PATROCINADOR

10 setembro 2014

Apple: da Cabeça aos Pulsos

Comentario de Bruno Tasco, Analista Senior de TI da Frost & Sullivan: 
O dia mais esperado do ano para a Apple finalmente chegou. Cercado de expectativas, mas sem muitas surpresas, já que muitas informações vazaram antes mesmo do anuncio oficial, a empresa apresentou seus novos smartphones e o tão aguardado relógio.Smartphones:
Com relação aos smatphones, muito do que foi apresentado em termos de estrutura física já era esperado. A Apple apresentou o iPhone 6 com 4.7 polegadas e preço inicial de U$199 e o iPhone 6 Plus com 5.5 polegadas e preço inicial de U$299. Ambas versões com data inicial de pré-venda para 12 de setembro.
Melhoras no processador, performance, tempo de bateria e camera são praticamente um “must have”em cada novo anúncio e nesse sentido não houve nada que chamasse muita a atenção. Além disso, anúcios como Wi-Fi Calling, por exemplo, ainda não serão suportados aqui no Brasil.
Outro anúncio importante com relação aos smartphones foi com relação ao novo iOS8 que traz inúmeras novas funcionalidade que vão melhorar a experiência do usuário com os dispositivos Apple. Entretanto, a empresa investiu pouco tempo para comentar tais avanços. (Ponto interessante foi que a Apple passou rápido por alguns pontos que poderiam e normalmente são mais explorados).
Algo que já vinha sendo especulado há algum tempo era a a incoporação de NFC (Near Field Communication) aos smartphones da Apple. Um dos fortes apelos para o NFC é a possibilidade de transformar seu smartphone em seu carteira. Outras empresas já haviam incorporado NFC aos seus smartphones e apenas a Apple ainda precisava se posicionar, mas a demora foi explicada hoje. Com o anúncio do Apple Pay, a empresa promete revolucionar o processo de pagamente através da utilização do smartphone. O diferencial da Apple com relação aos concorrentes é que mais do que simplesmente lançar novos dispositivos com essa funcionalidade, a empresa já articulou com toda a cadeia incluindo as bandeiras (Visa, Mastercard e American Express), 6 grande bancos (nenhum Brasileiro – apesar de o Citibank, um dos citados, ter presença local) e também varejistas (de acordo com o anuncio 22.000 varejistas – aparentemente nos Estados Unidos inicialmente – incluindo Macy's, Bloomingdales, Wallgreens, Subway e McDonalds irão operar com Apple Pay. Vale resaltar que devido a necessidade de ter NFC, o uso do Apple Pay está restrito ao iPhone 6 e iPhone 6 Plus.
Relógio:
One more thing...a frase emblemática de Steve Jobs foi ouvida novamente. Para muitos demonstrou o início definitivo da era Tim Cook sob o comando da Apple e esse início foi marcado pelo anúncio do Apple Watch. Esse foi nome dado para o relógio desenvolvido pela Apple e descrito por Tim Cook como “o dispositivo mais pessoal que a empresa já criou”.
Um dos principais apelos do Apple Watch são suas “features” relacionadas a saúde e exercícios. Na parte de trás do relógio existem sensores capazes de coletar dados seus o dia inteiro. É possível condicionar treinos e atividades diárias. Sem entrar muito nos inúmeros detalhes relacionados ao tópicos dos exercicios, é como ter seu próprio “personal trainer” que armazena todas as suas informações e que inclusive é capaz de sugerir treinos e atividades específicas para você.
Além disso, ele se conecta com o smartphone – apenas a partir do iPhone5 - o que possibilita receber alertas, notificações (Facebook e Twitter), informações de temperatura e GPS entre outros. O dispositivo também terá integração com aplicativos de empresas de aviação e hotéis e funcionará como Apple Pay para aqueles que tiverem as versões mais recentes dos smartphones. Apesar de óbvio, é sempre bom lembrar que o Apple Watch funcionará apenas com smartphones da Apple.
O Apple Watch também terá dois tamanhos e diversas combinações de cores e pulseiras.
Outro ponto que chamou a atenção foi o carregador do Apple Watch que será “sem fio”, mas de qualquer maneira o dispositivo tem que estar em contato com o carregador.
Apesar de ter tomado um bom tempo da apresentação, não acredito que foi possível demostrar tudo o que esse novo dispositivo pode fazer, até em função disso, o valor inical de U$349 assutou um pouco, mas sem dúvida mostra que será um tendência muito forte e que a Apple, se fazendo valer do seu forte legado, já se posiciona com destaque.
De qualquer maneira, a comercialização será iniciada apenas no começo de 2015.
Interessante notar que tanto Apple Pay quanto Apple Watch não levam o famoso “i” antes do nome de cada produto. Não que isso seja relevante ou realmente um tendência, mas fica registrada a observação.

Nenhum comentário: