PATROCINADOR

13 janeiro 2014

Com design superfino, capa protege smartphone sem alterar o tamanho do aparelho

Case projetado para resistir a impactos mantém Xperia Z1® mais seguro

krusell_colorcover.jpgProjetado para resistir às adversidades do uso contínuo, o Krusell ColorCover®, capa para o modelo de celular Xperia Z1®, da Sony, possui o perfil extremamente fino e flexível, o que proporciona proteção, sem aumentar o tamanho do aparelho, itens almejados pelos apreciadores de smartphones.
De acordo com Érica Konno, diretora da Case Mobile, e-commerce de acessórios para smartphones, as pessoas buscam aliar praticidade, conforto, utilidade e beleza no que diz respeito a capas de celular. “O diferencial deste case é ele possuir lateral reforçada, o que evita que o celular quebre com eventuais quedas e ainda tem a lateral elevada, que permite colocar o smartphone com o visou para baixo sem causar danos ao aparelho”.
Resistente a impactos e arranhões, o Krusell ColorCover® possui  design fino e elegante. “É um case de alto padrão, feito com bicarbonato e microfibra em cores sólidas, para qualquer gosto, estilo e ocasião”, concluiu.
Preço: R$ 104,99
*sujeito a alterações

Onde encontrar

Sobre a Case Mobile
Criada em 2013, a Case Mobile é fruto de uma amadurecida experiência de comercio eletrônico de gestores que, desde 1999, já operam no mercado virtual com passagens consistentes em lojas e plataformas consagradas de comércio eletrônico no Brasil. É revendedora autorizada de acessórios originais das principais  marcas. A Case Mobile busca inovar constantemente, atenta aos parceiros, fornecedores e clientes.


11 janeiro 2014

ADCOS participa pela segunda vez do maior evento mundial de varejo

A ADCOS Cosmética de Tratamento integra, mais uma vez, a delegação da Gouvêa de Souza que marcará presença na 103ª Convenção Anual da NRF – National Retail Federation, de 12 a 15 de janeiro de 2014, em Nova Iorque (EUA), e apresentará as principais tendências do segmento para participantes do mundo inteiro.

Representando a marca, estarão presentes Natália Amoedo, gerente de marketing, Felipe Deboni, gerente de TI e Cecília Santos, gestora de Televendas Nacional. “Este ano, marcaremos presença mais uma vez para dar continuidade a nossa participação nesta que é a maior convenção de varejo do mundo”, afirmou Natália. Ainda segundo ela, a participação em eventos deste porte estimula ainda mais o desenvolvimento da marca que já está no mercado há 20 anos. “Teremos novamente a oportunidade de trocar experiências valiosas, estabelecer relacionamento com os mais diversos executivos do varejo mundial e pesquisar inovações para nossa atuação no Brasil”, completou.

A ADCOS une pesquisa e alta tecnologia para oferecer formulações inovadoras e eficazes, combinando ciência a inovação e desenvolvendo modernos tratamentos de beleza, saúde e bem-estar, que atendem ao segmento de estética, ao consumidor final e aos dermatologistas. Em 2013, a empresa aumentou seus investimentos em 23%, em relação a 2012, e trouxe grandes inovações para seu portfólio. Além disso, vem se destacando pela expansão na rede de lojas e pontos de venda em todo o território nacional, com inauguração de quatro lojas no último ano.

SOBRE A ADCOS, COSMÉTICA DE TRATAMENTO

Fundada em 1993, a ADCOS é uma marca nacional com foco no desenvolvimento de cosméticos de tratamento, com ativos reconhecidos pela área médica e com eficiência comprovada. Em 2013, a empresa comemorou 20 anos de existência e encerrou o ano celebrando quatro importantes prêmios conquistados: Mérito Empreendedor Findes, Mérito Empresarial da Serra, Atualidade Cosmética, e o Prêmio de Beleza NOVA. As conquistas são resultados da qualidade de seus produtos, investimentos em pesquisa tecnológica, expansão na rede de lojas e pontos de venda, entre outros fatores.

No desenvolvimento de seus produtos, a empresa une o conhecimento da pele brasileira com pesquisa e tecnologia para oferecer formulações inovadoras e eficazes, ou seja, a ciência e a inovação direcionadas para o tratamento de beleza. Sua fábrica está localizada na cidade de Serra (ES) e tem capacidade produtiva para mais de dois milhões de unidades por ano. A fundadora da marca, Dra. Ada Mota, é farmacêutica especializada em Cosmetologia e Dermofarmácia pela Faculdade de Farmácia Paris V, na França, e acredita que um dos grandes diferenciais da ADCOS é a abordagem focada no tratamento com resultados comprovados.

A Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil anuncia estatísticas de vistos de dezembro de 2013

A Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil processou mais de um milhão de vistos para brasileiros em 2013, ultrapassando a marca de um milhão de vistos pelo segundo ano consecutivo. Confira abaixo os números do setor de vistos.
Carga de trabalho consular
Brasília
São Paulo
Rio de Janeiro
Recife

Total


Média de solicitantes/dia em dezembro de 2013
454
1.995
1.075
322

Vistos processados em dezembro de 2013
9.525
41.904
23.633
7.075

82.137

% em relação a dezembro de 2012
25%
28%
14%
25%
23%
Vistos processados de janeiro a dezembro de 2013
126.495
554.440
289.976
86.943
1.057.854
% em relação ao mesmo período de 2012
3%
5%
-1%
11%
4%
*Tempo de espera para agendamento
1 dia
2 dias
1 dia
1 dia


Estatísticas dos anos anteriores: www.travel.state.gov
Página da missão dos EUA no Brasil: http://portuguese.brazil.usembassy.gov/.
Página para agendamento de entrevistas de visto: http://brazil.usvisa-info.com
Página para tempo de espera para agendamento: http://www.travel.state.gov/visa/temp/wait/wait_4638.html


###

The United States Diplomatic Mission to Brazil announces visa
statistics for the month of December 2013

Brasília, January 10, 2014 – The United States Diplomatic Mission to Brazil processed over one million visas for Brazilians in 2013, breaking the million-visa mark for the second consecutive year. The U.S. Mission releases consular workload statistics to the Brazilian public.

Consular Workload
Brasília
São Paulo
Rio de Janeiro
Recife

Total

Average applicants per day in December 2013
454
1,995
1,075
322

Visas processed in  December 2013
9,525
41,904
23,633
7,075

82,137

% change from December 2012
25%
28%
14%
25%
23%
Visas processed from January to December 2013
126,495
554,440
289,976
86,943
1,057,854
% change from the same period in 2012
3%
5%
-1%
11%
4%
*Current wait time for a visa appointment
1 day
2 days
1 day
1 day


For statistics from earlier years, please go to: www.travel.state.gov
Website of the U.S. Embassy in Brazil: http://brazil.usembassy.gov

10 janeiro 2014

ASUS CONTINUA NA BUSCA PELO INCRÍVEL NA CES 2014

Chairman Jonney Shih revelou novos smartphones e produtos inovadores que mostram como a ASUS facilita o uso da tecnologia na vida cotidiana

Jonney Shih, chairman da ASUS, mostrou mais uma vez o espírito da marca “Em Busca do Incrível” em sua apresentação durante a CES 2014, quando anunciou novos produtos ASUS que inserem e facilitam o uso da tecnologia na vida diária do consumidor. O primeiro deles é o Zenfone, uma linha de smartphones de telas de 4”, 5” e 6”.

O chairman da ASUS também mostrou outros produtos inovadores, como o Transformer Book Duet (TD 300), primeiro laptop e tablet com quatro modos de uso  e dois sistemas operacionais, e o PadFone mini, um smartphone de 4” que se transforma em um tablet de 7”. A nova interface ZenUI, exclusiva da ASUS, também será parte dos novos PadFone mini e Zenfone. Além deles, o novo monitor ROG Swift PG278Q traz o DNA da marca Republic of Gamers (ROG).

“A ASUS é apaixonada por tecnologia e movida pela inovação. Nós sonhamos, lutamos e conseguimos criar uma vida digital simples e divertida para todos. Estamos sempre em busca de ideias incríveis e novas experiências – e queremos entregar o incrível em tudo que fazemos”, disse o sr. Shih.

Convidada a subir ao palco pelo sr. Shih, a presidente da Intel, Renee James, afirmou: “Estamos entusiasmados em ajudar a ASUS a mostrar sua nova linha de produtos movidos a Intel. Nossa colaboração vem desde o tempo das placas-mãe e evoluiu para os PCs, dispositivos dois-em-um, tablets, phablets e muito mais. Os novos Transformer Book Duet, PadFone Mini e a série Zenfone ampliam ainda mais nossa história de trazer novas experiências de computação ao mercado”.


Zenfone e PadFone mini

Zenfone é a nova marca principal de smartphones da ASUS. Com tamanhos de tela que variam de 4 a 6 polegadas e disponíveis em diversas cores, o Zenfone é o smartphone incrível para todos.
O Zenfone 4 traz uma tela de 4” com processador poderoso Intel Atom Dual-Core Z2520 com tecnologia Intel HyperThreading, que entrega duas threads por núcleo, tornando este smartphone rápido e com resposta veloz ao consumidor. Com duas câmeras, apenas 115 gramas de peso e cinco opções de cores (preto, branco, vermelho, azul e amarelo), o Zenfone 4 é um aparelho de valor para um público jovem que quer um companheiro perfeito para seu estilo de vida móvel.
O Zenfone 5 tem uma linda tela IPS de 5” com resolução HD 1280 x 720, o mesmo processador dual-core e uma câmera de 8 megapixels com tecnologia PixelMaster – que permite fotografar mais rápido e com melhoria de até 400% na qualidade de imagem ao tirar fotos com pouca luz. O aparelho, por conta das tecnologias GloveTouch e PenTouch, pode ser usado com canetas stylus ou até mesmo com luvas.
Já o Zenfone 6 também traz uma tela HD, com seis polegadas na diagonal, para que os consumidores vejam mais do que querem, e que usa as tecnologias GloveTouch e PenTouch. Sua câmera PixelMaster tem 13 megapixels de resolução. O Zenfone 5 e Zenfone 6 virão em quatro cores: preto, branco, vermelho e dourado.
Todos os modelos de Zenfone oferecem uma incrível experiência conectada, assim como o novo PadFone Mini. O mais novo membro da família ASUS PadFone traz um belo smartphone de 4” que se encaixa em um tablet de 7” que cabe em uma mão. O PadFone mini usa um poderoso processador dual-core Intel Atom Z2560 com tecnologia Intel Hyper-Threading, 8 GB de armazenamento interno e suporte a até 64 GB adicionais no cartão microSD.

Tanto Zenfone quanto PadFone mini se beneficiam da ZenUI, uma sublime nova interface de usuário exclusiva aos dispositivos da ASUS. Com ícones e menus simplificados, cinco temas distintos de cores ligados à cor do aparelho e um inteligente recurso What’s Next que permite ao consumidor acompanhar o que deve fazer, a ZenUI é a face dos novos dispositivos e prova de que funcionalidades fantásticas podem ter um visual amigável.

Transformer Book Duet

Com o Transformer Book Duet (TD 300), a  ASUS inova ao transformar a expectativa do consumidor e criar o primeiro conversível laptop-tablet de quatro modos de uso. A tecnologia Instant Switch permite alternar entre Windows e Android, tanto nos modos laptop quanto tablet, em apenas quatro segundos ao pressionar um botão virtual no dispositivo.
Movido por um poderoso processador Intel Core i7, o Transformer Book Duet tem um desempenho até duas vezes mais rápido que os tablets atuais com processadores ARM. O Transformer Book Duet traz ainda incrível áudio SonicMaster e uma tela touchscreen de 13” Full HD perfeita para usar com o Windows 8.1.


ROG Swift PG278Q
Outro destaque é o ROG Swift PG278Q, um novo monitor para games de 27” e o primeiro no mundo a ser compatível com tecnologia NVIDIA® G-SYNC™  para visual e resolução incríveis, com resolução nítida de 2560 x 1440 pixels. O ROG Swift PG278Q é capaz de sincronizar com a taxa de renderização da GPU e permitir resposta ultra-rápida, com taxa de atualização de 120 Hz e 1 ms de tempo de resposta.

Preço, disponibilidade e especificações
A data de lançamento, preço e disponibilidade dos produtos variam de país para país. Para o mercado brasileiro, a ASUS Brasil ainda estuda o lançamento local dos novos produtos apresentados durante a CES 2014



Dezessete produtos ASUS vencem prêmios na CES 2014


Ultraportátil ASUS Transformer Book Trio impressiona os jurados e leva o prêmio de Melhor da CES 2014 na categoria Hardware e Componentes de Computador.  
A ASUS está orgulhosa de anunciar que 17 de seus produtos receberam o prêmio 2014 CES Innovations Award em seis categorias distintas: Hardware e Componentes de Computador, Periféricos de Computador, Hardware e Periféricos para Games, Redes Domésticas, Media Players Portáteis e Acessórios e Apps e Software Mobile. E o ASUS Transformer Book Trio recebeu o prêmio 2014 CES Best of Innovations, reservado para o melhor produto da sua categoria.
A premiação anual, chamada CES Innovations Design and Engineering, é feita em parceria com a Consumer Electronics Show em Las Vegas e reconhece o melhor do design e engenharia em eletrônicos de consumo, com produtos avaliados por um painel independente formado por designers, engenheiros e jornalistas especializados.
O ASUS Transformer Book Trio recebeu um dos principais prêmios do ano, levando para casa o CES Best of Innovations Award na categoria Hardware e Componentes de Computador. O ASUS Transformer Book Trio é um modelo ultraportátil com dois sistemas operacionais e que pode ser usado como notebook com Windows 8 ou Android, como tablet Android ou desktop PC com Windows 8 ao ser conectado a um monitor externo.
No total, a ASUS ganhou 17 prêmios na CES 2014 em seis categorias, um salto em comparação aos 15 prêmios de 2013. Entre os produtos premiados estão o Ultrabook ASUS Zenbook, o monitor ASUS MB168 Series Portable e o Miracast Dongle.
A lista completa dos produtos ASUS vencedores do 2014 CES Innovations Award, incluindo imagens dos dispositivos, está em http://press.asus.com/PressReleases/p/Seventeen-ASUS-Products-Win-2014-CES-Innovations-Awards (em inglês).

Emirates dá 18 mil voltas ao mundo em 2013


Ano de sucesso foi marcado pela compra de aeronaves e expansão da rede de rotas

Aeronaves Emirates deram mais de 18 mil voltas ao mundo em 2013, transportando mais de 43 milhões de passageiros

 As aeronaves da Emirates voaram 18 mil vezes ao redor do planeta em 2013, ressaltando a posição da companhia aérea de conectora global de pessoas e lugares. Foram 751 milhões de quilômetros voados, ou 18.753 voltas ao mundo, com um total de 164.635 voos e 43 milhões de passageiros, que desfrutaram da mais fina gastronomia e do premiado sistema de entretenimento a bordo.

A Emirates Flight Catering, responsável pela produção e carregamento das comidas servidas a bordo, embarcou quase 46 milhões de refeições nas aeronaves partindo de Dubai. Somente no dia 20 de dezembro, a empresa produziu 157.308 pratos, quebrando o recorde anterior de 147.722, de 1º de março.

“2013 foi outro ano impressionante para a Emirates. Continuamos a elevar os padrões da indústria com investimento, inovação e expansão global dos nossos serviços, trazendo valor inestimável para o dinheiro de milhões de passageiros que viajaram conosco”, disse Tim Clark, presidente da Emirates Airline.

Durante o ano, a companhia recebeu 24 novas aeronaves entre Airbus A380s, Boeing 777s e 777 cargueiros. Foram inauguradas nove rotas: Varsóvia; Alger; Tóquio (aeroporto de Haneda); Estocolmo; Clark (Filipinas); Milão – Nova York; Conacri; Sialkot e Cabul. Outros quatro destinos iniciaram operação com serviço exclusivo de carga: Hanói; Chicago; Kano (Nigéria) e Quito.

O primeiro marco de 2013 foi a inauguração do Concourse A do Aeroporto Internacional de Dubai, o primeiro terminal construído para atender exclusivamente às aeronaves A380. O prédio com 20 portões de embarque tem 800 metros de comprimento e o maior lounge aeroportuário do mundo.

Em fevereiro, a Emirates passou a ser patrocinadora oficial da Formula 1 com contrato para cinco temporadas incluindo a de 2013. Em abril, o contrato comercial de cooperação com a Qantas Airline entrou em vigor. Com a parceria, a Emirates passou a oferecer 98 frequências semanais entre Dubai e cidades australianas.
Em maio, o Grupo Emirates, que inclui a dnata, anunciou seu 25º ano consecutivo de lucros, apesar do cenário internacional desfavorável. Para o ano fiscal 2012/13, a companhia anunciou lucros de 3,1 bilhões de dirhams (US$ 845 milhões), um aumento de 34% em relação ao período anterior.

Em agosto, a Emirates comemorou o quinto ano de operação do A380 com 18 milhões de passageiros transportados em 45 mil voos. No mesmo mês, a companhia iniciou voo de Dubai para Los Angeles com o A380, criando a rota mais longa em operação pelo superjumbo, com 16 horas e 20 minutos.

“Foi uma aposta ousada efetuar tantos pedidos do A380, mas os números mostram que valeu a pena. Nossos clientes amam a aeronave e ela se mostrou uma das mais eficientes em termos de combustível gasto por passageiro transportado”, afirmou Tim Clark.

Em setembro, os fãs da Emirates puderam desfrutar de um olhar especial por trás das operações. A série “Ultimate Airport Dubai”, do canal a cabo National Geographic, apresentou a história da aviação de Dubai divida em dez partes. O documentário está disponível a bordo, no sistema de entretenimento ice.

Em outubro, a página da Emirates no Facebook atingiu 2 milhões de fãs, e a empresa previu que transportará 70 milhões de passageiros em 2020, ano que ganhou novo significado com a conquista da Expo 2020, que se realizará em Dubai.

A Emirates ganhou diversos prêmios durante o ano de 2013 e foi eleita a “Melhor Companhia Aérea do Mundo” pela Skytrax. Quase 18 mil comissários de 137 nacionalidades ofereceram o mundialmente renomado serviço de bordo da Emirates.
O Emirates Skywards, programa de milhas da companhia, atingiu 10 milhões de membros e novas parcerias com a American Express, Virgin America e JetBlue foram firmadas.

Mas o maior marco do ano foi registrado durante o Dubai Airshow, realizado em novembro, pela primeira vez, no Dubai World Central. Na ocasião, a Emirates firmou pedido de 200 aeronaves – 150 Boeing 777Xs e 50 A380s. O negócio de US$ 99 bilhões se sagrou a maior compra da história da aviação civil com a Emirates, mais uma vez, reescrevendo a história. Confira o anúncio do pedido
.

Lenovo escolhe o Brasil como o centro de comando das operações na América Latina

Dan Stone, atual presidente da empresa no país, assume a liderança dos negócios no mercado latino americano

A Lenovo, maior fabricante de PCs do Brasil e do mundo, anuncia a centralização de seus negócios regionais no Brasil. Com a nova estrutura, o atual presidente da empresa no país, Dan Stone, amplia a sua atuação e passa a responder pelas operações da América Latina. Antes, as atividades eram divididas entre Brasil e os demais países da região.  

Além de Stone, o time brasileiro conta com mais duas novas lideranças regionais, com Humberto De Biase, que passa a ser diretor executivo de marketing da América Latina, e Thais Marcondes, agora gerente sênior de estratégia, inteligência de mercado e chefe de equipe da América Latina.

A nova estrutura reflete a importância e o crescimento da Lenovo no país. "Nos últimos dois anos, me concentrei em elevar os negócios no Brasil a novos patamares. Nesse período, obtivemos resultados significativos nos últimos 12 meses, incluindo a aquisição e a integração da CCE em nossa família, aumentando a nossa capacidade de fabricação e nos tornando a empresa número 1 em PCs do país. Estou ansioso pelo desafio de crescimento com base no excelente trabalho realizado pelas equipes da América Latina", disse Dan Stone, vice-presidente e gerente geral da Lenovo para a América Latina.

Atualmente, a Lenovo Brasil conta com cerca de cinco mil funcionários. Com a aquisição da CCE em 2012, a empresa reforçou de forma estratégica sua linha de produção no Brasil, além de ter ampliado o número de pontos de venda. Em janeiro de 2013, a fabricante de computadores inaugurou uma das mais modernas fábricas de computadores do mundo, em Itu, interior de São Paulo.

Sobre a Lenovo

A Lenovo (HKSE: 992) (ADR: LNVGY), a maior fabricante de PCs do mundo, é uma empresa de tecnologia pessoal de US$ 34 bilhões servindo clientes em mais de 160 países. Dedicada a construir PCs de alta performance e dispositivos de internet móvel, a Lenovo investe em inovação, uma rede abastecimento global altamente eficiente e execução estratégica forte. Formada a partir da aquisição da divisão de PC's da IBM, a Lenovo desenvolve, fabrica  e vende produtos e serviços de tecnologia confiáveis, de alta qualidade, seguros e fáceis de usar. Suas linhas incluem os legendários computadores Think e a marca Idea para consumidores de PCs, assim como servidores, workstations e uma família de dispositivos móveis, incluindo tablets e smartphones. A Lenovo tem grandes centros de pesquisa em Yamato (Japão), Pequim (China) e Raleigh (Carolina do Norte/EUA). Para mais informações, acesse www.lenovo.com.br.

Brasil: ‘Top 5’ tendências de biometria para 2014

*Phil Scarfo

Enquanto mercados como o Brasil continuarem avançando no uso da biometria, demonstrando todo o seu valor, talvez seja um bom indicador das tendências do uso da tecnologia biométrica para o futuro. Com a rápida adoção e implantação de sensores biométricos em grandes redes bancárias, além da crescente demanda por maior segurança e comodidade por parte dos consumidores, fica uma pergunta no ar: podemos estar prestes a alcançar um ponto de inflexão para alguns desenvolvimentos muito importantes em 2014? Para dirimir essa dúvida, vamos analisar cinco principais previsões para este ano em termos de biometria:

1 – Até o final de 2014, a maioria das agências bancárias estará equipada com sensores biométricos

Cinco dos maiores bancos brasileiros já estão adotando a autenticação biométrica, implantando sensores nos caixas eletrônicos. As demais instituições bancárias não devem demorar a seguir o mesmo caminho. O Brasil, inclusive, poderá se transformar no primeiro país no mundo em que o número de caixas eletrônicos com sistema de autenticação biométrica supera aqueles que contam apenas com modelos convencionais até o final deste ano – o que será um grande marco não só para o mercado local, mas para a tecnologia biométrica e a indústria em geral. Está claro que quando fornecedores inteligentes combinam o que os consumidores querem (maior comodidade) com o que eles precisam (maior segurança), o resultado é uma fórmula convincente e vencedora para todos. Os bancos brasileiros estão provando que a biometria pode aumentar a segurança sem aumentar a complexidade – oferecendo um benefício real e um modelo que funciona.

2 – Os smartphones vão substituir outras formas de identificação pessoal

Em todo o mundo, hoje em dia, há mais pessoas com acesso à telefonia móvel do que à água potável ou eletricidade. Sendo assim, os smartphones devem se tornar a loja principal dos dispositivos digitais. Quando combinados com a capacidade de armazenar não só credenciais seguras ou aplicativos, mas integrá-los a um NFC (responsável pela troca de informações sem fio), Bluetooth (rede pessoal sem fio) ou a outros meios, o mundo do e-commerce seguro torna-se mais próximo da realidade. Quem precisa carregar um cartão de crédito ou de débito se eles podem ser integrados ao telefone celular?

Essa nova “chave digital inteligente” pode, ainda, ser combinada com uma “fechadura digital inteligente”, como um sensor biométrico num caixa eletrônico – protegendo transações financeiras com riscos mais baixos e maior conveniência para o usuário. Identificar o usuário e seu dispositivo provê a autenticação de dois fatores que a maioria dos especialistas acredita ser necessária para as soluções de segurança inteligentes.

3 – Convergência da biometria e dispositivos móveis inteligentes

Ao introduzir o Touch ID (autenticação biométrica) no modelo mais recente do iPhone, a Apple facilitou bastante essa previsão. É muito provável que outros fabricantes terão de seguir o exemplo da Apple e introduzir a autenticação biométrica para diversos dispositivos em 2014. Depois que os usuários começam a perceber a conveniência de o telefone “reconhecer seu dono”, não apenas estarão mais inclinados a bloquear seus aparelhos celulares e proteger seus dados, como também vão ficar na expectativa de que o nível de segurança conveniente de outros fabricantes de smartphones seja mais competitivo.

Tendo em conta que muito das nossas informações pessoais e confidenciais reside nesses dispositivos, um telefone celular desbloqueado pode se tornar uma ameaça real à segurança da identidade e da intimidade de uma pessoa. Além disso, uma vez que existe uma opção muito melhor do que memorizar senhas, códigos etc., a biometria tende a crescer nesse sentido também.

4 – A ‘morte’ das senhas

Embora a morte real das senhas possa demorar um pouco mais do que este ano, com mais de um bilhão de pessoas, hoje, com acesso à internet de banda larga (número que era de apenas 38 milhões em 1999), podemos finalmente estar chegando a um ponto em que um (ou mais de um) aplicativo seguro em um dispositivo inteligente poderá de fato substituir essas senhas menos seguras e pouco convenientes de que estamos todos amaldiçoados a nos lembrar e manter.

Realmente, é impressionante pensar que uma tecnologia de segurança que foi introduzida mais de 50 anos atrás (Nome de Usuário / Senha) ainda seja a forma predominante de proteger transações online. Com muito mais de nossas vidas envolvendo transações entre pessoas e máquinas, e não somente entre pessoas, tem de haver uma forma melhor de substituir essa ineficaz abordagem – que já não é mais segura e certamente não é nada conveniente.

Sendo assim, embora o último suspiro das senhas possa acontecer depois de 2014,  este deve ser um ano em que o “ponto de inflexão” finalmente será atingido – e realmente pode estar próximo o dia em que veremos a morte da palavra-chave.

5 – A grande liderança e visão do mercado brasileiro começa a se espalhar para outros mercados

A adoção generalizada da biometria em bancos, casas lotéricas e outros serviços de transação financeira brasileiros, provavelmente vai estimular outros mercados a perceber que a biometria (especialmente quando combinada com dispositivos inteligentes) pode ser a única ferramenta necessária para viabilizar e dar suporte a uma ampla gama de aplicações seguras para os usuários. Um telefone celular inteligente e seguro, quando aliado à biometria num caixa eletrônico, casa lotérica ou outro ponto de venda – ou, ainda, com um ponto de toque digital – poderá facilmente substituir todas as outras formas de identificação pessoal ao longo do tempo. Então, fica a dúvida: por que seria necessário levar carteira de identidade ou cartão de crédito, documentos de viagem, fichas, ou lembrar de uma longa lista de senhas e palavras-chave, se qualquer transação online pode ser habilitada para autenticar tanto a pessoa quanto sua chave digital?

Pode levar um pouco mais de um ano para ter certeza, mas essa tendência de segurança conveniente deve continuar. Afinal de contas, podemos ‘precisar’ de segurança. Mas, ‘queremos’ comodidade e privacidade para realizar transações com segurança em qualquer ambiente de negócios, a qualquer hora do dia ou da noite, em qualquer lugar. Segurança não deve mais ser uma barreira, mas uma barra de proteção que guia nosso caminho e nos protege. E o Brasil é claramente o líder dessa revolução, podendo mostrar ao resto do mundo que, quando soluções simples e inteligentes são encontradas, elas podem substituir alternativas complexas, ineficazes e datadas.


* Phil Scarfo é vice-presidente comercial e de marketing da Lumidigm. Com sede em Albuquerque, no Novo México (Estados Unidos), a Lumidigm oferece sensores biométricos com imagem multiespectral e equipamentos de soluções visuais opticamente aprimoradas que atendem às necessidades de clientes do mundo inteiro em termos de controle de acesso físico e lógico em mercados como bancos, instituições de saúde, de ensino, entretenimento, além da identificação civil e governamental. www.lumidigm.com