Para aumentar o conforto dos seus passageiros, a Metra está reformando 22 trólebus de sua frota. As melhorias foram iniciadas no mês passado e o plano da empresa é reformar três ônibus por mês.
Os 22 ônibus estão passando por melhorias no sistema elétrico, nas partes de funilaria e mecânica, entre outras. “Internamente, o piso de madeira está sendo trocado por outro emborrachado. Eles também estão ganhando iluminação e lanternas de LED, além de um painel de comando modernizado e uma nova pintura com layout bem mais moderno”, revela João Carlos Barbosa, gerente de manutenção da Metra. Ele ainda explica que os ônibus movidos a diesel duram, em média, 20 anos. Já os trólebus, cerca de 30 anos. “Estamos reformando os nossos justamente nesse meio tempo de vida”, diz.
Outra vantagem dos trólebus está relacionada à poluição. De acordo com levantamento realizado pela empresa, só em 2013, 9 mil toneladas de gás carbônico (CO2) deixaram de ser despejadas no ar durante sua operação pelo Corredor ABD, graças a sua frota de ônibus elétricos. “Se no lugar dessa tecnologia os ônibus fossem movidos a diesel, teriam sido queimados cerca de 4 milhões de litros do combustível, provocando a emissão de CO2 na atmosfera. Por isso é importante investir cada vez mais em trólebus”, ressalta o gerente de manutenção da Metra.
Com uma frota de 270 veículos, pelos 33 km do Corredor ABD (São Mateus-Jabaquara e Diadema-Berrini) – sendo 30 km exclusivos para o uso dos ônibus da empresa, a Metra transporta por mês cerca de 7,5 milhões de passageiros. Toda a operação da empresa abrange nove terminais, 110 paradas e 13 linhas que atendem passageiros das zonas Sul e Leste de São Paulo e também das cidades de Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema.
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