Em parceria com a empresa alemã GOM, Robtec apresentou as novas tendências na tecnologia de medição, cada vez mais presente na indústria de peças plásticas e fundidas
Líder em serviços de impressão 3D e prototipagem rápida na América Latina, a Robtec realizou, na última sexta-feira (04), o primeiro workshop brasileiro sobre digitalização óptica, em uma parceria com a GOM, empresa alemã responsável pela produção dos melhores equipamentos nesse segmento. O evento ocorreu no Hotel Holiday Inn Anhembi, em São Paulo.
No encontro, cerca de 40 profissionais do setor, entre engenheiros, projetistas, ferramentistas e fabricantes de molde, assistiram a palestras e demonstrações de especialistas da Robtec e da GOM e puderam conhecer de perto o case de sucesso da Volkswagen, multinacional que utiliza a digitalização óptica no controle de qualidade de toda sua produção de veículos.
O porta-voz da montadora foi João Batista dos Santos Junior, gestor de montagem final na fábrica piloto, da unidade Anchieta da Volkswagen. “Com a tecnologia de medição óptica, temos ferramentas que nos permitem a análise de deméritos em peças plásticas e metálicas. Isso torna possível eliminar falhas imperceptíveis para o consumidor final, como pequenas folgas, mas que são analisadas cuidadosamente pelo rigoroso setor de qualidade da Volkswagen”, conta.
Mentor do workshop, o especialista em medição óptica Dr. Vicente Massaroti, gerente de engenharia da Robtec, explicou toda a tecnologia e o passo a passo para utilização dos equipamentos ATOS Core, o digitalizador óptico mais preciso do mercado e utilizado por algumas das principais companhias da indústria de peças plásticas e fundidas. “Nosso objetivo nesse seminário é fazer o mercado entender que essa tecnologia está disponível para empresas de todos os tamanhos, não somente para grandes montadoras como a Volkswagen. A utilização de moldes e protótipos na produção é uma verdadeira revolução industrial, que faz as empresas economizarem muito tempo e dinheiro para oferecer aos consumidores soluções de alta qualidade”, comenta ele.
Último especialista a falar aos participantes, o executivo alemão da GOM, Stefan Hoheisel, apresentou o case da empresa alemã Oechsler, líder em tecnologia na indústria de plásticos em muitos países, que reduziu em 50% o tempo utilizado no processo de correção dos produtos graças à utilização da medição óptica. “Sempre existiu desconfiança, mas nós estamos provando a cada dia que essa tecnologia é extremamente eficaz, e traz um benefício tremendo quando o assunto são tempo e dinheiro”, finaliza Hoheisel.
Para mais informações, acesse www.robtec.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário