PATROCINADOR

02 setembro 2013

A inevitável regulamentação do trabalho em casa

Por Luiz Aurélio Baptista, Diretor de RH da Dígitro Tecnologia


Há alguns anos participamos da elaboração de uma reivindicação junto ao Ministério do Trabalho. Se atendida, poderia gerar enormes benefícios sociais e ao mesmo tempo facilitar a operação de vários setores; dentre eles, as empresas que atuam na área de telecomunicações, especialmente as prestadoras de serviços (call centers etc.). Trata-se da regulamentação do trabalho à distância ou trabalho em casa.

Essa discussão se faz urgente não somente pela segurança jurídica das empresas, mas também pelos inúmeros ganhos que ela poderá gerar para os negócios, os trabalhadores e para a economia. No caso brasileiro, o grande desafio será provar, na área trabalhista, que a mesma tecnologia que viabiliza a realização de atividades remotas, de forma eficiente, também garante o controle de direitos e deveres entre as partes, além, é claro, do conforto adicional proporcionado ao trabalhador.

Vamos tomar como exemplo os call centers de atendimento. Em muitos casos, parte ou totalidade dos funcionários poderia trabalhar em casa, através de terminais remotos, com algumas prevenções acústicas, pois o controle e a avaliação de produtividade dessas atividades, certamente, não se dão pela simples supervisão física e visual.

Se é um negócio bom para os dois lados, por que, então, algumas empresas não adotam essa modalidade, evitando os transtornos e perda de tempo com deslocamento e acomodação de funcionários, investimentos em estrutura física etc.?

E mais, por que os próprios funcionários, através de seus respectivos órgãos de representação, não se mobilizam para encontrar meios de usufruir dos confortos gerados por essas novas tecnologias? A falta de clareza jurídica ajuda a explicar o impasse.

De fato, como controlar a jornada de trabalho e oferecer as provas a serem utilizadas pela empresa para demonstrar o cumprimento das obrigações; ou pelo empregado, para evidenciar o contrário? Como estabelecer limites para a atuação profissional e impedir que o trabalho em casa se transforme em constante estado de "sobreaviso"?

É importante observar que essas questões, na essência, são exatamente as mesmas enfrentadas no passado, quando empregados e empregadores adotaram o "relógio de ponto". Guardadas as diferenças de ambiente, hoje, o ponto eletrônico, mesmo incorporado a um simples terminal de telefone, já é uma realidade consolidada e pode, mediante o desenvolvimento de tecnologias específicas de segurança (para ambos os envolvidos), ser utilizado à distância para "controlar" o trabalho no próprio domicílio.

Outras tecnologias também poderão surgir para garantir, por exemplo, que o ramal instalado na casa do empregado (para o desenvolvimento específico de suas atividades funcionais) somente se torne operacional em períodos previamente determinados, como em caso de plantão ou sobreaviso, garantindo o descanso e a tranquilidade do lar.

Ressalte-se que essas novas abordagens impactarão, inclusive, nas discussões sobre a Política de Salário Mínimo. Verificamos que, num país tão grande como o Brasil, onde as diferenças econômicas regionais são significativas, torna-se cada vez mais complexa a lógica da correção.

Se consideradas as novas facilidades tecnológicas, o trabalho em casa poderia ser uma forma criativa de se fazer o salário mínimo render mais. Ele possibilitaria um substancial aumento de renda para milhares de trabalhadores com a significativa redução dos custos de transporte, que, de acordo com o DIEESE, representa 12% dos gastos de uma família de baixa renda.

Haveria também economia com o vestuário, que representa, em média, 4% do salário, segundo o DIEESE, e um ganho de 4% com a abolição da alimentação fora de casa. O trabalhador poderia aproveitar melhor o tempo gasto no deslocamento até o local de serviço para lazer, educação dos filhos, aperfeiçoamento profissional, ou mesmo para melhorar a renda familiar. Numa cidade como São Paulo, esse tempo muitas vezes ultrapassa quatro horas por dia.

Existe também a possibilidade das empresas repassarem ao trabalhador parte dos cerca de 30% de ganhos que teriam com a redução de seus investimentos e custos operacionais (instalações físicas, energia, água, apoio administrativo etc.). O que se percebe, em resumo, é que a transformação dos métodos tradicionais de trabalho; mais do que um diferencial competitivo, é uma necessidade social, capaz de permitir economia às empresas e ganhos aos empregados (melhor qualidade de vida, trabalho e remuneração).

Se inúmeras empresas já 'arriscam' a adoção dessa sistemática, fica a indagação: Quanto tempo levará e qual o montante de recursos será perdido em função da espera já tradicional quando se trata de atualizações na área jurídica? Pois é certo que um dia esse tema ganhará a devida prioridade no âmbito do Ministério do Trabalho. Trata-se de um processo inevitável de flexibilização!
Gianmaria Bruni e Giancarlo Fisichella levaram a melhor sobre o Aston Martin de Darren Turner e Stefan Mucke. Na LMGTE-Am, Stuart Hall e Jamie Campbell-Walter foram os vencedores


Os italianos Gianmaria Bruni e Giancarlo Fisichella venceram a categoria LMGTE-Pro da Le Mans 6 Horas de São Paulo, quarta etapa do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC, disputada na tarde deste domingo (1º), no autódromo de Interlagos, na capital paulista.

A dupla, que pilotou uma Ferrari 458 Itália preparada pela equipe AF Course, foi melhor na disputa com o Aston Martin Vantage V8 de Darren Turner e Stefan Mucke, chegando a apenas 1s401 a frente dos segundos colocados. O pódio foi completado por Jörg Bergmeister e Patrick Pilet, terceiros melhores da categoria com um Porsche 911 RSR.

Bruni descreveu a corrida e lembrou do dinamarquês Alan Simonsen, morto em um acidente nas 24 Horas de Le Mans. "Foi uma corrida muito disputada, para quem assistiu foi muito interessante desde o começo. Largamos na quinta colocação e estávamos na liderança já na quarta volta. Depois disso sofremos pressão e fizemos todas as voltas em ritmo de classificação. Infelizmente perdemos o outro carro da equipe, mas a vitória veio e em boa hora, pois eu estive triste após Le Mans. Por isso além de dedicar a nossa vitória a todos de Maranello, dedico principalmente ao nosso falecido colega, Simonsen", disse o piloto.

Fisichella elogiou o trabalho realizado por Bruni e lembrou a disputa limpa que teve com os segundos colocados durante a corrida. "A diferença no treino de classificação foi mínima, sabíamos que o nosso ritmo de corrida era muito forte e o nosso consumo de combustível nos daria vantagem. Gini fez um belo trabalho, nossos mecânicos foram rápidos e só posso agradecer a Ferrari, o nosso time AF Corse e os pilotos da Aston Martin por terem sido limpos e corretos na batalha conosco", concluiu Fisichella.

A corrida da LMGTE-Pro teve ainda dois acidentes. O primeiro, ainda na parte inicial da prova, envolveu a Ferrari 458 Itália de Kamui Kobayashi e Toni Vilander, que pegou fogo na pista durante o turno de pilotagem do finlandês, obrigando a entrada do Safety Car. Já o brasileiro Bruno Senna, que dividiu a pilotagem de um Aston Martin Vantage V8 com Rob Bell, abandonou a corrida após receber um toque na volta 61.

Na categoria LMGTE-Am, a vitória ficou com Stuart Hall e Jamie Campbell-Walter. Os pilotos da Aston Martin chegaram com 45 segundos de frente para os segundos colocados Vicente Potolicchio, Rui Aguas e Davide Rigon, com uma Ferrari. Christian Ried, Gianluca Roda e Paolo Ruberti terminaram em terceiro lugar com uma Porsche 911 RSR.

"Acabei ficando uma volta atrás dos meus concorrentes por uma curva quando o carro de segurança apareceu. Depois continuei acelerando, estava forte quando o nosso outro carro teve problemas e assumimos a liderança. Dedico nossa vitória ao nosso companheiro falecido, mas temos que erguer a cabeça, continuar e deixar o que aconteceu para trás. A equipe foi ótima nas paradas de box e só posso agradecer. Agora vamos para Austin", disse Campbell-Walter após a prova.

Fernando Rees, que dividiu a pilotagem de um Chevrolet Corvette com os franceses Patrick Bornahauser e Julien Canal terminaram na sexta posição da categoria LMGTE-Am, e na 19ª colocação geral. Por este motivo, o piloto da equipe Larbre Competition ganhou um prêmio especial. O de melhor brasileiro na Le Mans 6 Horas de São Paulo, que lhe rendeu um troféu, entregue pelas mãos do campeão de Emerson Fittipaldi.

A próxima etapa do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC será a 6 Horas de Austin, que acontece entre os dias 20 e 22 de setembro, no Circuit of the Americas, nos Estados Unidos.

Veja a classificação final das categorias LMGTE-Pro e LMGTE-Am da Le Mans 6 Horas de São Paulo:

LMGTE-Pro:
1- Gianmaria Bruni/Giancarlo Fisichella (Ferrari F458 Italia/LMGTE-Pro) - 212 voltas
2- Stefan Mucke/Darren Turner (Aston Martin Vantage V8/LMGTE-Pro) - a 1s401
3- Jörg Bergmeister/Patrick Pilet (Porsche 911 RSR/LMGTE-Pro) - a 2 voltas
4- Marc Lieb/Richard Lietz (Porsche 911 RSR/LMGTE-Pro) - a 3 voltas
5- Paul Dalla Lana/Pedro Lamy/Richie Stanaway (Aston Martin Vantage V8/LMGTE-Pro) - a 26 voltas
6- Bruno Senna/Rob Bell (Aston Martin Vantage V8/LMGTE-Pro) - a 151 voltas
7- Kamui Kobayashi/Toni Vilander (Ferrari F458 Italia/LMGTE-Pro) - a 161 voltas

LMGTE-Am:
1- Stuart Hall/Jamie Campbell-Walter (Aston Martin Vantage V8/LMGTE-Am) - 208 voltas
2- Vicente Potolicchio/Rui Aguas/Davide Rigon (Ferrari F458 Italia/LMGTE-Am) - a 45s690
3- Christian Ried/Gianluca Roda/Paolo Ruberti (Porsche 911 GT3 RSR/LMGTE-Am) - a 1 volta
4- Raymond Narac/Jean-Karl Vernay/Christophe Bourret (Porsche 911 GT3 RSR/LMGTE-Am) - a 1 volta
5- Tracy Krohn/Nicolas Jönsson/Maurizio Mediani (Ferrari F458 Italia/LMGTE-Am) - a 5 voltas
6- Patrick Borhauser/Julien Canal/Fernando Rees (Chevrolet Corvette CX6-ZR1/LMGTE-Am) - a 14 voltas
7- Christoffer Nygaard/Kristian Poulsen/Nicki Thiim (Aston Martin Vantage V8/LMGTE-Am) - a 46 voltas
8- Jack Gerber/Matt Griffin/Marco Cioci (Ferrari F458 Italia/LMGTE-Am) - a 134 voltas

Lufthansa passa a contar com uma lounge exclusiva para passageiros First Class e portadores do cartão HON em Guarulhos

A partir de agora, os clientes Lufthansa e da SWISS que voam First Class ou possuem o cartão Miles & More na categoria HON contam com uma lounge exclusiva no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Com capacidade para 60 pessoas, a nova lounge conta com recepcionistas habitlitadas para falar em inglês e alemão, revistas e jornais (também em inglês e alemão, além do português), wi-fi, televisores e tablets à disposição.
Na área da lounge, os passageiros das duas companhias aéreas dispõem de uma sala de estar, uma área de bistrô, um bar, um espaço mais silencioso com confortáveis poltronas para o descanso e um local para quem deseja aproveitar o tempo trabalhando. Um serviço de alimentos e bebidas vai disponibilizar vinhos, drinques, cerveja, refrigerante, café e chá. Mais sanduíches, petiscos, queijos, frutas e sobremesas.
A nova lounge tem 210 metros quadrados e fica piso superior da área de embarque internacional no Terminal 2. Cada passageiro tem direito a levar um acompanhante. A rede de lounges Lufthansa é uma das maiores do mundo – 60 lounges Lufthansa e cerca de 900 lounges da Star Alliance e das empresas aéreas parceiras convidam os passageiros a ficar, relaxar e se sentir bem.
A companhia não para de investir para garantir comodidade e conforto aos passageiros First Class e já foi reconhecida pela qualidade dos serviços oferecidos pelo Skytrax, o Oscar da aviação mundial. Desde maio deste ano, por exemplo, introduziu uma série de mimos a bordo. De menus criativos servidos em louça e talheres sofisticados até pratos especiais, elaborados por chef premiados, no Culinary Delights, e mais, serviço de caviar e outros detalhes.
No Brasil, a companhia introduziu no começo deste ano o Personal Assistance, serviço que garante aos passageiros First Class da Lufthansa inúmeras facilidades tanto no embarque no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, quanto no desembarque. Trata-se de um projeto global já em funcionamento em Buenos Aires, México e Bogotá, entre outros, que visa complementar o serviço premium, atualmente oferecido a bordo e em terra nos hubs da companhia na Europa. 

A Lufthansa voa diariamente de São Paulo para Munique e para Frankfurt. A Swiss voa todos os dias do Aeroporto de Guarulhos para Zurique. Além disso, a Lufthansa tem voos diários a partir do Rio de Janeiro para Frankfurt. Ao todo, são 32 passageiros por dia na First Class, pois são apenas oito lugares em cada aeronave. Mais informações em www.lufthansa.com

Rock in Rio: Orquestra Sinfônica Brasileira faz abertura especial do palco Mundo

Concerto surpreenderá o público com arranjos de Metallica, Guns N’Roses, Queen, Beatles, Iron Maiden e Coldplay


A Orquestra Sinfônica Brasileira será a primeira atração a se apresentar no Palco Mundo, no Rock in Rio 2013, dia 13 de setembro — primeiro dia do festival. Uma apresentação especial, regida pelo maestro Roberto Minczuk e preparada especialmente para o evento, terá a participação de 62 músicos, além de uma banda composta por baterista, baixista e guitarrista.

O programa surpreenderá a plateia. Terá, além de peças de Bethoven e Villa Lobos, músicas que serão facilmente reconhecidas pelo público como "Help", dos Beatles; "Satisfaction", dos Rolling Stones; "Every Breath You Take", do The Police; "Love of my life" e "Bohemian Raphsody", do Queen; "Master of Puppets", Metallica; e "Jump", de Van Halen, além das nacionais "Pro Dia Nascer feliz", de Cazuza; "Pintura Íntima", do Kid Abelha; e "Lança Perfume", de Rita Lee.

O efetivo orquestral que tocará no Rock in Rio, das 17h às 17h30, é composto por 10 violinos, oito segundos violinos, sete violas, seis violoncelos, cinco contrabaixos, três flautas, dois oboés, três clarinetes, dois fagotes, quatro trompas, três trompetes, três trombones, uma tuba, uma harpa, tímpanos e dois percussionistas.

O programa:

Beethoven - Sinfonia nº 5 em Dó menor, Op. 67 (Apenas o 1º movimento)
Allegro con brio
Beethoven - Sinfonia nº 7 em Lá maior, Op. 92 (Apenas o 4º movimento).
IV. Allegro con brio
Villa-Lobos - Bachianas Brasileiras nº4 (Apenas o 3º Movimento)
III. Aria (cantiga) - Arranjo. Nelson Ayres

Eduardo Soute Neto - Suite do Rock
- Help
- Satisfaction
- Every breath you take
- Tempos modernos
- Pintura íntima
- Lança perfume
- Love of my life
- Eleonor Rigby
- Será
- Loosing my religion
- Sunday bloody sunday
- Sweet child of mine
- Pro dia nascer feliz
- Rock in Rio Theme

Nelson Ayres - Rock in Tails
- Strauss, R - Assim Falou Zarathustra
- Survivor - Eye of the Tiger
- Van Halen - Jump
- Metallica - Master of Puppets
- Queen - Bohemian Raphsody
- Cold Play - Viva la Vida
- Iron Maiden - Fear of the Dark

Sobre o Rock in Rio

O Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento do mundo, contando com 12 edições realizadas no Brasil (1985, 1991, 2001 e 2011), Portugal (2004, 2006, 2008, 2010 e 2012) e Espanha (2008, 2010 e 2012). O festival reuniu 6.511.300 de espectadores, que aplaudiram ao vivo, 968 artistas que passaram pelo evento. Foram mais de 980 horas de música, com transmissão para mais de 1 bilhão de telespectadores, em 200 países pela TV e pela internet.

O Rock in Rio também coleciona recordes nas redes sociais, na categoria de festivais de música. Em 2011, o evento foi Trending Topics do Twitter em 13 países.

Utilizando a música como linguagem universal, que une as pessoas em todo o mundo, o Rock in Rio é um veículo de comunicação de emoções e causas socioambientais. Um de seus pilares de comunicação é o projeto social Por Um Mundo Melhor. Criado em 2001, no Rio de Janeiro, o projeto já beneficiou milhares de pessoas, no Brasil, em Portugal, na Espanha e em diversos outros países, a partir dos investimentos provenientes da venda de ingressos do evento e das ações promovidas com seus parceiros, que somam US$16,6 milhões. Entre as ações desenvolvidas estão a plantação de 119 mil árvores; a construção de uma escola na Tanzânia e de um centro de saúde no Maranhão. O Rock in Rio também formou 3.200 jovens no ensino fundamental, no Rio de Janeiro; colocou 760 painéis solares em escolas de Portugal; montou 14 salas sensoriais em ONGs para atender crianças com deficiências mentais e visuais, dentre muitas outras iniciativas. Em 2011, as ações do projeto "Por Um Mundo Melhor" tiveram como mote principal a música como alicerce na formação dos jovens. 

Através da mobilização da população e de seus parceiros, foram doados 2.200 instrumentos musicais para mais de 150 ONG’s de todo o Brasil que trabalham a música como ferramenta de educação; 10 salas de música instaladas em escolas da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e formação de 30 professores a partir da metodologia "O Passo"; e 40 jovens foram formados em assistentes de luthier (profissionais especializados na confecção e manutenção de instrumentos musicais).

Além disso, desde 2006, o Rock in Rio se compromete a compensar 100% das emissões de CO2 do evento —processo auditado por uma consultoria externa — e a implementar um amplo plano de gestão de resíduos, além de ter investido num plano de redução de emissões, que incluiu um plano de sustentabilidade para a organização, patrocinadores e fornecedores, o qual é aperfeiçoado a cada edição e utilizado até hoje em todos os países onde é realizado, e um prêmio que pretende distinguir os parceiros com uma atitude mais sustentável no Rock in Rio.

O evento, que chega à 13ª edição, tem início na sexta-feira 13 de setembro de 2013 e segue pelos dias 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2013, na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro, (Parque dos Atletas - Av. Salvador Allende, s/n), uma área de 150 mil m2.

HP renova com a Ericsson para migrar serviços de desktop da empresa para a nuvem

Solução de TI com base em nuvem permitirá que funcionários da Ericsson acessem aplicativos e documentos da empresa de qualquer dispositivo

A HP Enterprise Services estende por mais três anos o seu contrato de serviços com a Ericsson, o principal fornecedor de tecnologia e serviços para operadoras de telecomunicações do mundo. Neste período, as empresas irão focar na transformação do ambiente de TI da Ericsson para que se adapte às suas futuras necessidades de negócios.

A HP irá migrar os serviços de desktop da Ericsson para um modelo de desktop como serviço, usando o HP Workplace360 com o HP Client Virtualization. Uma vez concluída a migração, a maior parte dos funcionários da Ericsson será capaz de usar qualquer dispositivo para acessar a maioria dos aplicativos e documentos da empresa em qualquer local.

A HP também irá fornecer o HP Service Desk, criando um modelo de serviços padronizado e otimizado para que os funcionários tenham um único ponto de contato para solucionar solicitações e incidentes relacionados à TI. O acesso ao Service Desk poderá ser feito de várias formas, como telefone, e-mail, bate-papo virtual e atendimento via web, com soluções que facilitam o próprio usuário a resolver sua solicitação.

A transformação para uma solução de TI com base em nuvem oferece suporte ao objetivo da Ericsson de criar um ambiente mais flexível e escalável, enquanto padroniza custos de serviços. Com isso, a Ericsson pode reduzir seus custos de TI.


“A tecnologia de nuvem oferece a empresas globais como a Ericsson a escala e a flexibilidade para crescer, enquanto permite que cada vez mais trabalhadores móveis atendam clientes, não importa onde eles estejam", afirma Howard Hughes, vice-presidente sênior e gerente geral para Europa, Oriente Médio e África da HP Enterprise Services. “Esse contrato se baseia em nosso relacionamento de dez anos como parceiro de negócios da Ericsson, com soluções de nuvem comprovadas e de classe mundial que aprimoram a eficiência dos funcionários, enquanto permitem que a empresa continue como líder do setor de tecnologia de informação e comunicações”, completa.

01 setembro 2013

Aeromexico apresenta seu primeiro Boeing 787 Dreamliner

-- É a 75a entrega desse tipo de modelo.
-- Os avanços tecnológicos do Boeing 787 da Aeromexico mudarão a experiência de voar.
-- A configuração da aeronave aumentará o conforto do passageiro.


A Aeromexico, companhia aérea global do México, apresentou hoje seu primeiro Boeing 787-8 Dreamliner no seu hangar de manutenção localizado no Aeroporto Internacional da Cidade do México (AICM). Esse fato torna a Aeromexico a única companhia aérea nacional e uma das primeiras do mundo a oferecer aos seus clientes a aeronave mais atual e equipada do setor de aviação.

O Boeing 787 Dreamliner apresenta avanços tecnológicos e estruturais únicos. O layout da cabine conta com 32 assentos com inclinação de 180° para uma "cama completamente plana" na cabine de classe executiva Premier e 211 assentos de nova geração com espaço extra para as pernas na cabine de classe econômica. O novo avião a jato também está equipado com iluminação LED da Sky Interiors e janelas consideravelmente maiores que de outras aeronaves desse tipo, com pressurização da cabine para reduzir o cansaço causado pelo voo.
Esse novo avião também inclui sistemas de entretenimento pessoal com telas Panasonic elite de alta definição de 16" na Classe Premier e telas sensíveis ao toque Eco Monitor na cabine de classe econômica, com mais de 20 filmes e 36 séries de TV. Também inclui um sistema de mapas em movimento, que proporciona informações sobre o voo em tempo real, o aplicativo Jukebox que permite que os passageiros programem suas listas de reprodução com algumas das 1.500 músicas oferecidas pelo sistema, iConnect para sincronização do iPod com o sistema de entretenimento e o sistema Seat Chat para se comunicar com outros passageiros do avião, entre vários outros avanços.
O Dreamliner conta com motores GEnx-1B da General Electric, com importantes avanços nos materiais de fabricação, como a estrutura de fibra de carbono e equipamentos e sistemas de alta eficiência para otimizar os custos operacionais e de manutenção. Tudo isso se traduz em benefícios significativos em termos ambientais, com menos emissões de gás carbônico (CO2) e níveis de ruído mais baixos ao decolar e pousar.
O diretor geral do Grupo Aeromexico, Andres Conesa, afirmou: "Como mexicanos, devemos ficar orgulhosos do fato de que, pela primeira vez, uma companhia aérea nacional operará com um avião que muitas outras companhias aéreas globais não possuem". E completou: "As vantagens competitivas oferecidas pelo Boeing 787 Dreamliner da Aeromexico melhorarão nosso atendimento ao cliente".
"É um verdadeiro marco para todos nós da Aeromexico e da Boeing. Estamos orgulhosos por dar continuidade à tradição de parceria, que se estende desde o início da era dos jatos e além", afirmou Van Rex Gallard, vice-presidente de vendas da América Latina, África e Caribe para a Boeing Commercial Airplanes. "O 787 Dreamliner proporcionará à Aeromexico novos níveis de eficiência e desempenho, além de maior conforto e conveniência para os passageiros da Aeromexico."
É importante observar que o Boeing 787-8 da Aeromexico será utilizado para atender algumas rotas nacionais dentro do México em outubro, seguido pelo atendimento da rota Cidade do México-Tóquio, Japão, no dia 14 de outubro de 2013.
O segundo e terceiro aviões B787-8 que a Aeromexico receberá este ano, de um total de 19, serão usados para operar as rotas entre a Cidade do México e Nova York e a Cidade do México e Paris, a partir de outubro e novembro, respectivamente.
A entrega e inclusão do Boeing 787-8 simboliza um momento emocionante para o Grupo Aeromexico, ao mesmo tempo em que representa um acontecimento sem precedentes na história da aviação do país. Esse novo avião consolida ainda mais a posição da Aeromexico como a companhia aérea que reitera seu compromisso de fornecer produtos de qualidade para todos os clientes e parceiros empresariais de maneira similar.
Sobre o Grupo Aeromexico
O Grupo Aeromexico, S.A.B. de C.V. é uma empresa controladora cujas subsidiárias estão envolvidas na aviação comercial do México e na promoção de programas de fidelidade de passageiros. O grupo opera mais de 600 voos diários no seu ponto principal no Terminal 2 do Aeroporto Internacional da Cidade do México. Sua rede de destinos conta com mais de 80 cidades em três continentes, inclusive 47 destinos no México, 18 nos Estados Unidos, 11 na América Latina, três na Europa, dois na Ásia e um no Canadá.
A frota atual da empresa inclui os aviões a jato Boeing 777, 767 e 737, além dos últimos modelos Embraer 145, 170, 175 e 190. Em 2012, a Aeromexico anunciou o plano de investimento mais importante da história da aviação do México, com o propósito de adquirir 100 aeronaves Boeing, entre elas 90 aviões a jato 737 MAX e dez 787-9 Dreamliners. A companhia aérea começará a operar seu primeiro Dreamliner em outubro de 2013.

Como membro fundador da aliança entre companhias aéreas SkyTeam, a Aeromexico oferece a seus clientes 1.000 destinos em 178 países atendidos pelas 19 companhias aéreas parceiras do SkyTeam, que recompensam os passageiros com benefícios que incluem o acesso a 530 salões de nível premium nos aeroportos de todo o mundo. A Aeromexico também oferece viagens em voos com código compartilhado de parceiros com a Alaska Airlines, Avianca, LAN, TACA e TAM para a ampla conectividade em países como Estados Unidos, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia e Peru. www.aeromexico.com, www.skyteam.com

Maior festival náutico do sul do país deve movimentar mais de R$ 40 milhões em negócios

Conheça alguns destaques confirmados no 6º Festival Náutico que acontece de 5 a 8 de setembro na Tedesco Marina em Balneário Camboriú, SC.

Balneário Camboriú, SC - A badalada cidade do litoral catarinense de Balneário Camboriú será por mais um ano palco para a 6ª edição do Festival Náutico da Tedesco Marina que apresentará produtos, serviços e novidades aos amantes e interessados em navegação. Expostas nas áreas secas e molhadas, embarcações novas e semi-novas vão abrilhantar o evento de 5 a 8 de setembro, das 10h às 20h.

“Nosso principal objetivo é manter a qualidade tanto de expositores como de público participante para geração de negócios e contatos comerciais e, por isso, esperamos que mais de R$ 40 milhões de negócios sejam efetivados superando a edição anterior”, prevê a diretora executiva da Tedesco Marina, Juliana Tedesco dos Santos.

Marcas nacionais e internacionais já têm presenças confirmadas
Entre as marcas de destaque nacional, o estaleiro catarinense Schaefer Yachts já confirmou a exposição dos luxuosos modelos: Schaefer 620, Phantom 300, Phantom 365 e Phantom 500, além de várias oportunidades em semi-novos. Já a gaúcha Cimitarra, junto à revendedora local, a Rental Boat, mostrará o charme de suas produções entre 34 a 50 pés. Com quase 30 anos de mercado, o estaleiro mineiro Ventura Marine vai expor suas lanchas que esbanjam design inovador e tecnologia com modelos que variam entre 16 a 41 pés.

As marcas internacionais também marcarão presença no Festival Náutico, entre elas a italiana Sessa Marine (com produção em território catarinense) que será representada através do dealer SC Marine. A inglesa Sunseeker também já é presença confirmada no Salão através da revendedora Boat Sul; a norte-americana Sea Ray através da representante One Yachts, e a norte-americana Bayliner (fabricada em Joinville, SC) através da Boat Marine, além de outras oportunidades multimarcas em novos e semi-novos tanto para navegadores mais experientes quanto aos que estão ingressando no universo da navegação. 

Serviços e produtos de luxo
Serviços e produtos relacionados ao setor e de outros segmentos ligados ao perfil do público participante serão mais destaques. É o caso da empresa dirigida pelo ex piloto da F1 Nelson Piquet, a Autrotac que participa pela primeira vez do Festival e é especializada em sistemas de transmissão de dados e rastreamento via satélite.

Mais uma novidade será o lançamento da Construtora Pasqualotto do empreendimento Yachthouse, um residencial de duas torres de 57 andares localizado em frente a Tedesco Marina. Inovações em som e automação nas embarcações serão conduzidas pela equipe da Som Mendonça que participa do evento pelo 3º ano.

Motos e carros de luxo também encantarão os visitantes. Modelos da BMW, Mini e Land Rover serão apresentados pelo Grupo Top Car e a Floripa Harley-Davidson vai expor os destaques da conceituada marca.
O Festival Náutico marca o sétimo aniversário da Tedesco Marina Garden Plaza.
Serviço
Local: Tedesco Marina Garden Plaza
Data: 5 a 8 de setembro de 2013
Horário: 10h às 20h.
Endereço: Avenida Normando Tedesco, 1350, Barra Sul - Balneário Camboriú/SC
Entrada: R$ 20,00
Informações e inscrições: (47) 3361-1420