PATROCINADOR

02 junho 2014

SEBASTIÃO SALGADO PARTICIPA DO 5º FÓRUM MUNDIAL DE MEIO AMBIENTE

Fotógrafo brasileiro vencedor de diversos prêmios vem ao Brasil para participar do evento do LIDE em Foz do Iguaçu

Xamãs da tribo Camaiurá da bacia do Alto Xingu - © Sebastião Salgado Amazon Salgado

Sebastião Salgado, fotógrafo brasileiro mundialmente reconhecido, autor dos premiados livros "Trabalhadores" (1986-1992) e "Êxodos" (1994-1999) é presença confirmada no 5º FÓRUM MUNDIAL DE MEIO AMBIENTE, promovido peloLIDE – Grupo de Líderes Empresariais, presidido por João Doria Jr., que acontece em 5 e 6 de junho, no Hotel Mabu, em Foz do Iguaçu (PR). Na ocasião, Sebastião Salgado e Lélia Deluiz Wanick Salgado serão homenageados pelo trabalho em prol da natureza que desenvolvem há mais de uma década com a Organização Não Governamental Instituto Terra.

“Para mim é uma honra ter a presença de Lélia e Sebastião no Fórum. A homenagem vem justamente ao encontro do tema central que é “O que esperamos para o Brasil?”, com debates sobre mudanças climáticas, sustentabilidade, economia verde, mobilidade urbana e biodiversidade”, diz João Doria Jr.

O Instituto Terra foi criado com o objetivo de devolver à natureza o que décadas de degradação ambiental destruiu. Juntos, Sebastião e Lélia mobilizaram parceiros, captaram recursos e fundaram, em abril de 1998, a organização ambiental dedicada ao desenvolvimento sustentável do Vale do Rio Doce. Em pouco mais de uma década, o sonho do casal já rendeu muitos frutos. Por conta da atuação do Instituto Terra, mais de 7.000 hectares de áreas degradadas estão em processo de recuperação na região e mais de 4 milhões de mudas de espécies de Mata Atlântica já foram produzidas em seu viveiro para abastecer tanto os plantios na RPPN Fazenda Bulcão quanto os projetos de restauração que desenvolve na região.

Além da homenagem, em 6 de junho, quatro obras da autoria de Sebastião Salgado serão leiloadas:  “Alto Xingu, Brasil 2009”, “Zo'es, Brasil 2009”, “Anavilhanas, Brasil 2009” e “Pico da Neblina 2009”. O valor arrecadado será destinado para duas instituições que desenvolvem trabalhos em prol do meio ambiente: o "Projeto das Onças", do Parque Nacional do Iguaçu e "Fundação Museu Do Homem Americano", do Parque Nacional da Serra da Capivara.

Salgado busca, por meio de suas fotos, fazer as pessoas refletirem sobre sua situação do local retratado. O artista explora, através de suas lentes, temas críticos da economia como desigualdade social e globalização. Sua intenção é gerar debate ao redor dessas questões expondo-as da maneira mais clara possível em suas imagens.

O fotógrafo, internacionalmente reconhecido pelo seu trabalho já recebeu os principais prêmios de fotografia do mundo como Prêmio Príncipe de Asturias das Artes, 1998; Prêmio Eugene Smith de Fotografia Humanitária; Prêmio World Press Photo; The Maine Photographic Workshop ao melhor livro foto-documental; Eleito membro honorário da Academia Americana de Artes e Ciência' nos Estados Unidos; Prêmio pela publicação do livro Trabalhadores ; Medalha da Inconfidência; Medalha de prata Art Directors Oub nos Estados Unidos; Prêmio Overseas Press Oub oí America; Alfred Eisenstaedt Award pela Magazine Photography; Prêmio Unesco categoria cultural no Brasil e 40º Prêmio Jabuti de Literatura: categoria reportagem. Recentemente teve sua vida retratada no documentário “O Sal da Terra”,dirigido pelo alemão Wim Wenders ("Pina") e pelo seu filho, Juliano Ribeiro Salgado, onde, por cinco minutos, ganhou um dos maiores aplausos durante o Festival de Cannes.

Com o objetivo de fortalecer o conceito de sustentabilidade para a preservação socioambiental e fomentar parcerias, diálogo e cooperação por uma agenda sustentável como prioridades máximas, o Fórum trará discussões relacionadas ao tema central “Sustentabilidade e Desenvolvimento: qual agenda possível?”Cerca de 250 lideranças empresariais, políticas, pesquisadores e organizações socioambientais trocarão experiências de gestão durante o evento.

Nenhum comentário: