Evento será realizado nos dias 18, 19 e 20 de julho e reunirá principais produtoras de cachaça artesanal da região
Há 12 anos, Salinas, cidade mineira reconhecida nacionalmente por produzir as melhores cachaças do país, promove o maior encontro de produtores de cachaça do Brasil, o Festival Mundial da Cachaça, que chega a sua 13ª edição em 2014.
Programado para acontecer entre os dias 18 e 20 de julho, o evento apresenta as principais cachaçarias da região, todas certificadas pelo Ministério da Agricultura com o Selo de Indicação Geográfica, o que atesta a qualidade e procedência das bebidas.
Ao todo estarão presentes 26 produtoras de cachaça artesanal, que apresentarão as últimas novidades do mercado e lançamentos para os participantes. Segundo o proprietário da Cachaça Canarinha Eilton Santiago, oFestival Mundial da Cachaça tem importância fundamental na aproximação entre os produtores e no desenvolvimento do setor. “O Festival promove a geração de negócios entre os produtores e empresários, com a finalidade de expandir cada vez mais a cultura da cachaça artesanal no país e reconhecer a bebida como autêntico patrimônio cultural brasileiro”, diz.
O Diretor Comercial da Cachaça Seleta, Ednilson Machado, comenta que o Festival traz um cenário de aprendizado aos grandes e pequenos produtores.“Somos o maior fabricante de cachaça artesanal do país e o Festival nos mostra as novidades das outras empresas, o que nos possibilita trocar experiências e inovar também, assim como levar o nosso know-how às outras cachaçarias. É uma grande troca de informações e, claro, um grande evento para o setor”, afirma.
Qualidade comprovada
Considerada a capital mundial da Cachaça, a cidade de Salinas abriga condições de umidade, luz e temperatura que não há em nenhum outro lugar do Brasil. As características do clima, do solo e da localização geográfica da cidade favorecem ao desenvolvimento de uma variedade de leveduras selvagens especiais, o que torna as cachaças salinenses exclusivas no país, por isso, Salinas conquistou o selo de indicação geográfica que atesta tais peculiaridades.
Certificado pelo INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial – o selo tem objetivo de evitar que produtos de outras regiões sejam vendidos como as originais cachaças salinenses, além de garantir a excelente procedência do produto. Com a conquista do selo, a cachaça passou a ganhar valor e parte para uma concorrência mercadológica justa, otimizando a exportação do produto que adquire status e reconhecimento como produto diferenciado. Salinas também é a única cidade brasileira a oferecer o curso superior de tecnólogo em cachaça.
O XIII Festival Mundial da Cachaça, que será realizado na Passarela da Alegria, em Salinas, tem atrações confirmadas de Sandro Matos, Forró Arriba Saia, Maderada do Arrocha e outros shows regionais.
Para saber mais: www.festivalmundialdacachaca. com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário