PATROCINADOR

13 junho 2014

ARTROSE NO JOELHO PODE SER TRATADA COM EXERCÍCIOS FÍSICOS

A artrose no joelho é uma doença muito séria que pode comprometer os movimentos e até mesmo impedir que a pessoa execute tarefas simples do dia a dia por conta da dor. Ela também é conhecida como osteoartrose ou ostetoartrite.
A artrose do joelho tem se tornado cada vez mais comum. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação e Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, até em 2015, 12,3 milhões de pessoas irão apresentar dores e limitações provocadas pela artrose. O problema atinge em grande parte pessoas com mais de 50 anos e que apresentam desgaste na articulação.
De acordo com o fisioterapeuta Helder Montenegro, especialista em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral e criador da técnica reconstrução músculo-articular da coluna vertebral, a doença não tem cura, porém, pode ser amenizada com fisioterapia e atividade física. “A artrose é uma doença degenerativa das articulações. Ela provoca um desgaste das cartilagens que cobrem as extremidades ósseas, causando dor e podendo até levar a deformidades”, explica.
As articulações mais acometidas são: a coluna vertebral, os quadris e os joelhos. “Diversos são os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da doença. A herança genética, obesidade, esforço físico, tabagismo e exercícios de impacto que são repetitivos, são alguns dos causadores”, afirma o Montenegro.
Exercícios físicos e a Fisioterapia para amenizar a dor
Os exercícios físicos são uma alternativa para controlar a dor da artrose no joelho. Entre os mais indicados estão para fortalecer os músculos do membro inferior estão: a caminhada, bicicleta e hidroginástica. Vale ressaltar que esses exercícios devem ser indicados por um fisioterapeuta. “Esse tipo de exercício pode ser feito diariamente. Na caminhada, por exemplo, pacientes que dão 1.500 passos em três dias da semana apresentam uma melhora significativa. A fisioterapia também tem um papel muito importante no tratamento da artrose para a recuperação do paciente”, diz o fisioterapeuta.
De acordo com Helder, dentro da fisioterapia é possível utilizar eletrotermoterapia, alongamentos da musculatura do quadríceps e isquiotibiais, e manipulações osteopáticas podem ser necessárias durante o tratamento da artrose no joelho. “A finalidade é fortalecer os músculos e ajudar na movimentação de articulações rígidas. Contudo, a cirurgia só é indicada quando a dor não é controlada com exercício físico, medicamentos e fisioterapia”, finaliza.
Sobre o Fisioterapeuta
Dr. Helder Montenegro, fisioterapeuta, especialista em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral e criador da técnica reconstrução músculo-articular da coluna vertebral.

Nenhum comentário: