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05 novembro 2014

TIM registra lucro líquido de R$ 348 milhões no terceiro trimestre, crescimento de 11% ano a ano

·         EBITDA totalizou R$ 1,33 bilhão, um aumento de 6,4%, com margem EBITDA em 27,4% e margem de serviço, excluindo a venda de aparelhos, em 34,1%;
·         Receita bruta de dados acelerou o ritmo de crescimento: 23% a mais no comparativo anual, alcançando R$ 1,68 bilhão, sendo 29% proveniente do serviço móvel;
·         Usuários de dados cresceram 32% em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo 43% do total de clientes. Destes, 31,4 milhões utilizam o 3G, um incremento de 68% A/A;
·         A base de 4G alcançou um marco importante de 1,1 milhão de clientes em julho;
·         Receita líquida de “negócios gerados” (voz + dados) apresentou sólida evolução, 5% superior em relação ao mesmo período do ano anterior;
·         Live TIM, serviço de ultra banda larga da empresa, adicionou 24,4 mil novos assinantes no trimestre, somando 120 mil clientes com cerca de 1,4 milhão de domicílios cobertos;
·         O CAPEX totalizou R$ 2,617 milhões nos primeiros nove meses do ano, com 94% do total de investimentos direcionados para infraestrutura;
·         A companhia promoveu um rigoroso controle das despesas operacionais, obtendo uma redução de 8% no comparativo anual.

Rio de Janeiro, 5 de novembro de 2014 – No terceiro trimestre de 2014, a TIM apresentou sólido crescimento, com desenvolvimento de produtos e ofertas inovadoras, em linha com a crescente demanda por uso de dados. Atualmente, esses usuários já representam 43% do total da base. No segmento 3G, a operadora soma 31,4 milhões de clientes, número 68% maior no comparativo anual. Com uma gestão eficiente e rigorosa dos custos, a companhia registrou um lucro líquido de R$ 348 milhões, 11% superior em relação ao mesmo período do ano passado.

Alcançamos mais uma vez um progresso significativo no desenvolvimento de infraestrutura e nos resultados da oferta de dados. Garantimos nossa posição no futuro da banda larga móvel, adquirindo o bloco 2 no leilão da faixa de 700 MHz para o 4G, e avançamos na internet fixa, com o Live TIM presente em mais de 120 mil clientes e reconhecido como o melhor serviço de banda larga do país. Os resultados refletem nosso foco nas prioridades da empresa e nas grandes transformações do mercado de dados”, diz o presidente da TIM, Rodrigo Abreu.

O número de clientes atingiu um total de 74,7 milhões, um aumento de 2,4% em relação ao mesmo período de 2013. Com market share de 26,93%, a empresa segue na vice-liderança do mercado e mantém-se líder no segmento pré-pago, com 62,4 milhões de usuários e incremento de 2,1% neste segmento.
A base de assinantes de 4G alcançou um marco importante de 1,1 milhão de clientes em julho, com uma adição líquida de 111 mil usuários em comparação ao mês anterior, representando incremento de 11,2% no período. Também é importante destacar que a TIM foi a única companhia no Brasil que registrou expansão de market share em 4G em comparação com o segundo trimestre de 2013, quando a tecnologia foi lançada, atingindo 29,96% em julho. Uma evidência de que a estratégia da operadora em oferecer a tecnologia sem custos adicionais foi bem sucedida.

A receita bruta de VAS, mais uma vez, registrou sólido crescimento de dois dígitos: 23,1% ano a ano, totalizando R$ 1,677 milhão, saldo dos novos planos de dados lançados pela operadora e do sucesso das ofertas neste segmento. Quando excluída a receita de SMS, esse crescimento foi ainda maior, superior a 40% ano contra ano.

Em linha com a tendência do setor, a operadora também registrou um crescimento da base de pós-pago. Em agosto, totalizou 12,3 milhões de usuários na sua base, um crescimento de 4,4% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Indicadores financeiros
A TIM registrou lucro líquido de R$ 348 milhões, número 11% superior ante o mesmo trimestre de 2013. Destaque para o resultado do EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R$ 1,33 bilhão no período, o que representa alta de 6,4% (A/A). A margem EBITDA total ficou em 27,4% e a margem de serviço, excluindo a venda de aparelhos, em 34,1%. Este resultado foi sustentado, sobretudo, pela elevada receita bruta de dados e o crescimento anual de 5% no 3T14 das receitas com negócios gerados (voz + dados). Outro fator importante foi a redução do Opex em 8% na comparação com o terceiro trimestre de 2013.

O CAPEX totalizou R$ 2,617 milhões nos primeiros nove meses do ano, sendo 94% do total de investimentos direcionados para infraestrutura, confirmando o comprometimento da TIM com a expansão e a qualidade de rede.

Evolução de rede
O foco no investimento em infraestrutura segue impulsionando a evolução dos indicadores de qualidade e proporciona uma experiência de uso cada vez melhor aos clientes. Atualmente, a TIM é a empresa do setor com menor índice de demandas no PROCON – SINDEC, com volume de queixas 75% menor em relação à operadora mais reclamada.

Em termos de evolução de rede, foram instalados mais de 1,8 mil TRXs (equipamentos de voz), 133 mil canais de dados e 1,5 mil quilômetros de fibra óptica, aliados a novos pontos de Wi-Fi e à expansão da cobertura com small cells.

O projeto Mobile Broadband (MBB) já contempla 81 cidades brasileiras, adicionando 17 municípios em relação ao último trimestre, mostrando a eficiência dos investimentos no processo por meio do acesso (HSPA+ e dual carrier), do transporte com backhaul e backbone interligados por fibra óptica. Um dos pontos chave do MBB é o Fiber-to-the-Site (FTTS), que este ano incluiu novas 30 cidades, reforçando o compromisso da empresa em trabalhar continuamente para oferecer uma rede ainda com mais qualidade.

Os investimentos e a evolução da rede podem ser acompanhados no site Portas Abertas (www.tim.com.br/portasabertas). Desde que foi lançado, o site respondeu a mais de 380 mil solicitações, atingindo um índice de satisfação de atendimento por parte dos clientes de 76%.
Seguindo essa filosofia de transparência, a Anatel lançou em outubro um aplicativo que facilita a consulta de informações sobre a cobertura e qualidade dos serviços prestados pelas operadoras.

Leilão da faixa de 700 MHz
No fim de setembro, a TIM adquiriu o bloco 2 no leilão da faixa de 700 MHz para o 4G. Com isso, a operadora garantiu sua participação na expansão da tecnologia do país, com investimento total de aproximadamente R$ 2,9 bilhões. Neste valor estão inclusos os custos do EAD (Entidade Administradores do processo de redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV). Na opinião da operadora, a frequência de 700 MHz será uma grande oportunidade de modernização digital para o Brasil, impulsionando tanto o desenvolvimento da banda larga móvel quanto a massificação da TV digital no país.

Produtos e serviços
O mercado brasileiro de telecomunicações apresenta ainda enormes oportunidades para o crescimento da utilização e receita provenientes do uso de serviços e plataformas de dados e acesso à internet, em particular por meio dos acessos móveis. Neste trimestre, a TIM continuou a desenvolver produtos e ofertas inovadoras.

A operadora oferece aos clientes Infinity pacotes de 10MB+SMS por R$ 0,99/dia. Há também a opção de contratar separadamente pacotes de internet ou SMS, pagando R$ 0,75 diariamente por cada serviço. A oferta Infinity Turbo 7, lançada no fim do segundo semestre, que reúne em um só plano serviço de voz, dados e SMS, vem mostrando um bom desempenho, com impacto positivo no ARPU.

Outro destaque do período foi a oferta de voz TIM Day, em que o assinante paga somente R$ 0,75 por dia, quando usar, para falar até 300 minutos. Após o assinante exceder a franquia, é cobrada uma tarifa de R$ 0,25 para ligações ilimitadas, de acordo com as regras do plano Infinity.

Live TIM
O serviço de ultra banda larga da TIM, alcançou a marca de 120 mil acessos, adicionando 24,4 mil novos usuários neste trimestre, sendo a maioria dos assinantes na oferta de 35Mbps (R$ 69,90/mês). O plano de 70 Mbps para download e 30 Mbps para upload, lançado recentemente (R$ 119/mês), já representa 1% da base. O serviço segue em expansão refletindo o alto nível de satisfação dos clientes e está disponível em São Paulo, Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, também nas velocidades de R$ 50 Mbps (R$ 89,00) e 1Gbps (R$ 1.499,00). Sem taxa de adesão, contrato de fidelidade ou custos de instalação. No 3T14, aproximadamente 15,6 mil edifícios foram conectados ante 7,7 mil no 3T13.

Instituto TIM
Neste trimestre, o Instituto TIM expandiu o projeto Círculo da Matemática do Brasil, um projeto desenvolvido pelos professores de Harvard Bob e Ellen Kaplan para estimular o ensino da disciplina entre crianças de 7 a 9 anos, de forma lúdica e inovadora. Atualmente, o projeto cobre 60 escolas públicas no país e mais de sete mil alunos são beneficiados. O projeto chegou ao Rio de Janeiro, por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Sustentabilidade
A TIM foi reconhecida por seu compromisso com a sociedade e as mudanças climáticas ao ser premiada com o selo de ouro do Protocolo GHG – o Centro de Estudos Sustentáveis da Fundação Getúlio Vargas (FGV) – pelo terceiro ano consecutivo. O programa procura incentivar as companhias a publicarem relatórios sobre a emissão de gases do efeito estufa, cujos resultados são auditados por uma consultoria independente.

Perspectivas
O cenário tecnológico no Brasil e no mundo estabelece novos parâmetros para o mercado de telecomunicações. O crescimento expressivo do uso de dados, principalmente nas plataformas móveis, demonstra a mudança de tendência dos consumidores e proporciona a evolução das empresas para que possam aproveitar essas novas oportunidades..
 “A TIM segue inovando com o objetivo de liderar a onda de crescimento do serviço de dados. Já ajudamos o Brasil a falar mais, e continuaremos investindo em ofertas e produtos inovadores e competitivos para levar cada vez mais pessoas a navegar mais na internet. Esse é o nosso DNA. E é o que tem nos diferenciado no mercado. Seguimos firmes no propósito de sermos os protagonistas desse movimento”, afirma Rodrigo Abreu, presidente da TIM Brasil.

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