O Zimplay reúne centenas de jogos dos mais
diferentes gêneros, criados por desenvolvedores do mundo todo, especialmente do
Brasil.
A Websolute,
novo provedor de serviços de internet, apresenta ao mercado o Zimplay, um novo
portal gratuito para distribuição de jogos, criado em parceria com as
empresas Trixter e Sempre Reiventando. Diferente dos demais, o site zimplay.com
funciona como uma espécie de “YouTube” de games, onde desenvolvedores do
mundo todo disponibilizam jogos para os usuários e podem receber visitas
diárias de todas as idades e de diversos países. O desenvolvedor ganha,
portanto, um portfolio virtual, podendo utilizá-lo, também, como uma forma de
divulgar versões online de seus jogos disponíveis na AppleStore e Google Play,
por exemplo.
Lançado em Março deste ano, o portal reúne atualmente mais de 300
jogos de ação, aventura, esporte, corrida, educação, estratégia, entre
outros. Os games são totalmente online e gratuitos, sem a necessidade de
download. O Zimplay tem como principal objetivo a postagem de jogos casuais
para navegadores web, porém, abriga uma parcela destes também para
usuários de dispositivos móveis.
Desde o seu lançamento, o portal já recebeu milhares de acessos e
muitos de seus games já foram jogados mais de 10 mil vezes. O
site possui, também, uma Fan Page no Facebook,
que facilita a comunicação da comunidade, com a interatividade nativa das redes
sociais.
Segundo André
Martins, Diretor de Tecnologia da Trixter, a ideia é
valorizar a profissão emergente e o talento de jovens desenvolvedores de games
independentes ou até mesmo de estúdios estabelecidos e, desta forma,
ajudá-los a divulgar o seu trabalho. “Hoje já temos um portal de jogos
eletrônicos totalmente democrático, onde pessoas de qualquer lugar do mundo
encontram diversão para todos os gostos.”
Segundo André,
o portal dispõe de estatísticas sobre o perfil do usuário e suas preferências
pelos games. “Sabemos, por exemplo, quantas vezes o mesmo usuário disputou um
determinado jogo, quais outros ele também já testou, e isso nos permite
direcionar a oferta de jogos de acordo com a preferência de cada visitante do
portal.” A divulgação do portal segue rigorosos padrões de análise,
fundamentados em estatísticas e métricas, utilizando as dinâmicas das redes
sociais e as preferências dos jogadores de diversas partes do mundo, para
atingir uma maior quantidade de pessoas.
“As pessoas que desenvolvem jogos para Web sentem forte necessidade de
feedback, e nada melhor para isto do que um portal aberto a milhões de usuários
e com canais adequados para receber críticas, sugestões, elogios etc...”,
avalia Luis Gustavo Schedel, Diretor da Websolute.