Por Fernando Mollon, vice-presidente da VMware América Latina
Os departamentos de TI enfrentam uma avalanche de solicitações de usuários que exigem a integração da mobilidade, a computação em nuvem e as redes sociais, assim como técnicas de análise em suas atividades diárias. Para conhecê-los, é necessária uma mudança na maneira em que as organizações utilizam os recursos de TI. Modelos novos e mais dinâmicos na prestação de serviços prometem revolucionar a empresa e transformar a TI.
ITaaS – ou TI como serviço – significa que as unidades de negócio têm muitas opções para atender às necessidades e, inclusive, competir com fornecedores externos. De acordo com um estudo realizado pelo Gartner em 2013, 38% do orçamento de TI vêm de outras divisões. Isso exige que a TI opere como um negócio independente na criação de produtos para as diferentes divisões da empresa.
Em fevereiro deste ano, uma pesquisa realizada pelo IDG entre as empresas com mais de mil colaboradores revelou que a ITaaS é alvo dos executivos de TI. Dos 350 entrevistados, 68% qualificaram a ITaaS fundamental para o sucesso da empresa. O SDDC (Software-Defined Data center) ou data center definido por software, é uma solução de infraestrutura de TI que se estende aos conceitos de virtualização para alcançar a ITaaS.
O que é SDDC?
O SDDC do futuro consolida todo o hardware e software, permitindo que as aplicações sejam executadas de acordo com o grau de importância, urgência e/ou pela segurança dos dispositivos ou computadores, independentemente da localização. As redes e os armazenamentos continuam nos servidores e são convertidos em produtos genéricos.
O autosserviço na TI – quando os usuários podem criar suas próprias aplicações e serviços a qualquer momento – será uma realidade. As empresas não dependerão de hardware ou de aplicações especializadas. A TI definirá as aplicações e os recursos necessários e agrupará todos os componentes para criar uma aplicação lógica, e tudo será controlado a partir de um monitor.
O SDDC estende o conceito de virtualização – separação, criação de depósitos de recursos compartilhados e automação – para todos os recursos e serviços do centro de dados e permite que cada componente possa fornecer, operar e gerenciar por meio de uma interface de programação de aplicativo (API). Os componentes do SDDC podem ser implementados em conjunto ou por etapas:
- Processamento, que é a implementação de um software de um computador. Embora esteja conosco desde o início do milênio, suas origens remontam ao mainframe. A maioria das empresas já concluiu esta etapa.
- Redes (SDN) são consideradas o maior desafio para o SDDC e é uma arquitetura de rede que permite separar o plano de controle do plano de dados, para obter redes mais programáveis, automatizadas e flexíveis. Segundo estimativa da IDC, crescerá de 360 milhões em 2013 para 3,7 bilhões em 2016.
- Armazenamento (SDS), onde a infraestrutura combinada pode ser atribuída de forma automática e inteligente para atender as demandas de armazenamento. A IDC estima que o mercado de SDS terá crescimento mais rápido que os outros mercados da mesma área.
- Finalmente, é necessário um programa de administração e automação que permita que o administrador forneça, gerencie e administre todos os componentes.
Entre as vantagens do SDDC, estão:
- Agilidade: a implantação de aplicações em poucos minutos mediante o fornecimento regido por políticas que ajustam os recursos para mudanças contínuas nas cargas de trabalho e nas exigências do negócio.
- Eficiência: aumento dos níveis de utilização da infraestrutura e produtividade, o que reduz substancialmente os gastos operacionais e de capital.
- Controle: disponibilidade, segurança e conformidade adequadas para cada aplicação por meio da continuidade de negócios automatizados.
- Flexibilidade: o SDDC pode ser usado como uma nuvem pública, privada ou híbrida; em qualquer um dos casos, a infraestrutura está separada das aplicações, de modo que eles possam ser executados em várias pilhas de hardware, hypervisors e nuvens.
Graças ao SDDC, a TI empresarial será uma organização focada nos negócios, distribuindo as cargas de trabalho de forma eficiente e automática. Talvez devêssemos esperar uma década para que o SDDC seja o novo padrão de TI; mas é evidente que a cada dia os avanços em eficiência farão com que a TI se torne um departamento focado em serviço.
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