PATROCINADOR

12 fevereiro 2014

GuardeAqui anuncia joint venture no mercado de self storage brasileiro com Morgan Stanley Alternative Investment Partners

O GuardeAqui, empresa líder brasileira em locação de espaços para autoarmazenagem (self storage) de produtos ou pertences, anunciou hoje uma joint venture com o Morgan Stanley Alternative Investment Partners (AIP) para promover o crescimento de sua plataforma operacional no Brasil. Com o anúncio, a AIP se junta à Equity International, empresa de investimento imobiliário sediada em Chicago (EUA) e liderada por Sam Zell e Tom Heneghan, como parceira do GuardeAqui.

“Estamos muito animados por integrar essa joint venture e confiamos na capacidade do GuardeAqui de liderar o processo de melhoria e desenvolvimento de instalações de self storage no Brasil, um país que apresenta uma demanda crescente por esses espaços e, exatamente por isso, oferece grandes oportunidades para serviços de alta qualidade como os prestados pelo GuardeAqui”, afirma David Boyle, Chief Investiment Officer (CIO) e líder do braço imobiliário da AIP. “Também estamos muito confiantes em trabalhar com a Equity International nessa empreitada e acreditamos que sua experiência e expertise serão fundamentais para o contínuo sucesso do GuardeAqui.”

O GuardeAqui conta com uma plataforma capaz de atender com qualidade consumidores residenciais e comerciais. O grupo dispõe de mais de 40 mil m² de espaço para locação, distribuídos entre sete instalações: cinco já em operação em São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto, e outras duas sendo construídas no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.

Os recursos da joint venture serão empregados em adequação e desenvolvimento de instalações com a marca GuardeAqui – fortalecendo a marca já conhecida no mercado nacional –, capitalização para aproveitar oportunidades de longo prazo e acelerar a expansão da empresa. A parceria com a AIP busca, também, expandir a operação geograficamente, a fim de levar os serviços do GuardeAqui para as cidades no entorno de São Paulo e Rio de Janeiro, bem como as demais regiões metropolitanas no sudeste do País.

Apesar de ainda ser um mercado incipiente, o setor de self storage no Brasil passa por um momento de crescente demanda, na medida em que se torna mais conhecido por empresas e consumidores residenciais. Existem, aproximadamente, 90 instalações de self storage em todo o País, sendo a maior parte concentrada em São Paulo. Para mostrar o potencial deste mercado, nos Estados Unidos há mais de 50 mil instalações desse tipo.

“Há uma tremenda oportunidade para o desenvolvimento do setor no Brasil, um mercado ainda caracterizado por oferta limitada e que oferece, ao mesmo tempo, condições demográficas favoráveis e de crescimento econômico”, avalia Allan Paiotti, CEO do GuardeAqui. “Estamos honrados em contar com a AIP como parceira para acelerar nosso crescimento e a execução dos projetos previstos no nosso planejamento.”

A visão é compartilhada pelo CEO da Equity International, Tom Heneghan. “O investimento de uma instituição global proeminente como a AIP é a confirmação e o reconhecimento da capacidade técnica e da liderança do GuardeAqui nesse dinâmico mercado que está florescendo no Brasil. Estamos ansiosos para trabalhar com a AIP nesse processo de expansão da empresa.”


Sobre o GuardeAqui
O GuardeAqui é a empresa líder em self storage no Brasil, provendo soluções de armazenamento de curto e longo prazo para consumidores empresariais e residenciais. Com 40 mil m² de espaço para locação, as instalações do GuardeAqui são estrategicamente localizadas e construídas com os mais elevados padrões internacionais de segurança e acessibilidade, contando com áreas projetadas para carga e descarga, drive-through, sistemas de informação e suporte ao cliente. Atualmente, a empresa conta com instalações operando ou em construção em São Paulo, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Campinas, além de projetos de expansão para as demais regiões do País. Para outras informações, acesse www.guardeaqui.com

Kuwait é foco para sucos de vinícola brasileira

A Cave Antiga, do Rio Grande do Sul, está negociando com comprador de Abu Dhabi e já fechou sua primeira venda para o mundo árabe com o distribuidor Sultan Center. 
A vinícola gaúcha Cave Antiga fechou sua primeira venda para o mundo árabe. Com contrato acertado em novembro, ela enviará uma remessa de 130 caixas de suco de uva para o Sultan Center, distribuidor baseado no Kuwait. A venda começou a ser negociada durante uma rodada de negócios realizada na Câmara de Comércio Árabe Brasileira, parte do Projeto Comprador feito na época da Copa das Confederações (2013) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).

Jorge Antônio, gerente de Comércio Exterior, diz que foram quatro meses de negociação até que a venda fosse concretizada. “A gente acredita que vai ser algo a longo prazo. Vamos nos reunir na Gulfood”, conta o executivo, se referindo à maior feira anual de alimentos do Oriente Médio, que ocorre de 23 a 27 de fevereiro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Este ano, a Cave Antiga, que é associada da Câmara Árabe, terá um estande no evento pela primeira vez. “Os Emirados são um hub, um canal de expansão no mundo árabe. Lá, é possível estabelecer uma relação de longo prazo com o mundo árabe”, afirmou o diretor geral da entidade, Michel Alaby.
Sobre a venda para o cliente kuaitiano, Antônio ressalta que é apenas o primeiro negócio entre as empresas. “Eles já acenaram com a possibilidade de fazer um pedido maior, com uma programação de compras”, revela.

GOURMET
A Cave Antiga existe há mais de 30 anos e produz espumantes, vinhos e sucos de uva. Para 2014, Antônio conta que a empresa está desenvolvendo uma linha gourmet, que inclui suco de uvas brancas, aceto balsâmico e geleias. Segundo ele, a vinícola aposta nos novos produtos para expandir suas vendas para o Oriente Médio.

“O mundo árabe despertou há alguns anos para a área gourmet, para tudo que tenha um diferencial. Por isso, vamos dedicar uma parte da produção à exportação”, afirma. Segundo ele, a Cave Antiga está pronta para se adaptar às exigências dos diferentes países da região. A remessa desta primeira venda para o Kuwait será enviada em janeiro. Vale lembrar que o Sultan Center está presente ainda na Jordânia, Omã, Líbano e Bahrein.


Segundo Antônio, a vinícola também já está em contato com outros potenciais clientes do mundo árabe: ela já enviou amostras para Dubai e também está negociando com um comprador de Abu Dhabi. Fora do Oriente Médio, a empresa já mantém exportações para o Japão e para o Chile. A Cave Antiga tem sua sede em Farroupilha, no Rio Grande do Sul, e mantém um escritório em São Paulo.

11 fevereiro 2014

Emirates lança voo diário para Taipé


Nova frequência ligará São Paulo e Rio de Janeiro à capital de Taiwan, via Dubai, conectando mercados que movimentaram USD 5,2 bilhões em 2013

 À esquerda Sua Alteza Xeque Ahmed Bin Saeed Al-Maktoum, presidente e chefe executivo do Grupo Emirates, entrega presente para Yin Chen-Pong, presidente do Aeroporto Internacional Taoyuan em Taipé, logo após o pouso do voo inaugural

A Emirates, conectora global de pessoas e lugares, iniciou hoje operações para Taipé. O voo EK 366 pousou no Aeroporto Internacional Taoyuan inaugurando o serviço diário e direto de Dubai para Taiwan. Este é o primeiro a ligar o Oriente Médio ao país asiático.

A nova rota também oferece uma rápida e eficiente conexão entre Brasil e Taiwan e é uma grande oportunidade para promover o turismo e os negócios entre as duas regiões. Em 2013, o intercâmbio comercial entre estes mercados movimentou USD 5,2 bilhões, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento

Com uma população de quase 7 milhões, Taipé é um importante centro cultural e econômico e grande exportador de produtos eletrônicos, têxteis, químicos, materiais óticos e fotográficos. “A parceria entre a Emirates e Taipé começou em 2003, quando nossa divisão de cargas, a Emirates SkyCargo, iniciou operações na cidade. Estou orgulhoso de aumentarmos o nosso comprometimento e iniciar o voo diário de passageiros para Taiwan”, disse Sua Alteza Xeque Ahmed Bin Saeed Al-Maktoum, presidente e chefe executivo do Grupo Emirates.

O voo é operado por um moderno Boeing 777-300ER que dispõe do premiado sistema de entretenimento ice, com mais de 1600 canais de filmes, seriados, jogos e música em todas as classes. São 8 suítes privativas em primeira classe, 42 assentos em executiva e 304 em econômica, todos servidos com refeições gourmet pelo time internacional de comissários vindos de mais de 132 nacionalidades. Por meio do hub em Dubai, a Emirates oferece a seus passageiros conexões, sem escalas, de Taipé para 70 países do Oriente Médio, África e Europa e Américas.

McDonald's anuncia inauguração oficial do primeiro restaurante no Vietnã

Restaurante número 10.000 do McDonald's na região da Ásia-Pacífico

A McDonald's Corporation (NYSE: MCD) anunciou hoje a inauguração do seu primeiro restaurante no Vietnã e o número 10.000 da cadeia de restaurantes na região da Ásia, Pacífico, Oriente Médio e África.

A inauguração do restaurante McDonald's com Drive-Thru 24 horas -- o primeiríssimo restaurante de todo o Vietnã -- traz um nível inteiramente novo de conveniência para os clientes da Cidade de Ho Chi Minh. Localizado estrategicamente na interseção sempre movimentada das ruas Dien Bien Phu e Nguyen Binh Khiem no Distrito 1, o restaurante em um prédio independente de dois andares é facilmente acessível para os passantes que queiram comprar uma refeição no McDonald's no serviço Drive-Thru.

"Estamos orgulhosíssimos de inaugurar o nosso restaurante McDonald's número 10.000 no Vietnã, um país que oferece uma tremenda oportunidade para ampliar a nossa Marca", disse Don Thompson, Presidente e CEO do McDonald's. "Estou muito contente de estar aqui juntamente com a equipe local para comemorar e dar as boas-vindas aos funcionários e clientes. O nosso objetivo aqui e em qualquer parte do mundo é proporcionar uma experiência moderna e empolgante no restaurante com comidas e bebidas deliciosas com a conveniência que os nossos clientes esperam do McDonald's".

"O nosso relacionamento com os parceiros vietnamitas é forte e solidamente baseado nos valores do McDonald's. Queremos estabelecer a nossa marca e responsabilidade comercial como parte da nossa estratégia na Ásia, e afetar positivamente a comunidade vietnamita local", acrescentou Dave Hoffmann, Presidente do McDonald's na região da Ásia-Pacífico, Oriente Médio e África.

O restaurante McDonald's com capacidade para 350 pessoas em Da Kao no Distrito 1 é um exemplo de design de melhor categoria, com amenidades e serviços exclusivos dos restaurantes McDonald's em todo o mundo. Com uma área total de mais de 1.300 metros quadrados em um terreno de quase 3.000 metros quadrados, o restaurante foi projetado para ser um restaurante moderno. Além do serviço Drive-Thru, os clientes aproveitam uma grande variedade de comidas deliciosas do McDonald's, acesso gratuito à Internet por Wifi, amenidades para as famílias como o Playplace e salões para festas, e estacionamento para automóveis e mais de 250 motocicletas.
No menu, além das opções icônicas do McDonald's como Big Mac e as famosas batatas-fritas, o primeiro restaurante do Vietnã irá lançar a linha de hambúrgueres McPork, uma especialidade criada para agradar o paladar vietnamita local.

"Hoje é um dia muito especial para toda a equipe do McDonald's no Vietnã. Fomos muito inspirados pelo tremendo suporte que recebemos da equipe global do McDonald's e com o rigoroso treinamento operacional que a nossa equipe recebeu no ano passado. Estamos muito orgulhosos em atender nossos clientes que esperaram tanto pela chegada do McDonald's", disse Henry Nguyen, fundador da Good Day Hospitality e licenciado de desenvolvimento do Vietnã.

"Queremos que nossos restaurantes sejam locais onde os amigos e parentes possam ter uma experiência especial inesquecível do McDonald's com sua comida fresca e saborosíssima, serviço rápido e simpático, e um ambiente confortável e acolhedor . A inauguração do nosso primeiro restaurante no Vietnã é somente o início de uma jornada com os nossos clientes. Faremos de tudo para continuar relevante para as necessidades e ir além das expectativas dos nossos clientes", disse Nguyen.


McDONALD'S
McDonald's é a principal rede de varejo de alimentos global com mais de 35.000 locais servindo aproximadamente 70 milhões de clientes em mais de 100 países diariamente. Mais de 80% dos restaurantes McDonald's em todo o mundo são de propriedade e operados por empresários locais. Para mais informação sobre a empresa, visite: www.aboutmcdonalds.com e siga-nos no Facebook


O Vietnã é um dos mais de 65 mercados em todo o mundo onde a estrutura de Development Licensee (DL - Licenciado de Desenvolvimento) do McDonald's foi implementada. O modelo de licença de desenvolvimento é uma forma de franquia que o McDonald's vem usando há mais de 30 anos em todo o mundo para desenvolver a Marca.

Embratel participa das Olimpíadas de Inverno de Sochi com alta tecnologia de vídeo e áudio

Globosat adquire solução da Embratel para a transmissão do evento esportivo
 
A Embratel, a mais completa empresa de telecomunicações do Brasil, anuncia assinatura de contrato com a Globosat, maior programadora de TV por Assinatura da América Latina, para a transmissão das Olimpíadas de Inverno de Sochi (Rússia). A Embratel fornecerá toda a infraestrutura de telecomunicações para que o Brasil assista as Olimpíadas de Sochi nos canais SporTV da Globosat.

“A Embratel destaca-se mais uma vez e marca presença como provedora de serviços de telecomunicações de grandes eventos mundiais”, comemora José Formoso, Presidente da Embratel.

As soluções para atender a Globosat foram desenvolvidas por equipes técnicas da Embratel, especializadas em TI e Telecom, com foco em alta qualidade e segurança no tráfego de informações, interligando desde o processo de captura de sinais na Rússia até a transmissão de imagens no Brasil.

Segundo o presidente, a Embratel possui décadas de experiência comprovada na oferta de soluções de telecomunicações para grandes eventos esportivos nacionais e internacionais. A empresa viabilizou a transmissão da primeira Copa do Mundo a cores em 1970 e, ao longo dos 48 anos de existência, transmitiu importantes competições como Jogos Olímpicos, Panamericanos, Copas do Mundo, Fórmula 1, entre outros.

Formoso ressalta que a Embratel possui forte ligação com o esporte. Por isso, foi a primeira empresa a apoiar a candidatura do Rio de Janeiro como sede Olímpica e, em conjunto com a Claro, é patrocinadora e fornecedora oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016 na categoria Telecomunicações. A Embratel investe no esporte por acreditar que ele inspira e une as pessoas, da mesma forma que sua tecnologia.

Para garantir a qualidade do sinal durante os Jogos de Inverno de Sochi, a Embratel disponibilizou dois circuitos internacionais de 155 Mega, além de equipamentos com alta tecnologia e foco na transmissão de vídeo e de dados. A empresa também preparou duas rotas de transmissão. A primeira será uma ligação direta entre o Brasil e a Europa e a segunda ligará o Brasil a Europa, via Estados Unidos. Para garantir a perfeita operação dessa estrutura, profissionais da Embratel já estão em Sochi acompanhando todos os processos.

A Embratel é a empresa de telecomunicações mais experiente e preparada para atender todas as necessidades dos clientes, independentemente da localidade, do porte e de seus segmentos de atuação. Além disso, a empresa oferece soluções focadas no tráfego de informações sensíveis a atrasos e variações de desempenho.

A qualidade das transmissões de TV e Rádio é fundamental para algumas empresas, principalmente para companhias que atuam no segmento Broadcast. Com os serviços de vídeo e dados da Embratel, empresas como Globosat podem estar mais próximas de seus clientes, com a confiabilidade e disponibilidade vitais para o seu negócio.

Sobre a Embratel

         A Embratel é uma das maiores e mais completas operadoras de telecomunicações do Brasil. Oferece soluções completas a todo o mercado nacional, incluindo serviços de telefonia local, longa distância nacional e internacional, transmissão de dados, vídeo, Internet e TV por Assinatura, além de assegurar o atendimento em qualquer ponto do território brasileiro por meio de soluções via satélite. A empresa também se destaca pela oferta de serviços de valor adicionado, integrando aplicações de TI e de telecomunicações. A Embratel faz parte do grupo América Móvil, que é líder na oferta de serviços de telecomunicações na América Latina. Para mais informações: www.embratel.com.br.

Pacific Rubiales fornece uma atualização operacional do quarto trimestre de 2013 e reitera perspectiva e orientação para 2014

A Pacific Rubiales Energy Corp. (TSX: PRE) (BVC: PREC) (BOVESPA: PREB) forneceu hoje uma atualização operacional dos resultados operacionais do quarto trimestre de 2013, que inclui estimativas dos volumes de produção e vendas, preços realizados e netbacks operacionais, resumidas abaixo:



























4T 2013

(Estimado)
3T 2013

(Realizado)
2T 2013

(Realizado)
1T 2013

(Realizado)
4T 2012

(Realizado)












Produção líquida de petróleo (Mbbl/d)
122 - 123
117,2
116,6
116,8
97,0
Produção líquida de gás natural (Mboe/d)
10 - 11
10,5
11,0
11,1
11,2
Total da produção líquida (Mboe/d)
132 - 134
127,7
127,6
127,9
108,1












Volumes de vendas (Mboe/d)
143 - 145
123,7
127,4
143,7
108,98












Preço realizado do petróleo ($/bbl)
$94 - $96
$103,00
$95,84
$102,06
$99,83
Preço realizado do gás natural ($/boe)
$32 - $33
$36,35
$39,78
$40,26
$43,80












Netback operacional do petróleo ($/bbl)
$60 - $62
$65,73
$63,31
$63,34
$47,61
Netback operacional combinado ($/boe)
$59 - $61
$62,52
$60,54
$60,88
$46,44

Nota: Todos os valores neste comunicado à imprensa são representados em dólares dos Estados Unidos (US$) a menos que declarados de outra forma.
Ronald Pantin, Executivo-Chefe da Companhia, comentou:
"Estamos satisfeitos por encerrarmos o ano com mais um forte trimestre operacional. Em 2013, alcançamos ou excedemos nossos objetivos e esperamos ansiosos por mais um ano de forte desempenho operacional em 2014.
"Em dezembro, reportamos nossa Perspectiva e nossa Orientação para 2014 e realizamos uma teleconferência no início de janeiro para discutir os detalhes. Reiteramos que, em 2014, nosso objetivo é uma produção líquida média de aproximadamente 148 a 162 Mboe/d, um aumento de 15 a 25% sobre os níveis de produção de 2013, o qual deverá gerar US$ 3,4 a US$ 3,6 bilhões de EBITDA em um contexto de realização de preço do petróleo de US$ 90 a US$ 95/bbl e temos agora como objetivo custos operacionais subjacentes (produção, transporte e diluente) de US$ 28 a US$ 30/boe para o ano, ligeiramente abaixo de nossa orientação anual original de US$ 30 a US$ 33/boe. O crescimento da produção este ano será impulsionado pela aquisição da Petrominerales Ltd. ("Petrominerales"), pela produção de petróleo pesado dos blocos CPE-6 e Rio Ariari e pelas produções de outros desenvolvimentos em campos de petróleo leve.
"Pela primeira vez, fornecemos um previsão para cinco anos de produção líquida que estabelece um caminho definido além do Campo Rubiales e dos barris visíveis para substituir completamente a produção líquida atual de aproximadamente 70 Mbbl/d do Campo Rubiales até a data em que o contrato principal expira em meados de 2016. É importante compreender que, na ocasião do término do contrato, o Campo Rubiales estará em acentuado declínio natural. A produção para a substituição virá do desenvolvimento de nossa participação de 50% na operação do Bloco CPE-6 e nossa participação de 100% no Bloco Rio Ariari (adquirido através da aquisição da Petrominerales) do qual esperamos o fornecimento de barris de custo mais baixo e valor mais alto.
"Em dezembro, duas sondas de perfuração foram levadas para o Bloco CPE-6 para iniciarem o programa de avaliação de exploração e desenvolvimento e, no começo de 2014, uma sonda de perfuração foi levada para o Bloco Rio Ariari. A Companhia utilizará sondas adicionais durante o ano para completar programas de vários poços, planejados para cada bloco. Como produtora e desenvolvedora líder na produção de petróleo pesado na Colômbia, nossa Companhia possui o histórico e a especialização para acelerar rapidamente o desenvolvimento destes campos de petróleo pesado.
"Também em dezembro, a Companhia chegou a um acordo para a venda de sua participação de 5% e direitos de transporte no oleoduto OCENSA na Colômbia (adquiridos através da aquisição da Petrominerales) por US$ 385 milhões, e recebeu ofertas indicativas de aproximadamente US$ 380 milhões por uma participação de 38% de sua companhia 100% integral Pacific Midstream Holding Corp., a qual atualmente detém a participação da Companhia nos oleodutos ODL e Bicentenario, bem como os ativos da linha de transmissão de energia elétrica PEL. Os proventos da venda destes ativos serão usados para pagamento de dívidas e recompra de ações. Vendas adicionais de ativos de midstream (atividades de refino, transporte, importação e exportação) são esperadas no futuro, permitindo que a Companhia gere valor de caixa não reconhecido, enquanto retém o valor estratégico destes ativos, através de acordos de capacidade de longo prazo.
"Em 2014, avançaremos nossa tecnologia de recuperação secundária STAR para escala comercial completa no Campo Quifa SW, com a inclusão de alguns grupos próximos de poços atualmente produzindo em recuperação primária. Isto acontece após o sucesso de um projeto piloto em menor escala, que foi implementado no mesmo campo no ano passado, o qual demonstrou pelo menos o dobro do fator de recuperação na sua área de cobertura. A Companhia recebeu duas patentes exclusivas de 20 anos para sua tecnologia STAR na Colômbia e propôs um novo contrato para o Campo Rubiales com base na implementação da tecnologia STAR por conta e risco, em troca de um novo contrato para aumento dos volumes secundários de petróleo, se estendendo para além da vigência até 2016. Os volumes da tecnologia STAR não estão atualmente contidos na previsão de produção de cinco anos da Companhia.
"Durante os dois últimos anos, a Companhia realizou uma série de aquisições estratégicas na Colômbia. Estas aquisições nos garantiram um fornecimento seguro de petróleo leve, que podemos usar como diluente para ser misturado com a nossa crescente produção de petróleo pesado e substituir a necessidade de comprar e importar destilados mais caros e menos seguros. Através de atividades de exploração e desenvolvimento, já conseguimos aumentar a produção a partir da aquisição de ativos e obtivemos valor adicional por meio de ativos de midstream obtidos como parte destas aquisições.
"No início do ano passado, a Companhia anunciou planos para reduzir seus custos com a produção de petróleo, transporte e diluentes em um objetivo proforma de US$ 8/bbl até o final de 2013, comparado com o quarto trimestre de 2012. Estou satisfeito por termos substancialmente atingido este objetivo com o início das operações do oleoduto Bicentenario em novembro e a conclusão da construção da linha de transmissão de energia elétrica  Petroeléctrica Los Llanos (fornecendo energia de baixo custo para a operação dos campos Rubiales e Quifa). Com a eletrificação da linha em janeiro, após a aprovação ministerial da Colômbia, a Companhia espera realizar totalmente seus objetivos de redução dos custos de produção em 2014. A eletricidade de baixo custo fornecida pela linha deverá ser utilizada no desenvolvimento do Bloco CPE-6 e em outras propriedades de petróleo pesado no sul da Bacia de Llanos, na Colômbia.
"Estamos iniciando 2014 com uma situação financeira bastante sólida, nosso balanço continua forte e nossos objetivos de crescimento para os próximos 5 anos são apoiados por nossos extensivos custos baixos e alto retorno da exploração de petróleo pesado e ativos de desenvolvimento na Colômbia. Aguardamos com ansiedade por um empolgante ano de  2014, na medida em que prosseguimos com nossa estratégia de crescimento repetido e lucrativo, contribuindo o para benefício de longo prazo de nossos acionistas, funcionários e outros grupos de interesse, a Companhia líder de exploração e produção concentrada na América Latina". 
Resultados do Quarto Trimestre de 2013
A produção líquida para o trimestre deverá ficar na faixa de 132 a 134 Mboe/d, praticamente em linha com a produção do trimestre anterior e um aumento de cerca de 23% em relação ao mesmo período do ano passado. Com a conclusão da aquisição da Petrominerales no final de novembro de 2013, a Companhia realizou volumes de produção dos ativos adquiridos durante o mês de dezembro. A produção destes ativos será completamente reconhecida durante o primeiro trimestre de 2014 e os volumes deverão ser similares aos níveis anteriormente reportados pela Petrominerales no terceiro trimestre de 2013 (21 Mbbl/d líquidos). O escoamento da produção em 2013 deverá ser de aproximadamente 127 Mboe/d líquidos (média da última semana de dezembro, excluindo os volumes da aquisição da Petrominerales), um aumento de aproximadamente 9% em relação ao escoamento da produção da Companhia em 2012. A Companhia estima que atingirá uma produção média líquida de 128 a 130 Mboe/d em 2013, acima da faixa superior da sua orientação anual de produção de crescimento de 15 a 30% (113 a 127 Mboe/d) acima dos níveis de 2012, apesar de acomodar volumes adicionais fornecidos para a Ecopetrol, S.A. ("Ecopetrol") associados com a decisão da arbitragem sobre a PAP em Quifa, no início do ano.
A Companhia reporta seus volumes de venda compostos pelos volumes produzidos mais os volumes dos diluentes adquiridos (misturado com a sua produção de petróleo pesado para formar uma combinação de vendas) e pelos volumes de petróleo para negociação ( OFT – Oil For Trading), mais/menos os ajustes nos estoques de vendas. Os volumes de vendas podem variar significativamente de trimestre para trimestre como consequência dos volumes flutuantes de diluentes e OFT e de oscilações significativas nos estoques de petróleo, os quais estão relacionados com o tempo de levantamento da carga para exportação.
Os volumes de vendas no quarto trimestre deverão ficar na faixa de 143 a 145 Mboe/d. Conforme anunciado anteriormente, os volumes de vendas foram afetados por uma estimativa de 600 Mbbl de volumes de petróleo referentes aos volumes PAP acumulados do período anterior. Estes volumes se referem ao contrato celebrado pela Companhia com a Ecopetrol SA para iniciar a entrega 'em espécie' de volumes PAP do período anterior associados com a decisão da arbitragem PAP anunciada no ano passado. Estes volumes (totalizando aproximadamente 1,0 MMbbl no final do terceiro trimestre) foram acumulados e totalmente contabilizados como provisão financeira nas demonstrações financeiras da Companhia, desde o final do ano de 2012. Conforme um acordo com a Ecopetrol, a Companhia espera entregar todos os volumes acumulados anteriores ao período PAP até o final do primeiro trimestre de 2014. Tendo começado no terceiro trimestre de 2013 e chegando inclusive até o primeiro trimestre de 2014, tal entrega resultará em uma reversão da provisão financeira acumulada, mas representará uma redução nos volumes de vendas.
Os volumes OFT no quarto trimestre deverão ficar em uma faixa similar ao trimestre anterior (aproximadamente 4,2 Mbbl/d no terceiro trimestre de 2013). Os volumes de diluentes no quarto trimestre deverão diminuir ligeiramente em relação ao trimestre anterior (3,2 Mbbl/d no terceiro trimestre de 2013), na medida em que a Companhia continua a substituir diluentes adquiridos pela sua produção própria de petróleo leve de custo mais baixo. A Companhia espera que a realização do preço do petróleo no quarto trimestre fique na faixa de US$ 94 a US$ 96/bbl, aproximadamente 8% mais baixo do que no trimestre anterior, refletindo uma queda do WTI de US$ 105,81/bbl no terceiro trimestre para US$ 98,05/bbl no quarto trimestre. A maior parte da produção de petróleo da Companhia na Colômbia e no Peru é exportada a preços associados aos preços internacionais do petróleo.
Apesar de uma queda de 8% nos preços realizados do petróleo, a Companhia espera manter seus netbacks operacionais apenas ligeiramente inferiores aos do terceiro trimestre, devido às reduções de custos. Conforme planejado, a Companhia teve custos menores com transporte com a inauguração do oleoduto Bicentenario em novembro (reduzindo os custos mais altos com o transporte rodoviário da produção de petróleo) e uma redução adicional nos custos dos diluentes, na medida em que a Companhia continuou a reduzir os volumes e os custos dos diluentes adquiridos, substituindo-os por seu próprio petróleo, produzido para a mistura.
A Companhia reconhece tanto suas receitas quanto seus custos em seu volume total de vendas, e não em seus volumes produzidos. Os custos operacionais totais são divulgados como uma combinação de: produção, transporte e custos com diluentes, mais outros custos e custos com overlift/underlift. Os dois últimos (outros custos e overlift/underlift) estão amplamente relacionados aos movimentos no armazenamento e levantamento de carga do estoque e podem, consequentemente, causar impacto significativo nos custos totais, de maneira positiva ou negativa, em qualquer trimestre específico.
A Pacific Rubiales, uma companhia canadense e produtora de gás natural e petróleo bruto, detém 100% do capital da Meta Petroleum Corp., que opera nos campos de petróleo pesado de Rubiales, Piriri e Quifa, localizados na Bacia de Llanos e 100% do capital da Pacific Stratus Energy Colombia Corp., que opera o campo de gás natural de La Creciente na área noroeste da Colômbia. A Pacific Rubiales também adquiriu 100% da Petrominerales Ltd., que possui ativos de petróleo leve e pesado na Colômbia e ativos de óleo e gás no Peru, 100% da PetroMagdalena Energy Corp., que possui ativos de petróleo leve na Colômbia e 100% da C&C Energia Ltd., que possui ativos de petróleo leve na bacia de Llanos. Adicionalmente, a Companhia possui um diversificado portfólio de ativos além da Colômbia, o que inclui ativos de produção e exploração no Peru, Guatemala, Brasil, Guiana e Papua - Nova Guiné.

As ações ordinárias da Companhia são comercializadas na Bolsa de Valores de Toronto e na Bolsa de Valores da Colômbia e como Certificados de Depósitos de Ações (Brazilian Depositary Receipts) na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros do Brasil sob os símbolos PRE, PREC e PREB, respectivamente.

10 fevereiro 2014

Brasil volta a ser o maior mercado da Porsche na América Latina


A Stuttgart Sportcar recuperou em 2013 o posto de maior importador da Porsche na América Latina. Entre janeiro e dezembro do ano passado, foram comercializados 1.036 Porsches zero quilômetro. O número fica abaixo somente das 1.134 unidades vendidas em 2011, último ano antes de as atuais regras de importação entrarem em vigor. 

“Voltamos a aproveitar nosso potencial de vendas em sua plenitude graças à implantação do sistema de cotas para os importadores comprometidos com o programa Inovar Autos do Governo Federal. Essa alternativa não existia em 2012, quando apenas 524 Porsches foram vendidos”, resume Marcel Visconde, presidente da Stuttgart Sportcar. 

Visconde afirma que o mercado brasileiro de automóveis passa por circunstâncias e fatores sazonais que colocam desafios a serem superados. Mas confia no potencial da Porsche de manter seu patamar de vendas no Brasil ao longo de 2014. A grande novidade será a chegada do Macan, um SUV menor que o Cayenne e que será o modelo de entrada da marca. Este novo carro e o 918 Spyder (superesportivo híbrido de produção limitada a 918 unidades) chegarão ao Brasil no primeiro semestre. 

“Nosso maior desafio em 2014 será trabalhar as vendas dentro do mix de importação que consideramos adequado para o mercado nacional”, finaliza Visconde. Atualmente, a linha Porsche é composta pelos modelos 911, Boxster, Cayman, Cayenne e Panamera.