PATROCINADOR

27 outubro 2011

Campus Party e Prefeitura de Porto Alegre lançam desafio

“Como podemos tornar Porto Alegre uma cidade ainda mais inovadora?”
Campuseiros de todo o mundo podem responder e o vencedor leva 15 mil reais

A Campus Party, o maior acontecimento de tecnologia, inovação, criatividade e cultura digital do mundo, e a Prefeitura de Porto Alegre convidam a todos os campuseiros e o público em geral a repensar o espaço urbano brasileiro, mais especificamente a da capital dos gaúchos. Todos os finalistas do desafio irão apresentar seus projetos no V Congresso da Cidade de Porto Alegre, em dezembro.

“Como podemos tornar Porto Alegre uma cidade ainda mais inovadora?” essa é a pergunta do desafio, que tem como objetivo encontrar aplicações, tecnologias, metodologias e ideias inovadoras em cinco diferentes áreas – educação, saúde, trabalho e emprego, mobilidade urbana e desenvolvimento tecnológico –, e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos porto alegrenses. Os projetos devem ser enviados a partir de hoje até o dia 23 de novembro.

De acordo com o Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, é impossível pensar em uma cidade moderna sem o apoio das novas tecnologias e de eventos que permitam a concretização de inovações tecnológicas voltadas para o bem-estar do cidadão. “Eu não tenho dúvidas de que esta parceria com a Campus Party pode render novas ideias e propostas inovadoras para a nossa cidade”, afirmou.

Além dos campuseiros, o público em geral também poderá participar. O desafio está aberto para brasileiros e estrangeiros. Os interessados deverão acessar o site  http://campuse.ro/poain e realizar a sua inscrição. Todos os participantes deverão publicar os documentos solicitados, de cada projeto enviado, incluindo informações sobre o impacto gerado pela aplicação e detalhes técnicos, além de um resumo executivo.

O melhor projeto em cada uma das cinco categorias receberá um Mac Book. O grande vencedor será o melhor projeto entre os cinco já premiados e receberá R$ 15 mil. Todos os projetos serão apresentados durante o V Congresso da Cidade de Porto Alegre, que tem como objetivo discutir os grandes desafios e buscar de forma conjunta ações de planejamento e de cuidado com a cidade. 

O lançamento do desafio foi realizado nesta quarta-feira, 26, no estande da Prefeitura, no Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas. Além do Prefeito, o evento contou com a participação do secretário de Coordenação Política e Governança Local, Cezar Busatto, e do diretor geral da Futura Networks, Mario Teza.

* As fotos do evento estão disponíveis em: http://www.flickr.com/photos/campuspartybrasil

Inovação Aberta
Com 15 anos de experiência e realização da Campus Party em países da América Latina e Europa, a Futura Networks conquistou uma base com mais de 140 mil talentos especializados e criativos: os campuseiros. São usuários avançados de internet com um olhar diferente, tecnológico e multidisciplinar do mundo.

E é através do Futura Innovation que as organizações têm a possibilidade de contar com essas mais de 140 mil mentes talentosas e criativas para solucionar desafios de acordo com as suas necessidades, como ocorre neste desafio com a Prefeitura de Porto Alegre. Todos os desafios são publicados no Campus Labs, a plataforma de inovação aberta da Campus Party.

O conceito de inovação aberta, como é conhecido, é literalmente solucionar problemas “fora da caixa”, ou melhor dizendo, fora das empresas, como é a proposta do Futura Innovation: um desafio é lançado para ser solucionado por uma base de milhares de especialistas em tecnologia. A vantagem que as empresas têm em agregar novas ideias e visões é a aceleração do seu processo de inovação interno e do Time do Market, além da redução de tempo, custos e riscos dos processos de inovação.

Um exemplo prático aconteceu na Colômbia, quando o Ministério de Tecnologia da Informação e Comunicações propôs a criação de aplicativos para melhorar a relação do Governo em 12 diferentes setores. O resultado: 281 propostas recebidas, 165 aplicativos viáveis, sendo 37 de alta qualidade, dando uma alta gama de escolhas para o Governo Colombiano.

“Unimos Talento, Criamos Futuro. Esse é um dos lemas da Futura Networks com a realização da Campus Party. Agora, queremos estender isso não somente para o período da Campus Party, mas em novas esferas e também se fazer presente em outras épocas do ano”, afirma Mário Teza, diretor geral da Futura Networks. Para ele, a parceria com a Prefeitura já “é uma grande demonstração de que Porto Alegre está se tornando uma cidade ainda mais inovadora, pois irá utilizar um modelo emergente de inovação em que a cooperação de talentos externos tem um papel fundamental”.

Sobre a Campus Party
Criada na Espanha em 1997, a Campus Party transformou-se no maior acontecimento de tecnologia, inovação, criatividade e cultura digital do mundo. Os participantes mudam-se com seus computadores, malas e barracas para dentro de uma arena, onde se conectam a uma rede super veloz e convivem em torno de oficinas, palestras, conferências, competições e atividades de lazer. Em 2008, a Futura Networks, organizadora da Campus, iniciou o seu processo de internacionalização e o evento  ganhou edições no Brasil, Colômbia e México. Em 2011, a Campus Party comemora seus 15 anos e também passa a ser realizada no Equador.

26 outubro 2011

"O Gato de Botas" ganha vida com a tecnologia da HP

HP e DreamWorks colaboram para elevar a animação artística a novos níveis de qualidade


A HP anuncia hoje que a DreamWorks Animation SKG Inc. selecionou a tecnologia da HP para vencer novos limites da animação digital e produzir o filme mais avançado tecnologicamente da empresa até o momento, "O Gato de Botas", que será lançado nos cinemas dos Estados Unidos nesta sexta-feira, dia 28 de outubro. No Brasil, o lançamento do filme está programado para 9 de dezembro.

Como parte de um relacionamento tecnológico que começou com a HP em 2001, a DreamWorks implantou a Infraestrutura Convergente da HP em sua estrutura, ajudando a moldar o futuro da animação digital. Para fazer esses filmes ganharem vida, a DreamWorks Animation utiliza toda infraestrutura da HP, de estações de trabalho a produtos de rede, assim como recursos de renderização digital acessados por meio de nuvem.

A tecnologia da HP desempenhou um papel importante em muitos dos impressionantes filmes da DreamWorks, incluindo a série “Shrek”, “Como treinar o seu dragão”, “Kung Fu Panda” e “Kung Fu Panda 2”.

Para criar “O Gato de Botas”, os artistas usaram mais de 200 HP Z800 Workstations de alto desempenho, possibilitando uma execução sem falhas de tarefas criativas e detalhadas. As estações de trabalho ajudaram no projeto de tudo dentro do filme – do heróico Gato espadachim aos efeitos digitais, como tornados e paisagens com nuvens.
Para “O Gato de Botas”, a tecnologia HP ProLiant BL460 blade, geograficamente espalhada em cinco grupos de renderização nos Estados Unidos e Índia, forneceram o máximo da capacidade computacional em etapas fundamentais da produção. Os servidores blade capacitaram o volume sem precedente de 117 terabytes de dados e mais de 60 milhões de horas de renderização.

“Como em todos os nossos filmes, ‘O Gato de Botas’ exigiu sistemas poderosos para dar suporte às demandas digitais das nossas equipes de criação”, disse Ed Leonard, diretor de tecnologia da DreamWorks Animation SKG. “Saber que temos o suporte de nossos parceiros na HP nos permite deixar os nossos artistas livres das limitações técnicas, deixando-os focar na criação das mais poderosas experiências de computação gráfica em 3D”.

A DreamWorks escolheu as soluções de HP Networking incluindo switches HP 12508 e 5800, HP Networking Intelligent Management Center e HP Intelligent Resilient Framework para fornecer níveis melhorados de desempenho de rede ao mesmo tempo em que simplifica o gerenciamento nos ambientes de WAN/LAN 10G escalável do estúdio. Além disso, a DreamWorks usou o HP X9000 IBRIX Network Storage System como solução que pode escalar a capacidade de resposta para as exigências do estúdio enquanto permite crescimento futuro.

Para atender às exigências do filme, a DreamWorks implantou o HP Cloud Services, que elimina a necessidade de uma expansão de datacenter físico, que geralmente consome vários milhões de dólares. Oito milhões do total de 63 milhões de horas de renderização foram feitas usando o HP Cloud Services, que representou 45% das necessidades computacionais em nuvem do estúdio.
“A nossa colaboração de uma década com a DreamWorks desafiou a HP a desenvolver tecnologia que atendesse continuamente as necessidades de alto desempenho dos melhores animadores digitais do mundo”, disse Doug Oathout, vice-presidente de Infraestrutura Convergente da HP. “A HP trabalha com eficácia e como uma extensão para a melhoria da infraestrutura de estúdios de animação de primeira linha de Hollywood, fornecendo tecnologia de ponta para dar suporte às mentes mais criativas em filmes e animações”.

A tecnologia HP DreamColor foi utilizada no processo de produção do filme para fornecer impressões coloridas de alto nível do trabalho de desenvolvimento visual da equipe de criação. Esta tecnologia permitiu aos designers imprimir provas de cores precisas de imagens de referência fundamentais, como projetos de personagens, ambientes e momentos-chave da história.

Além do desenvolvimento conjunto da tecnologia HP DreamColor em impressoras da HP, a DreamWorks e a HP desenvolveram o Monitor HP DreamColor de bilhões de cores, que ultrapassa o desempenho de qualquer outro monitor LCD disponível, permitindo aos artistas obter consistência, profundidade e riqueza de cor.

A Infraestrutura Convergente HP é a base fundamental da Instant-On Enterprise. Em um mundo de conectividade contínua, empresas incorporam tecnologia em tudo o que fazem para atender clientes, funcionários, parceiros e cidadãos para tudo o que precisarem, instantaneamente.

O HP Discover, principal evento de clientes da empresa, será realizado de 29 de novembro a 1 de dezembro em Viena, na Áustria, e mostrará como as organizações podem iniciar suas jornadas como “Instant-On Enterprises”.

25 outubro 2011

Mad Science anima 13ª edição da Baby Bum

Cientistas malucos vão sortear um show para festa de aniversário durante o evento, que tem entrada gratuita 


Os cientistas malucos da Mad Science vão levar muita ciência e diversão para a Baby Bum – Feira Infantil - que chega a 13ª edição e acontece de 27 a 30 de outubro. A feira reúne cerca de 100 expositores, que apresentam produtos e serviços voltados para o público infantil.  A entrada no evento é gratuita.

Para dar um presentão aos que participarem do evento e visitarem o estande da Mad Science, a empresa vai sortear um Show Científico Especial. Para isso, é preciso preencher o cupom, cruzar os dedos e torcer!  O ganhador poderá escolher entre os shows: Brilhando no Escuro, Física Divertida e Brincando com Ar.

Durante todos os dias da feira, a Mad Science vai oferecer uma série de atividades, que unem educação, diversão e interatividade. No espaço “Aprontando Uma” a Mad Science vai se apresentar no dia 28 às 14h30; no dia 29 às 10h30 e 30 de outubro às 17h. Nas oficinas, as crianças aprendem como fazer geléca e ainda podem levar para casa o resultado de algumas experiências malucas.

Com a Mad Science, as festas infantis ficam mais animadas e educativas. A marca registrada dos cientistas malucos é a palavra "Watchatchá", que é falada toda vez que acontece algo fantástico, incrível, alucinante, maravilhoso, irado, super legal, enfim... Watchatchá.

Baby Bum – Feira infantilDatas: 27 a 30 de outubro
Horário: das 10h às 20h todos os dias
Av. Mofarrej, 1505 – Vila Nova Leopoldina
Espaço para amamentação e fraldário disponíveisTel: 5041-0090
Entrada gratuita 

24 outubro 2011

Eleições 2012: desafio digital

Eleições 2012: o desafio digital das campanhas eleitorais

Felipe Vaz, coordenador de mídias sociais da campanha de Marina Silva em 2010, discute marketing político na web no FMDS 2011

Nas últimas eleições presidenciais, um dos maiores destaques foi o rápido crescimento de Marina Silva nas campanhas. Ainda pouco conhecida pela maioria da população e com recursos limitados para a propaganda eleitoral, a candidata conseguiu engajar um grande número de eleitores, que não apenas apoiavam Marina, mas também disseminavam suas propostas nas redes sociais.

“As mídias sociais representaram a possibilidade de quebrar o monopólio de visibilidade das mídias clássicas. Marina conseguiu fazer uma excelente campanha apesar de ter muito menos recursos, não ser uma candidatada conhecida e contar com menos de um minuto e meio na TV e no rádio”, comenta Felipe Vaz, coordenador de mídias sociais da campanha de Marina Silva em 2010. O tema - marketing político na web – será apresentado por Felipe durante a 4ª edição do FMDS – Fórum de Mídias Digitais Digitais/Sociais, que acontece no início de dezembro, em Curitiba.

Vaz aponta que nas próximas eleições, além dos canais que foram utilizados pela campanha de Marina – como Twitter e Facebook –, será possível explorar redes que estão se popularizando cada dia mais, como o Foursquare e o LinkedIN. “Por serem campanhas municipais e, portanto, de menor escala, será viável explorar melhor a geolocalização do Foursquare e trabalhar nichos profissionais mais estreitos via LinkedIn, mas as estratégias vão variar para cada campanha.”

Pela regionalização, o especialista acredita que será difícil a mobilização massiva, mas que será possível – e interessante – aglutinar pequenos grupos em prol de determinadas causas, criando uma comunicação relevante e um relacionamento próximo com os eleitores de cada região. “É provável que as campanhas se aproximem muito mais de um corpo-a-corpo virtual, com a comunicação direta ganhando mais importância. Se isso de fato acontecer, aproximando eleitores e candidatos, será um enorme ganho para a democracia”, avalia.
Para Vaz, uma coisa é certa: cada vez mais o marketing digital estará ao centro das campanhas. Mas ele lembra que, acima de tudo, o foco nas mídias sociais é o relacionamento com o eleitor. “Quem tiver as propostas mais alinhadas com o público e souber conversar com as pessoas vai ganhar uma amplificação natural nas redes. O papel da equipe de mídia social deve ser instrumentalizar e alimentar esta militância”, aponta.

Segundo o especialista, esse foi um dos grandes segredos do sucesso de Marina nas redes sociais: em vez de impor uma visão centralizada da candidata, os eleitores foram ouvidos e suas ideias foram amplificadas por meio da campanha. “Nós fomos, antes de tudo, facilitadores e disseminadores dessas ideias. Muito do trabalho consistia em monitorar e distribuir para o público mais amplo as melhores ideias/memes/propostas surgidas nas próprias comunidades, por oposição ao modelo tradicional de haver um marqueteiro impondo tudo de cima pra baixo”, ressalta.

Bons candidatos
Mas, nas redes sociais, nada fica oculto. Assim como é grande a repercussão das propostas e ideias de um candidato, é também imensa a propagação de informações sobre ele, sejam qualidades ou defeitos.

“Boa parte da campanha política na web, mesmo com bons candidatos, é combater a mentira ou as interpretações erradas. Com a velocidade das redes, danos à imagem podem ser amplificados muito rapidamente e causar estragos consideráveis, mas eu vejo as redes como instrumentos de transparência. Elas vão sempre beneficiar mais os candidatos que não têm ‘grandes vulnerabilidades’ para serem explorados pelos adversários”, comenta Vaz.

Para atuar com eficiência com campanhas políticas na web e em mídias sociais, Felipe Vaz cita algumas características fundamentais aos profissionais: capacidade de diálogo e mobilização de pessoas; conhecimento das linguagens específicas de cada público e cada rede; interesse em se envolver diretamente e acreditar na campanha.

“Eu jamais poderia ter feito a campanha para a Marina, sobretudo com o nível de envolvimento que eu e meu time tivemos, se não acreditássemos nela como a melhor opção para o Brasil na ocasião.  É inevitável conversar com pessoas, usar perfis reais, dar a cara a tapa.”

Serviço
Marketing político na web é um dos temas que será discutido na 4ª edição do FMDS – Fórum de Mídias Digitais/ Sociais, que acontece em Curitiba, nos dias 6 e 7 de dezembro. Felipe Vaz participa de painel sobre o tema, com a advogada Patrícia Peck, que abordarás as questões legais do marketing digital.

Mais informações e inscrições: www.fmds.com.br

21 outubro 2011

Instituto Beto Carrero recebe uma tonelada de material escolar

Itens foram arrecadados através da Campanha ABC da Diversão



Uma infinidade de cadernos, estojos, canetas, canetinhas, pastinhas, borrachas, apontadores, colas, massinhas e lápis de colorir alegraram as crianças do Instituto Beto Carrero na última quarta (19). O material foi arrecadado através de uma campanha promovida pelo Beto Carrero World em escolas de várias cidades catarinenses.

Entre os meses de maio e setembro foram distribuídos bônus que garantiam desconto no passaporte para crianças e jovens, de até 18 anos, que doaram itens escolares em visita ao Parque. A Campanha ABC da Diversão recebeu a colaboração de colégios de municípios da grande Florianópolis, Vale e Alto Vale do Itajaí e Litoral Norte do Estado.

Nosso objetivo era promover uma campanha de cunho social para ajudar as crianças do Instituto. Apresentamos a proposta nas escolas e elas abriram as portas para nos receber e apoiar nesta ação", afirma a coordenadora da Campanha, Vivian Brand. 

Pelo menos uma tonelada de material escolar será distribuída para as crianças. Roseane de Souza, coordenadora do Instituto Beto Carrero, afirma que o material já está sendo dividido em kits que serão entregues no próximo Natal e que deverão ser aproveitados pelos estudantes já no próximo ano letivo.

De acordo com a coordenadora, as próprias crianças estão ajudando a separar cada item por tamanho, idade e gênero de quem irá recebê-lo. Enquanto isso uma professora se encarrega de produzir adereços que irão enfeitar o pacote que será entregue às turmas da creche, da aula de arte marcial e do Circo Escola.

20 outubro 2011

Campus Party realiza primeira edição no Equador

Até domingo, 2 mil campuseiros terão mais de 215 horas de palestras e conteúdo interativo. Primeiro cyborg do mundo estará presente.

O maior acontecimento de tecnologia, inovação, criatividade e cultura digital do mundo expande cada vez mais suas fronteiras. Depois de ser criada na Espanha, chegou ao Brasil, México, Colômbia e, desta vez, a Campus Party realiza sua primeira edição no Equador, na capital Quito.

O evento terá duração de cinco dias e contará com a participação de 2 mil campuseiros e 15 grandes palestrantes nacionais e internacionais. Serão mais de 215 horas de palestras, conteúdo interativo e competições, compartilhando conhecimentos e experiências sobre diversos temas, como mídia social, biomedicina, teleinformática, robótica, software livre e desenvolvimento. A CP Quito contará também com a área de Batismo Digital, onde 1,5, mil pessoas terão seu primeiro contato com a Internet.

Conheça os destaques da Campus Party Quito 2011, que podem ser acompanhados ao vivo pelo link www.live.campus-party.org:

Kevin Mitnick (EUA) – Brincando com a segurança
Quinta, 20 – 12h às 13h30
Kevin Mitnick é um dos mais famosos ex-hackers, com mais de 25 anos de experiência no mundo da segurança na informática. Em sua visita, compartilhará suas experiências e conhecimentos com todos os campuseiros.

Polkan Garcia (Colômbia) – IPv6, Aqui e Agora!
Quinta, 20 – 19h às 20h
O Diretor de Inovação da Futura Networks, Polkan García, falará dos desafios da implementação do IPv6, o novo protolo padrão da Internet e as novas oportunidades para os desenvolvedores de software, que terão um novo universo de trabalho.

Neil Harbisson (Reino Unido e Espanha)
Sexta, 21 – 12h às 13h
Neil Harbisson é um artista visual e presidente da Fundação Cyborg. Em 2004, se tornou a primeira pessoa reconhecida como ciborgue por um governo. Harbisson tem acromatopsia, uma condição que desde o nascimento o obrigou a ver o mundo em preto e branco. Desde os 20 anos, tem instalado um olho eletrônico chamado eyeborg, que permite ao artista escutar as cores! Em 2010, inaugurou a Fundação Cyborg, uma organização internacional para ajudar os seres humanos a converterem-se em cyborgs e defender os direitos dos cyborgs.

Resfriamento por LN2 (Nitrogênio Líquido)
Sexta, 21 – 19h às 20h
Uma demonstração do processo químico será realizada por um especialista. Ele mostrará a diferença entre o resfriamento líquido e o por LN2, levando o overclock a outro nível!

Eduardo Arcos (Equador)
Sábado, 22 – 12h às 13h
Eduardo Arcos, equatoriano e cidadão do mundo, é fanático por Internet, desenho, música, cinema, fotografia e pelas redes e interações sociais por meio da tecnologia. Tem mais de 15 anos de experiência. Em 2002, seu blog se transformou em ALT1040 e atualmente administra toda uma rede de blogs temáticos conhecida como Hipertextual. @earcos viajará da Bélgica para o Equador para compartilhar seus conhecimentos com todos os campuseiros.

Andreu Veà (Espanha) – Internet e a evolução da comunicação
Sábado, 22 – 19h às 20h
Na Campus Party Quito, Andreu Veà (que estará no Brasil em 2012) contará os resultados de sua pesquisa, que revelam uma história totalmente desconhecida sobre as origens da Internet. Sua visão promete quebrar mitos e falsas histórias da rede de uma forma muito simples, com testemunhos diretos de mais de 350 pioneiros, destacando os quatro pais da Internet. Além disso, trará a metodologia de trabalho WiWiW para registrar as vozes dos pioneiros da Internet no Equador, as pessoas que realizaram a primeira conexão e que permitiram que o país tivesse acesso direto à rede.

Campus Live
Todos os eventos podem ser vistos ao vivo por streaming no endereço: www.live.campus-party.org
Consulte também a agenda: http://www.campus-party.com.ec/2011/agenda-general.html. O vídeo da inauguração da CP Quito está disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=2yvhNomihGQ.

Acompanhe!

Sobre a Campus Party
Criada na Espanha em 1997, a Campus Party transformou-se no maior acontecimento de tecnologia, inovação, criatividade e cultura digital do mundo. Os participantes mudam-se com seus computadores, malas e barracas para dentro de uma arena, onde se conectam a uma rede super veloz e convivem em torno de oficinas, palestras, conferências, competições e atividades de lazer. Em 2008, a Futura Networks, organizadora da Campus, iniciou o seu processo de internacionalização e o evento  ganhou edições no Brasil, Colômbia e México. Em 2011, a Campus Party comemora seus 15 anos e também passa a ser realizada no Equador. Em 2012 e desde a primeira edição, a Campus Party Brasil conta com o patrocínio da Telefônica/Vivo.

Beto Carrero World é eleito o Melhor Parque Temático do Brasil

Parque recebe reconhecimento através do prêmio O melhor de Viagem e Turismo


Mais de 700 pessoas reuniram-se ontem (19) no Morro da Urca, cidade do Rio de Janeiro (RJ), para conhecer os vencedores do Prêmio O Melhor de Viagem e Turismo - A Escolha do Leitor. Foram 3 meses de intensas pesquisas com leitores e internautas e que elegeram Beto Carrero World como o Melhor Parque Temático do Brasil.

No ano em que completa 20 anos, o Mundo Mágico de Beto Carrero World recebe o seu melhor presente: o reconhecimento do seu público. Geninho Goes e Hugo Loth, Diretores do Parque, receberam o disputado troféu das mãos de Gabriela Aguerre, Diretora de Redação da revista Viagem e Turismo. Beach Park, Hopi Hari, Hot Park, Wet'n Wild também estavam na disputa pela mesma categoria.

"Como Diretor de Marketing acredito que receber um prêmio como melhor Parque nos impulsiona a manter a qualidade em tudo que fazemos e melhorar ainda mais a cada dia. O melhor Marketing é a opinião e satisfação de quem nos visita e se eles dizem que somos os melhores, quem vai contestar? Ser considerado o melhor é um prêmio, manter-se o melhor é o nosso desafio diário", afirmou Geninho Goes.

As alegrias não pararam por aí. Mais uma vez o Estado de Santa Catarina foi eleito o melhor destino turístico do Brasil, premiação conquistada pelo 5º ano consecutivo. O governador Raimundo Colombo compareceu à cerimônia para receber o Prêmio. O Fazzenda Park Hotel, de Gaspar (SC), também foi premiado pela categoria Melhor Hotel Fazenda garantindo uma noite de muito prestígio para os catarinenses.

"É o reconhecimento pelo nosso jeito de ser, de viver, conviver e bem receber do catarinense e isso tem uma forma especial. Não são apenas as belezas naturais, estrutura construída, mas sim as pessoas que fazem enorme diferença e, por isso, somos pelo 5º ano o melhor destino turístico do País. É o conjunto de tudo, mas sobretudo são as pessoas. E isso pra nós tem uma força especial, nos faz encantadores", declarou emocionado o governador Raimundo Colombo.

Colombo ainda afirmou que o Beto Carrero World é um ícone do turismo no Estado, uma referência que fortalece Santa Catarina. "É um dos principais destinos, que se desenvolveu muito. Foi bem implantado pelo seu criador, o Beto, e hoje o sucessor Alex Murad e sua equipe continuam este trabalho. Alegra toda Santa Catarina ver o Parque ser premiado. Do fundo do coração, o Beto Carrero merece, o Parque merece", reforçou.

"Meu pai já sonhava com este prêmio e eu como herdeiro deste sonho reuni uma equipe que todos os dias trabalha com um único propósito: Fazer deste empreendimento o melhor do País. Somos movidos pelo sorriso e satisfação de nossos visitantes e hoje através deste prêmio confirma-se que estamos no caminho certo. Obrigado a todos que fazem parte deste sonho!" destacou  o presidente do Parque, Alex Murad.

A 11ª edição premiou 33 categorias, que foram disputadas por 164 finalistas. O evento teve a apresentação do ator e humorista Márcio Ballas, do programa É tudo Improviso, exibido pela TV Bandeirantes. Pequenos intervalos de descontração e riso garantiram momentos agradáveis à noite.

Um retrato do turista brasileiro


Ao apresentar as preferências dos consumidores de serviços turísticos do país o Prêmio aponta as principais tendências do setor. O Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) participou da eleição pela primeira vez e foi responsável pelo desenvolvimento da metodologia de votação e contagem dos votos garantindo resultados mais precisos do que nas edições anteriores.

O processo de premiação levou em conta diversas questões, como os fatores que mais pesam na hora de decidir para onde viajar, o deslocamento até o destino, critérios de escolha de hospedagem, roteiros de passagem, entre outros. Para chegar aos finalistas, a pesquisa foi feita em duas fases.

A primeira etapa da pesquisa debruçou-se sobre os hábitos de viagem do leitor para compor um amplo retrato do turista brasileiro. O Ibope levantou e tabelou dados de frequência de viagem, tipos de destinos favoritos, quem são os acompanhantes nas viagens, as fontes que o turista usa para planejar as férias, entre tantas outras informações. Os candidatos que tiveram uma votação expressiva desta fase inicial foram definidos finalistas.

No segundo turno, os classificados receberam notas em vários atributos. Pediu-se ao leitor que só avaliasse as opções que realmente conhecesse. Deste modo os votos de recall perderam espaço para menções de quem realmente testou e aprovou os serviços e que tinha conhecimento de causa para indicar seus favoritos. A melhor média, considerando-se também a importância desses atributos, definiu os campeões.