Ticket
médio de compra varia entre R$ 70,00 e R$ 100,00
Uma pesquisa
realizada pela FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado
de São Paulo) aponta que os lojistas estão com expectativas estáveis para as
vendas no período da Páscoa. Em comparação com o mesmo período do ano passado,
2014 pode ter crescimento médio de 4% a 5% em todo o estado. O ticket de compra
deve variar entre R$ 70,00 e R$ 100,00.
Em todo
estado de São Paulo, o consumo deve se concentrar entre o fim de fevereiro e a
segunda quinzena de abril. Mesmo com a alta do dólar, que teve impacto no valor
do cacau, as vendas podem ser positivas e os ovos de páscoa e artigos de
chocolate serão as primeiras opções de compra do consumidor.
“O
atendimento e a qualidade do produto são aspectos fundamentais e fazem a
diferença na hora da escolha por parte dos consumidores. Aos pequenos
comerciantes, estreitar os laços de conhecimento buscando aproximação com o
cliente é fundamental para alavancar as vendas, além disso, aderir aos meios eletrônicos
de pagamento também pode ser muito vantajoso”, comenta o presidente da FCDLESP,
Mauricio Stainoff.
As
contratações temporárias para esta época podem crescer 4,5% em lojas, comércios
e supermercados. “Na cidade de São Paulo, supermercados devem liderar as
contratações e podem ter aumento nas vendas de alimentos, como azeite, vinhos,
bebidas em geral e bacalhau”, explica Stainoff.
São
Bernardo do Campo
Em São
Bernardo do Campo, a expectativa de crescimento é de 9%, com ticket médio de compra
entre R$ 50,00 e R$ 70,00, uma expectativa considerada estável em relação ao
ano passado, segundo o presidente da CDL da cidade, Marcello Alexandre. “Isso
se deve a um melhor posicionamento da sociedade frente a uma economia
estabilizada com crédito fácil e com a nova postura do consumidor, que age com
menos impulso e mais critério de compra”, afirma.
Os setores
que devem liderar as vendas serão os supermercados, atacadistas e redes de
lojas especializadas em chocolate. A maior procura será por ovos de páscoa,
porém, a Colomba Pascal também terá uma maior adesão dos consumidores.
Situação
econômica no ABC
O ABC tem se
consolidado como um forte centro de consumo, como é o caso de São Bernardo, a
partir do aumento de população e com a abertura de dois novos shoppings. Além
disso, com o crescimento comercial e residencial do ABC, os consumidores estão
buscando os produtos em sua própria região e que fortalece a concorrência com a
capital.
Além do positivo estado comercial de São Bernardo, entre os meses de março e
abril haverá crescimento em vagas de emprego. “Esperamos um aumento de 5 a 7%
em oportunidades justamente pela Páscoa, já que geralmente estabelecimentos
comerciais como supermercados contratam mão de obra temporária”, diz Alexandre.
Campinas
Na região de
Campinas, as vendas de Páscoa prometem ser estáveis e com crescimento de 4,5% a
5,5% em relação a 2013, com ticket médio de compra que vai de R$ 100,00 a R$
200,00. De acordo com a presidente da CDL de Campinas, Adriana Flosi, os
setores que mais venderão estão no varejo, no segmento de alimentação, como
ovos de chocolate, bacalhau, bebidas e vinhos.
Um fator que pode desacelerar as vendas de Páscoa é a proximidade da Copa do
Mundo. “Para os pequenos e médios comerciantes enfrentarem essa dificuldade e a
concorrência, será necessário trabalhar com o diferencial de preço e
atendimento de qualidade”, afirma Adriana. Campinas também espera a contratação
de 4,5 mil vagas temporárias, que devem ter início 30 dias antes da Páscoa.
Ribeirão
Preto
Ribeirão
Preto está otimista com as movimentações para as vendas de Páscoa. A região
espera um crescimento de 2% a 4% em relação ao ano anterior, o que significa
uma estabilidade positiva para o setor com promoções e inovações de novos
produtos com design diferenciado em formatos atrativos. Os supermercados, setor
de alimentação externa e brinquedos, devem liderar as vendas de Páscoa, que
espera um ticket médio de R$ 70,00 a R$ 90,00.
“A nossa expectativa é que o chocolate, como presente tradicional, se mantenha
entre os favoritos do público. Porém, numa economia eclética como a nossa, a
Páscoa é uma oportunidade para almoço em família em restaurantes, pizzarias,
churrascarias. Também é uma oportunidade para presentear os filhos com
brinquedos, roupas e calçados, eletroeletrônicos, entre outros”, diz o
presidente da CDL de Ribeirão Preto, Paulo César Garcia Lopes.
Sorocaba
Em Sorocaba, a expectativa de vendas para a
época de Páscoa é que as vendas se mantenham estáveis, com crescimento
aproximado de 3% a 5% sobre 2013. De acordo com o presidente da CDL de
Sorocaba, Antonio Luis de Almeida, o ticket médio fica entre R$ 70,00 a R$
90,00 com vendas potencializadas em comércio especializado em chocolates e
supermercados. No setor é esperado a contratação em vagas temporárias de 5% a
mais do quadro de funcionários para esta época.
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