Companhia participou do 6º Encontro de Resseguro do Rio de Janeiro, que reuniu os principais players do setor
A
Internet das Coisas está revolucionando drasticamente a maneira como as
empresas interagem com os clientes. E essa transformação também acontece
no mercado de seguros. Esse foi dos temas debatidos
no “6º Encontro de Resseguro do Rio de Janeiro”, que reuniu os
principais players do setor e apresentou novos modelos e processos
inovadores que prometem reduzir custos para seguradoras e consumidores.
No
painel “Vida Individual – Novas coberturas e ferramentas de subscrição”,
o Head Life & Health para a América Latina da Swiss Re, Charles
Lutz, destacou o impacto positivo da adoção de novas
tecnologias nos processos de subscrição. Segundo Lutz, a revolução
digital consolidada na internet das coisas, aparelhos móveis conectados e
análise de dados permitirão uma mudança sem precedentes na indústria de
seguros.
“Experimentamos
novos produtos, como o Magnum, uma ferramenta que nos permite realizar a
subscrição de forma mais ágil e precisa. Nele o corretor alimenta um
sistema instalado em um smartphone
ou tablet e durante a entrevista com o possível cliente já se tem a
resposta sobre a solicitação do seguro. É um processo automatizado que
reduz custos e aumenta a confiabilidade dos dados. Adotamos este modelo
na China e tivemos um aumento de 16% no número
de solicitações”, ressaltou o executivo.
Anteriormente,
a subscrição era realizada manualmente com o preenchimento de
formulários, envio de documentos e análises da seguradora em um processo
que demandava aproximadamente um mês. De
acordo com Lutz, com o avanço de tecnologias como o Mangnum será
possível realizar todo o procedimento de subscrição com entrevista,
análise do perfil e confirmação da apólice em um ambiente online e com
agilidade.
Já no
painel “O Futuro das Organizações”, Katia Miyaki, subscritora de riscos
de responsabilidade civil, mostrou como a utilização de
Big Data está ajudando a entender melhor o usuário,
possibilitando a criação de produtos mais adequados e atrativos a cada
tipo de cliente.
Katia
usou como exemplo a telemetria em automóveis que estão cada vez mais
conectados, permitindo com base no comportamento dos motoristas,
identificar o melhor modelo de seguro para o usuário.
Com esta tecnologia, é possível precificar melhor o serviço com as
informações coletadas, tornando o processo de sinistro mais rápido e
automatizado, além de reduzir fraudes.
Swiss Re
O Grupo
Swiss Re é líder no fornecimento por atacado de resseguro, seguro e
outras formas baseadas em seguros de transferência de risco. Lidando de
forma direta e por meio de corretores, sua
base global de clientes consiste em companhias seguradoras, corporações
de médio e grande porte e clientes do setor público. De produtos
padronizados a coberturas customizadas em todas as linhas de negócios, a
Swiss Re coloca à disposição sua solidez financeira,
sua experiência e poder de inovação para ´permitir a tomada de riscos,
condição imprescindível ao progresso empresarial e social. Fundada em
1863 em Zurique, na Suíça, a Swiss Re atende a clientes por meio de uma
rede de aproximadamente 70 escritórios localizados
ao redor do mundo, e possui a classificação "AA-" pela Standard &
Poor´s, "Aa3" pela Moody´s e "A+" pela A.M. Best. Ações nominativas no
holding Swiss Re Group, Swiss Re Ltd, são negociadas em conformidade com
a International Reporting Standard na SIX Swiss
Exchange e negociam sob o símbolo SREN. Para mais informações sobre o
Grupo Swiss Re, acesse:
www.swissre.com ou siga-nos no Twitter @SwissRe.
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