PATROCINADOR

06 novembro 2014

Número de empregados formais apresenta leve aumento em setembro

Ao comparar o período de janeiro a setembro, de 2010 a 2014, saldo de empregos apresentam expressiva redução
 
O comércio varejista da Região Metropolitana de São Paulo encerrou o mês de setembro com 1.020.135 empregados formais, alta de 0,9% em relação a setembro de 2013 quando registrava 1.011.086. O saldo no mês - diferença entre admitidos e desligados - foi positivo em 2.227 empregosA pesquisa é feita mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego.
 
O número de funcionários desligados chegou a 46.587 em setembro - 6.283 a mais em comparação com o mês de agosto, que teve 40.304. O número de funcionários admitidos atingiu 48.814, queda de 1,3% em relação ao mês anterior (49.433).
 
No acumulado do ano, o saldo de empregos nestes primeiros nove meses é o pior desde 2008, início da série histórica. Desde 2010, quando atingiu o seu patamar máximo (43.911), o saldo de empregos segue trajetória de queda, conforme gráfico abaixo. Em 2014, o saldo é negativo em 101 empregos.
 
 
 
Em relação ao total de empregados, a análise por atividade revela que os destaques negativos são as concessionárias de veículos e as lojas de vestuário, tecidos e calçados, com quedas de 6,3% e 2,4% respectivamente, no comparativo com setembro de 2013. No acumulado do ano, as lojas de vestuário, tecidos e calçados acumulam um saldo negativo de 9.215 empregos formais e as concessionárias de veículo um saldo negativo de 1.649.
 
De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, embora os indicadores de emprego se mantenham com uma leve tendência de aumento, o cenário econômico ainda é de desconfiança entre os agentes econômicos (empresários e consumidores), a qual deriva do baixo crescimento econômico e inflação alta.
 
Nota metodológica
A pesquisa analisa o nível de emprego do comércio varejista na Região Metropolitana de São Paulo, em dez ramos de atividade, por meio de dados primários do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho (Caged). A FecomercioSP acompanha e analisa essas informações desde janeiro de 2008.
 
Sobre a FecomercioSP
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Congrega 155 sindicatos patronais e administra, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A Entidade representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes. Esse universo responde por 11% do PIB paulista - aproximadamente 4% do PIB brasileiro - e gera cerca de 5 milhões de empregos.

Nenhum comentário: