta as mais fortes e com amargor acentuado, como
uma Stout, até chegar a uma IPA (India Pale Ale), que possui um amargor muito
intenso proveniente do lúpulo.
Sobre
o Beer Rock Club
Criado por
Roberto Maia, Carlos Alves Jr. e Vivian Balsinelli, é uma confraria itinerante
de cervejas especiais que reúne cerca de 30 pessoas para degustação de até 5
rótulos especiais. A cada mês, a edição pode ser realizada em um local
diferente e o formato inclui explicações sobre a história da cerveja e os
rótulos em degustação com intervenções sobre a música que permeia a análise
sensorial da bebida.
Serviço:
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