· Em
versão única, station wagon é equipado com o novo 2.0 TFSI ultra de 190
cv de potência e transmissão S tronic de sete velocidades
· Modelo oferece espaço de sobra: capacidade de carga pode chegar a 1.510 litros com o assento traseiro rebatido
· Virtual Cockpit é equipamento de série; opcionalmente, perua pode vir com o inovador sistema Bang&Olufsen com som 3D
São
Paulo, 04 de outubro de 2016 – Chega ao país o Audi A4 Avant, versão
station wagon do sedã, cuja nona geração foi lançada no Brasil em abril
deste ano. Com bastante espaço e conforto, o modelo traz sob o capô o
novo motor 2.0 TFSI ultra de 190 cv, que lhe confere um desempenho
surpreendente para um carro de estilo familiar. Chamam a atenção ainda o
acabamento interno refinado e a alta tecnologia da perua. Na
configuração única Ambiente, o A4 Avant já está disponível nas
concessionárias da marca ao preço sugerido de R$ 187.990. Além das
revendas, a nova perua poderá ser vista também no estande da Audi no
salão internacional do automóvel de São Paulo, de 10 a 20 de novembro.
Os
modelos Avant da Audi vêm celebrando seu sucesso há mais de duas
décadas. A combinação entre belo design e conforto interno garante a
esse tipo de carroceria uma excepcional funcionalidade. O novo A4 Avant
segue essa tendência – com ainda mais espaço e elegância. Com aparência imponente, o modelo tem 4,73 m de comprimento e distância entre-eixos de 2,82 m.
A
capacidade máxima no porta-malas é de 1.510 litros com o banco traseiro
rebatido. Os encostos são divididos na proporção 40:20:40 e podem ser
facilmente dobrados por meio de uma alavanca na lateral do compartimento
de bagagens. Outro destaque é que a tampa de esconder e proteger a
carga abre e fecha eletricamente.
Na
configuração padrão, a capacidade do porta-malas é de 505 litros – 15
litros a mais que na geração anterior. A altura da base inferior do
compartimento está a apenas 63 cm do chão, e uma cobertura de aço
inoxidável protege a extremidade do assoalho de riscos. Isso facilita o
carregamento do veículo. A largura da área de carga mede um metro.
Traços
dominantes na frente e na traseira salientam a largura do carro. O
desenho fluido com linhas concisas transmite a elegância da marca. Entre
os destaques do design esportivo estão grade
dianteira e entradas de ar lateral na cor cinza fosca com apliques de
alumínio, difusor traseiro com barra cromada, bancos dianteiros
esportivos, acabamento exclusivo do volantes, ponteiras de escapamento
cromadas e frisos externos e internos com acabamento de alumínio.
Sob
a linha inferior das janelas, a carroceria tem aproximadamente o dobro
da altura da distância entre a base das janelas e o teto. Os espelhos
externos são montados nas portas dianteiras, como nos carros esportivos. As rodas de liga leve têm 18 polegadas de série, únicas no segmento.
Até 120 kg mais leve
Comparadas
às do modelo anterior, as dimensões do carro aumentaram, mas seu peso
foi significativamente reduzido – em até 120 kg, dependendo da versão e
motorização. A carroceria do modelo é uma das mais leves de sua
categoria, graças a uma inteligente combinação de materiais, como
alumínio, e às tecnologias de construção. Isso traz benefícios como
maior economia de combustível e menor índice de emissões de
poluentes.
O
A4 também se destaca em sua classe em relação aos níveis de ruído.
Todos os ocupantes desfrutam de um generoso espaço e as linhas suaves
ampliam a sensação de espaço interno. A frente do painel apresenta
diversas saídas de ar e uma grande superfície feita de materiais nobres e
de alta qualidade. As cores e o acabamento seguem um novo conceito,
permitindo aos clientes maior liberdade de configuração.
Informação e fascínio: o Audi Virtual Cockpit
Nessa
área, o destaque são duas inovações. O Audi Cockpit Virtual, tela de
instrumentos de TFT (Transistor Film Technology) totalmente digital com
12,3 polegadas que mostra as informações mais importantes por meio de
brilhantes gráficos de alta resolução, com grande detalhamento e efeitos
sofisticados.
O
dispositivo combina as funções da central MMI com o painel de
instrumentos, dessa forma o motorista pode escolher visualizar as
informações no ponto de vista clássico, com mostradores circulares
(velocímetro e conta-giros), ou no modo progressivo, no qual são
exibidas funções do sistema de navegação, telefone, Audi connect, entre
outras.
Um
complemento ideal para esse avançado sistema é o Head-up Display
(projeção da velocidade e outras informações no para-brisa, ao nível dos
olhos do motorista, para aumentar a segurança), oferecido como
opcional.
Potencial de computação concentrado
A
interface Audi para smartphones é um novo item disponível. O sistema
integra celulares com o sistema operacional iOS e Android em um ambiente
desenvolvido especialmente para esse propósito, o Audi MMI. O
equipamento de som de série inclui também o rádio MMI plus com navegação
e conexão Bluetooth. Para os fãs de alta fidelidade mais exigentes, é
oferecido como opcional o sistema Bang & Olufsen com o inovador som
3D de 755 watts de potência e 19 alto-falantes, cuja experiência sonora
se equipara à sensação de estar presente nas mais importantes salas de
concerto e espaços de shows de todo o mundo.
Poderoso: o 2.0 TFSI ultra
O
motor 2.0 TFSI ultra, com 1.984 cm³ de cilindrada, equipa a versão
station wagon do novo A4. Seus principais refinamentos técnicos são o
coletor de exaustão integrado ao cabeçote, o modelo de gerenciamento
térmico com válvula rotativa, o Audi Valvelift System (AVS - sistema de
levantamento de válvulas), a válvula de alívio (wastegate) elétrica do
turbocompressor e a dupla injeção de combustível. Sob carga parcial, a
injeção indireta no coletor de admissão suplementa a injeção direta FSI.
O
2.0 TFSI entrega 190 cv de potência e torque de 320 Nm entre 1.450 e
4.200 rpm. Isto leva a um ótimo desempenho: aceleração de 0 a 100 km/h
feita em 7,5 segundos e velocidade máxima de 238 km/h.
A
eficiência pioneira do 2.0 TFSI é resultado de um método de combustão
inovador, em que a cilindrada comparativamente maior do motor não é um
ponto negativo, mas pré-requisito. Com um estilo de condução moderado, é
possível experimentar as vantagens econômicas de um motor pequeno, mas
sem desvantagens de uma tocada mais esportiva.
O
novo método de combustão com menor fase de compressão e fase de
expansão mais longa, assim como maior taxa de compressão, foi projetado
especialmente para solicitações parciais, em que as válvulas de admissão
fecham muito mais cedo que o usual. Juntamente com a pressão aumentada
no coletor de entrada, essa característica reduz as perdas de aceleração
durante a aspiração.
Devido
ao encurtamento da fase de compressão, a taxa de compressão foi
aumentada com sucesso de 9,6:1 para 11,7:1. Isso significa que, na fase
de compressão, o motor tem que comprimir somente uma quantidade
semelhante de gasolina utilizada em propulsores de menor cilindrada.
Também na fase de expansão, quando utiliza plenamente seus dois litros
de deslocamento, o motor se beneficia da alta taxa de compressão. O alto
nível de pressão resultante durante a combustão aumenta ainda mais sua
eficiência.
Para
que a mistura ar-combustível possa ser turbilhonada, apesar do curto
tempo de admissão, as câmaras de combustão, recessos dos pistões, dutos
de admissão e a turbocompressão do novo 2.0 TFSI foram especialmente
adaptados para o novo método de combustão. Sob alta solicitação, o Audi
Valvelift System abre mais tarde as válvulas de entrada, resultando em
uma pressão maior, ao mesmo tempo em que garante bons índices de
potência e torque. A pressão de injeção foi elevada para 250 bar.
Transmissão S tronic
No
A4 Avant, a transmissão é a S tronic de sete velocidades, com dupla
embreagem e trocas de marchas quase instantâneas. Para maior economia de
combustível, o câmbio oferece uma função roda-livre. O controle
seletivo de torque para cada uma das rodas suplementa o trabalho da
tração dianteira.
Dinâmica de rodagem
A
suspensão e a direção filtram inconveniências como superfícies de
estrada irregulares, mas passam ao motorista informações importantes,
como o aumento das forças laterais e de tração. Esse comportamento se
baseia nos eixos com cinco braços e na direção eletromecânica, que são
excepcionalmente leves e criam a base para a dirigibilidade dinâmica e o
conforto de rodagem de primeira classe e, ao mesmo tempo, reduzem o
consumo de combustível. O motorista pode escolher entre cinco regulagens
– Dynamic, Efficiency, Comfort Automatic e Individual – incluídas no
sistema Audi Drive Select, que é equipamento de série.
Equipamentos de série e opcionais
O
A4 Avant Ambiente traz um pacote bastante completo de equipamentos de
série. Entre os destaques estão o Audi Drive Select, Audi Virtual
Cockpit, ar-condicionado automático, sistema start-stop, rodas de liga
leva aro 18, retrovisores externos eletricamente rebatíveis, sensor de
estacionamento traseiro, sistema MMI com navegação, Bluetooth e
smartphone integration, sensores de luz e chuva, ajuste elétrico do
banco do motorista, sistema de limpador de faróis e bancos esportivos de
couro.
Opcionalmente,
a perua pode contar com teto solar panorâmico e kit S Line, além dos
pacotes Assistance e Tech. O primeiro inclui os sistemas Audi Pre Sense
Rear, Audi Side Assist e a câmera de ré. Já o segundo reúne o Head-up
Display e o equipamento de som Bang & Olufsen 3D, com 19
alto-falantes.
Audi A4 Avant
Especificações técnicas
Motor: 2.0 TFSI ultra
Cilindros /cilindrada: 4 em linha, transversal/1.984 cm³
Potência: 190 cv entre 4.200 e 6.000 rpm
Torque máximo: 320 Nm entre 1.450 e 4.200 rpm
Tração: dianteira
Transmissão: S tronic, 7 velocidades, dupla embreagem
Peso: 1.460 kg
Comprimento: 4.725 mm
Largura: 1.842 mm
Altura: 1.434 mm
Distância entre-eixos: 2.820 mm
Tanque de combustível: 54 l
Porta-malas: 505 l
Aceleração 0-100 km/h: 7,5 s
Velocidade máxima: 238 km/h
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