PATROCINADOR

05 dezembro 2013

Feira educativa sobre gás natural chega ao Museu da Energia de Itu

Atividades lúdicas, abertas a toda a família, seguirão de 5 de dezembro de 2013 a 26 de janeiro de 2014


 
Depois de passar por seis cidades da região de Sorocaba e receber um público de mais de 14 mil pessoas, a feira educativa "Gás Natural, Energia Total” chega ao Museu da Energia de Itu. Com entrada gratuita, a mostra apresenta de forma interativa e dinâmica o que é o gás natural, de onde vem, suas aplicações e os benefícios que traz ao planeta. Mantido pela Fundação Energia e Saneamento, o Museu da Energia recebe a exposição durante as férias de verão, de 5 de dezembro de 2013 a 26 de janeiro de 2014.

Voltada tanto ao público escolar quanto à população interessada, a exposição engloba quatro estações lúdicas, onde é possível vivenciar os temas “A origem e extração do gás natural”, “Usos do gás natural”, “Benefícios do gás natural” e “Transformando o mundo”, sendo esta última um convite para que todos os participantes avaliem o que já estão fazendo, ou ainda podem fazer, para contribuir com a preservação da natureza. Em fevereiro deste ano, a feira já esteve no Plaza Shopping Itu, onde recebeu cerca de quatro mil pessoas, inclusive, alunos do ensino fundamental de escolas da cidade.

“Gás Natural, Energia Total” trata-se de um projeto realizado pela concessionária distribuidora de gás natural canalizado Gás Natural Fenosa, com recursos do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da ARSESP (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo), ligada ao Governo do Estado de São Paulo.

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia, do Espaço das Águas e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais.

Serviço:

Feira educativa "Gás Natural, Energia Total"
Quando: 05 de dezembro de 2013 a 26 de janeiro de 2014
Onde: Museu da Energia de Itu (Rua Paula Souza, 669. Centro - Itu)
Informações e agendamentos escolares: (11) 4022-6832 ou itu@museudaenergia.org.br.
Entrada franca

04 dezembro 2013

Sorteio de chaves da Copa do Mundo terá veículos da Kia Motors

Quinze veículos da Kia Motors serão destinados aos serviços de transfer de autoridades, convidados e jogadores durante o evento de sorteio das chaves da Copa do Mundo de 2014, no dia 6 de dezembro, na Costa do Sauipe, na Bahia.

Patrocinadora oficial da Copa do Mundo da Fifa, no segmento automotivo, a Kia Motors – desde 2010  – cede seus automóveis aos organizadores do maior evento esportivo do mundo.


A maior parte da frota de veículos da Kia Motors para o evento da Costa do Sauipe é constituída por Mohave, SUV de grande porte que tem capacidade para 7 passageiros, além de Sorento, Carnival e Carens.

FecomercioSP: mobilidade é prioridade de cidadão paulistano, aponta levantamento

Dados foram extraídos das mais de 500 propostas enviadas por cidadãos paulistanos à plataforma Sampa Criativa; algumas das ideias serão debatidas hoje em seminário internacional 

Cerca de 80% das propostas enviadas por cidadãos paulistanos à plataforma virtual Sampa Criativa (www.sampacriativa.org.br), criada por iniciativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o Sesc-SP e o Senac São Paulo para receber ideias da população sobre como melhorar a qualidade de vida na capital, estão relacionadas a transporte ou mobilidade urbana. Nos dois primeiros meses de existência (de 17 de setembro a 17 de novembro), Sampa Criativa recebeu 504 ideias, de 296 proponentes diferentes. O segundo tema mais popular está relacionado à governança, políticas públicas e participação civil (60%) - confira abaixo os sete temas mais presentes nas propostas.

Algumas das ideias serão compartilhadas nesta terça-feira, durante o Seminário Internacional Sampa Criativa, que, desde ontem reune representantes de iniciativas que estão transformando cidades no Brasil e no mundo com o objetivo de inspirar novas propostas para a maior metrópole brasileira - saiba mais sobre o seminário no site da FecomercioSP.

 Entre os cinco eixos pelos quais as propostas são divididas dentro da plataforma, o que mais recebeu sugestões foi o "Governar Juntos" (210 propostas), que reúne ideias sobre novos modelos de gestão da cidade e de participação da população, iniciativa privada e poder público. O eixo "Nas Ruas", que está atrelado a intervenções urbanas, foi o segundo que mais acumulou sugestões de paulistanos no período, com 154.

 Os seguintes foram "Inovações Sociais" (96 ideias) eixo sobre o qual são agregadas propostas de iniciativas sem fins lucrativos que ajudam a gerar inclusão e qualidade de vida à população; "Negócios" (30), projetos que geram emprego e renda e ajudam a transformar a comunidade do entorno; e Diálogos (14), ideias que tratam sobre como as informações da cidade podem ser mais transparentes e que ajudam a ampliar a participação popular nas questões urbanas.

A cada semana, as ideias recebidas são organizadas e enviadas à Prefeitura de São Paulo e a Câmara de Vereadores da cidade.

Temas das propostas
Nos dois primeiros meses da plataforma sete temas foram identificados com mais frequência nas ideias enviadas pelos moradores da cidade. Como cada ideia pode conter mais de um tema, a percentual de cada item está relacionada ao total de ideias recebidas no período.
1)    Transporte, mobilidade, conexões - 80%
2)    Governança, políticas públicas, papel das empresas, participação civil - 60%
3)    Espaço público, parques, praças, ruas, águas - 40%
4)    Arte, cultura, lazer, entretenimento - 40%
5)    Lixo, coleta seletiva, recursos físicos - 15%
6)    Educação e ensino - 12%

7)    Emprego e renda - 10%

03 dezembro 2013


Pearson adquire o Grupo Multi e se torna líder em cursos de inglês no Brasil

A Pearson - líder em educação no mundo – concordou em adquirir 100% do Grupo Multi, líder em cursos de inglês no Brasil. A Pearson adquirirá o Grupo Multi da família Martins, sócia majoritária da empresa com 78%, e da companhia de investimento Kinea por aproximadamente R$1.7 bilhões [£450m] e um débito de R$250 milhões (£65m).

O Grupo Multi é o maior provedor de cursos de inglês no Brasil, atendendo mais de 800 mil alunos pelas suas 2.600 escolas franquiadas, com diversas marcas, entre elas Wizard, Yázigi e Skill. A aquisição amplia a presença da Pearson na entrega direta para o aprendizado de inglês e para os Sistemas de Ensino. A Pearson tem aproximadamente 600 mil alunos de inglês estudando em mais de 250 unidades próprias e 350 franquias pelo mundo. Além disso, a Pearson já chega a 500 mil alunos nos segmentos de Educação Infantil e Básica, por meio dos Sistemas de Ensino no Brasil.

A aquisição está alinhada à estratégia da Pearson de focar seus investimentos em mercados emergentes, digital e serviços; que poderão trazer melhor e mensurável impacto nos resultados de aprendizagem.

A revisão de eficácia da Pearson, como parte do processo de due deligence da aquisição, baseado nos dados e evidências do Grupo e sua capacidade de entregar melhores resultados de aprendizado, demonstrou que as escolas parceiras já ajudaram milhões de alunos a conquistar melhores habilidades de se comunicar em inglês. A Pearson acredita que integrar o conteúdo, avaliações, escolas de inglês e serviços digitais aos cursos do Grupo Multi permitirá a empresa a atuar com produtos e serviços ainda mais competitivos e completos para uma gama maior de estudantes.

O Brasil é um dos maiores mercados em aprendizado de inglês, estimado em R$7.3 bilhões (£2bn) com um total de 2.8 milhões de alunos - de todas as idades - matriculados em cursos. É esperado um crescimento ainda mais acentuado com a classe média em expansão e maior cobertura do mercado de escolas franquiadas.

O crescimento está baseado no índice de fluência de inglês no Brasil, considerado baixo se comparado aos parâmetros internacionais. Além do baixo número de pessoas que falam inglês em segmentos importantes como turismo, transporte e hotelaria  – ponto considerado um dos maiores desafios para os grandes eventos globais que serão hospedados no País, incluindo a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

A aquisição apoiará também o crescimento mais rápido do Wall Street English no Brasil, que poderá se beneficiar dos produtos e serviços do Grupo Multi, por meio dos cursos corporativos, e criará uma economia de escala para a região. Com o tempo, a Pearson espera que alguns dos modelos de negócios do Grupo Multi focados na classe média emergente possam ser aplicados em outros mercados.


John Fallon, CEO da Pearson, afirmou:

"O apetite de aprender inglês do brasileiro, uma língua global no mercado, mostra o quanto o Brasil tem crescido rápido e se tornado um grande player no comércio, turismo e hospedando outras indústrias.”

“Nos últimos 25 anos, o Gurpo Multi se tornou a empresa mais respeitada de cursos de inglês no Brasil, oferecendo um aprendizado de alta qualidade e acessível; impactando positivamente a vida dos alunos. Pretendemos sustentar o crescimento do negócio, ajudando muitos outros jovens brasileiros a aprender a falar inglês para serem bem sucedidos em suas carreiras.”
A transação está sujeita a uma revisão regulatória que a Pearson espera que se complete no primeiro semestre de 2014. Em 2012, o Grupo Multi registrou um lucro operacional de R$130 milhões (£42m) e em 31 de dezembro de 2012 tinha ativos com valor bruto de R$667 milhões (£200m).

Durante 2014, o Grupo Multi passará a fazer parte da nossa linha de negócios Profissional e do segmento geográfico Mercados em Crescimento. Em 2015, a Pearson espera um ano de contribuição completa do Grupo Multi para aumentar o resultado por ação e gerar um retorno de investimento um pouco acima do custo de capital médio ponderado da Pearson.

A Morgan Stanley atuou como conselheira financeira da Pearson nessa transação.

02 dezembro 2013

Turismo brasileiro está mais competitivo

Estudo do Ministério do Turismo divulga evolução do setor e revela as cidades que mais se destacaram

O turismo brasileiro está mais competitivo. O país obteve este ano a maior nota desde que foi criado o Índice de Competitividade do Turismo Nacional, ferramenta desenvolvida pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Fundação Getúlio Vargas para mensurar o nível de desenvolvimento do turismo nacional. Houve aumento nos três grupos analisados: média nacional (de 52,1 para 58,8), média das capitais (de 59,5 para 66,9) e média das não capitais (de 46,9 para 53,1). São considerados dados de 2008 e 2013 respectivamente.

O índice mede a competitividade nos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico do país, com o objetivo de elevar o turismo à condição de atividade econômica essencial ao desenvolvimento do país. A metodologia foi elaborada levando em consideração conceitos do Índice de Competitividade do Fórum Econômico Mundial, que avalia diversas dimensões do setor em escala global.  

As cidades que apresentaram os melhores índices foram São Paulo (80,3), Porto Alegre (79,8) e Rio de Janeiro (78,7), em uma escala que varia de 0 a 100. “O índice nos permite avaliar o estágio real de desenvolvimento do turismo em cada município ou destino, entender onde as políticas de incentivo funcionaram e onde elas precisam ser repensadas. Serve para orientar a gestão pública tanto em nível local como federal”, diz o ministro do Turismo, Gastão Vieira. Segundo ele, o governo federal dá diretrizes para que cada município desenhe a própria estratégia e procure a melhor maneira de desenvolver, promover e comercializar seus produtos turísticos.

A capital que mais evoluiu foi Vitória (de 66,7 para 73,9), considerando os dois últimos dados da pesquisa, 2011 e 2013. A capital capixaba se destacou especialmente no segmento capacidade empresarial (90,2) pela presença de instituições de ensino de formação técnica. Também obteve destaque em economia local (87,3), pelos benefícios de isenção ou redução de impostos para o setor.

Entre as não capitais, Corumbá (MS) foi a cidade que mais se desenvolveu nos últimos dois anos (48,6 para 57,7). Corumbá é hoje um polo de desenvolvimento da região Centro-Oeste principalmente pela infraestrutura geral (75,2), o que se deve, em parte, ao serviço público de atendimento médico em emergências 24 horas, e pelos atrativos turísticos (69,2), o que se deve à conservação ambiental de seus recursos, especialmente no Pantanal. 

O Índice de competitividade oferece dados fundamentais a gestores públicos, estudiosos, empresários e demais envolvidos na indústria do turismo. Hoje, o Brasil sabe mais sobre o turismo brasileiro do que sabia há seis anos, quando lançou a primeira edição do índice de competitividade. “Posso dizer que temos mais segurança em nossos planejamentos. A série histórica permite um olhar apurado sobre os municípios”, afirmou o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz.

O estudo avaliou a evolução de 13 aspectos que compõem a atividade turística: infraestrutura geral, qualidade de acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos, marketing e a promoção do turismo, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, ambientais e culturais.

O país apresentou maior evolução nas categorias equipamentos turísticos (que passou de 52 para 56,8), economia local (60,8 para 63,6) e capacidade empresarial (59,3 para 61,2), considerando dados de 2011 e 2013 respectivamente. No evento de hoje, as capitais e não capitais com melhores posições em cada uma das categorias serão premiadas, assim como as que apresentaram as melhores práticas no turismo.

JOTA QUEST SE APRESENTA NO ESTÚDIO AO VIVO TRANSAMÉRICA

Além de cantar os maiores sucessos, banda fala sobre novo álbum e a premiação no Grammy Latino 2013

A banda Jota Quest é a próxima atração do Estúdio ao Vivo Transamérica, que acontece nesta terça-feira, dia 3 de dezembro, a partir das 15 horas. Eles apresentarão os maiores sucessos da carreira como “Só Hoje”, “Encontrar alguém” e “Do seu lado”, além do hit “Mandou Bem”, primeiro single do novo disco, o “Funky Funky Boom Boom”.

Com 15 anos de carreira, a banda comemora a boa fase. Além do lançamento do novo CD, que contou com a produção do baixista norte-americano Jerry Barnes, o Jota Quest acaba de faturar o prêmio de melhor álbum de rock brasileiro no Grammy Latino 2013 por “Ao Vivo: Rock in Rio”.

O sétimo disco do grupo, “Funky Funky Boom Boom” é uma aposta dançante que resgata influências do black music, funk e soul. Além disso, a música “Mandou Bem”, conta com a participação do guitarrista Nile Rodgers, colaborador do Daft Punk no hit “Get Luck”.

Os ouvintes podem ouvir e assistir o Estúdio ao Vivo com a banda Jota Quest através do site www.transanet.com.br/pop. Além disso, também podem participar pelo www.twitter.com/transamericapop, pelo www.facebook.com/transamericapop e por SMS enviando a palavra SHOW para o número 49124, junto com o nome, cidade e a mensagem.

Sobre a Rede Transamérica de Comunicação:

A Transamérica é a maior rede de rádios FM do país e a única que possui três formatos diferentes de programação (POP, HITS E LIGHT). A POP é dirigida ao público jovem, das classes socioeconômicas A, B e C, de 20 a 34 anos, e está presente nas principais cidades brasileiras. A HITS, com uma programação eclética, é voltada ao segmento popular, atingindo uma faixa etária (dos 15 aos 39) mais abrangente.  Já a programação da LIGHT é dirigida ao público adulto qualificado, com mais de 30 anos, das classes socioeconômicas A e B. Outro destaque da Rede Transamérica de Comunicação é a programação esportiva com o comando de Eder Luiz, disponível nas três redes (POP/HITS/LIGHT).


Com emissoras nas principais cidades do Brasil e também do Japão, a audiência da Transamérica passa dos oito milhões de ouvintes/mês. Além das emissoras de Rádio, a Rede Transamérica de Comunicação conta com outros produtos, como os portais de Internet Transhopping (www.transhopping.com.br): comparativo de preços de produtos entre lojas Mercado da Música  (www.mercadodamusica.com.br): o maior e mais variado catálogo de músicas para download e Transmobile: produtos e promoções interativas para celulares. Site oficial: Transanet (www.transanet.com.br).