PATROCINADOR

12 abril 2014

Alcatel-Lucent Enterprise lança roteador multitarefa no Brasil

As famílias 57xx e 58xx do OmniAccess Enterprise Services Router já estão disponíveis no País e atendem, principalmente, operadoras e empresas que necessitam de gerenciamento de sua WAN

A Alcatel-Lucent Enterprise anuncia o lançamento de seus novos roteadores para serviços gerenciados no Brasil. Destinados às empresas de todos os portes que demandam transporte de dados com alta velocidade e qualidade, com baixa latência e de maneira gerenciada, as famílias 57 e 58 do Alcatel-Lucent OmniAccess Enterprise Services Router (ESR) atendem a demanda por soluções para serviços gerenciados e com configuração simplificada para cuidar da WAN (Wide Area Network) das organizações.

Este é um produto inovador que atende tanto a infraestrutura de comunicações como os processos de negócios na mesma plataforma de hardware, que é equipada com um processador “dual core”. Os roteadores OmniAccess ESR possuem alto desempenho para uso profissional e podem atuar como um servidor e interface para arquivos, impressoras, scanners, telefonia IP, gerenciamento de domótica, de eficiência energética, backup LDAP (Lightweight Directory Access Protocol), e muitas outras formas.

“A nossa solução é fundamental para a sobrevivência de centenas de terminais de telefonia IP no caso de uma filial ficar sem o acesso à central”, afirma Diogo Superbi, gerente de Networking da Alcatel-Lucent Enterprise no Brasil. “Por oferecer suporte aos protocolos padrões de mercado, atendemos à uma extensa gama de possibilidades e podemos, inclusive, implantá-lo em redes de organizações com soluções de outros fabricantes”.

A família OmniAccess ESR é capaz de realizar backup em redes 3G e 4G, oferecer portas para utilização de serviços de voz, suporta os tradicionais padrões H.323 e SIP (Session Initiation Protocol), além do NOE, que é de propriedade da Alcatel-Lucent. Além disso, os roteadores ESR podem atuar como servidores de comunicação (similar a um PABX-IP), e torna-se também um servidor de aplicações seguras e tendo como base padrões integrados, o que proporciona gerenciamento unificado que visa simplificar as tarefas de prestação de serviços e a manutenção do mesmo.

Para o armazenamento de arquivos na nuvem, os roteadores proporcionam aplicações simplificadas para NAS (Network-Attached Storage), com backup periódico para nuvem para pequenas empresas e também coordena serviços avançados de NAS junto ao provedor de cloud. Como Web Cache, a solução oferece armazenamento local de conteúdo da web e proporciona economia de largura de banda WAN por utilizar informações previamente acessadas. Já como proxy de vídeo, o OmniAccess ESR permite múltiplos e simultâneos streaming de vídeos sem perder a qualidade, e suporta Adobe Flash.

O roteador oferece interfaces Wi-Fi e também 4G. Além disso, utilizando os seus dois slots de expansão, uma ampla opção de interfaces podem ser adicionados, como: VDSL2, ADSL2+, G.SHDSL, portas seriais, BRI, SFP, FXS / FXO, E & M, além de E1/T1.

Sobre a Alcatel-Lucent (Euronext Paris e NYSE: ALU)

A Alcatel-Lucent Enterprise oferece produtos e soluções que transformam a comunicação das organizações em conversas produtivas entre clientes, profissionais e seus parceiros de negócios. A Alcatel-Lucent atua em dois segmentos neste mercado – Comunicação e Redes. As soluções de Comunicação permitem que os profissionais colaborem de uma maneira mais natural e eficaz com a utilização de dispositivos em diferentes locais para uma maior eficiência e inovação nos negócios. Já as soluções de Redes oferecem opções de conectividade flexíveis, seguras, confiáveis e com baixo consumo de energia, que reduzem substancialmente os custos e simplificam a entrega de aplicações em tempo real para qualquer que seja o dispositivo e sem interrupções.

11 abril 2014

Messi: sinônimo de espetáculo

Lançamento do selo Generale une a vida e a carreira de um dos maiores fenômenos do futebol dessa geração

Nos últimos anos, ele foi considerado o melhor jogador do mundo na eleição da FIFA e levou para a casa a desejada Bola de Ouro. Hoje, ele também está concorrendo ao prêmio, com Neymar na disputa, mesmo que a campanha do Barcelona não tenha sido tão boa e, inclusive, ele tenha perdido um pênalti contra o Chelsea, deixando seu time fora da disputa no Japão.
Segundo a FIFA, Lionel Messi acumula gols e recordes e se tornou o maior artilheiro da história do Barcelona em partidas oficiais. Além disso, foi o jogador que mais balançou a rede em uma única edição da Liga dos Campeõs da UEFA. Batendo, até mesmo o recorde de Pelé em número de gols em uma temporada – Messi marcou 76 gols em 2012 e Pelé marcou 75 gols em 1958. Ainda corre atrás da marca de 85 gols de Gerd Müller, obtida em 1972.
Canhoto, mas eventualmente chutando de direita, socialmente tímido, mas muito eloquente nos campos, o craque argentino é o tema central deste livro que o selo Generale, da Editora Évora, traz este mês. “A Biografia de Lionel Messi”, de Leonardo Faccio, é a narração de um jornalista que durante alguns meses revisitou a vida e as pessoas do círculo do craque e mostrou por meio de sua história que gênios são, sim, feitos de carne e osso, no entanto muitos também são feitos de silêncio e de bola.
O livro, dividido em três partes, narra os principais acontecimentos em 2009, 2010 e 2011 e conta com detalhes o que o jogador é capaz diante de uma bola, num campo de futebol.
“Messi só produz manchetes com os pés”, por isso Faccio fez questão de conversar com os amigos e todos que acompanharam a infância e a adolescência do jogador. A luta dele para crescer e fugir do apelido de “Pulga”, que o persegue ainda hoje, e sua paixão pela bola, que o fez recordista e respeitado em todos os cantos do mundo, é retratada no livro, que está disponível em todas as livrarias ou pelo site – www.editoraevora.com.br

SOBRE O AUTOR
Leonardo Faccio nasceu em Buenos Aires, em 1971. É antropólogo, escritor e jornalista. Durante quase dez anos viveu em Barcelona, onde trabalhou para a mídia europeia e norte-americana, como El PeriódicoLa Vanguardia e Etiqueta Negra. Premiado com menção honrosa pela Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano de García Márquez, é um dos escritores incluídos na antologia Lo mejor del nuevo periodismo de America Latina II, editado pela FNPI e pelo Fundo de Cultura Econômica. Não era fã de futebol até que começou a seguir Lionel Messi.

SOBRE O LIVRO
Título: A Biografia de Lionel Messi
Autor: Leonardo Faccio
Assunto: Biografia
Preço: R$ 34,90
Páginas: 160
Formato: 16 x 23 cm
ISBN: 978-85-63993-46-5
Edição: 
Acabamento: Brochura

Lançamento da Nikon, lente NIKKOR AF-S DX NIKKOR 18-300mm f/3.5-6.3G ED VR com zoom telefoto permite imagens e vídeos incríveis

Versátil, compacta e leve, a nova lente une as tecnologias da NIKKOR a recursos inovadores para que os usuários divirtam-se com a distância e registrem momentos únicos nos mínimos detalhes.

Hoje a Nikon anuncia a nova lente NIKKOR AF-S DX NIKKOR 18-300mm f/3.5-6.3G ED VR, que chega para complementar a sua lendária linha de lentes NIKKOR. Projetada para fotógrafos que são adeptos do formato DX e querem obter mais de sua câmera D-SLR, a versátil e compacta  AF-S DX NIKKOR 18-300mm f/3.5-6.3G ED VR é uma lente zoom telefoto de 16,7x, com funções abrangentes que fornecem alto desempenho e qualidade de imagem superior. Quer capturando imagens estáticas ou vídeos em HD, a lente foi desenvolvida para ajudar os usuários a capturar fotos de cores vibrantes e detalhes nítidos, e garantir distorção mínima para registrar esportes, férias e vida selvagem com confiança. 

“Com a chegada da AF-S DX NIKKOR 18-300mm f/3.5-6.3G ED VR à linha de lentes NIKKOR, os fotógrafos que usam o formato DX terão uma lente zoom telefoto, que consegue lidar com qualquer desafio fotográfico ou de vídeo e que produz resultados incríveis”, diz Koji Maeda, Presidente da Nikon do Brasil. “Além disso, a nova lente incorpora a renomada ótica NIKKOR e tecnologias como o Motor de Onda Silencioso (SWM), três elementos Asféricos e três elementos de Dispersão Extra Baixa, assim como recursos inovadores, por exemplo, a estabilização de imagem por Redução de Vibração”. 

Abrangente Lente Zoom Telefoto 
A AF-S DX NIKKOR 18-300mm f/3.5-6.3G ED VR possui uma impressionante taxa de zoom ultra alta de 16,7x, oferecendo uma taxa de foco de 18mm em grande angular a 300mm em super telefoto (equivalente a 27mm à 450mm em formato FX/35mm). A lente fornece liberdade composicional ideal para uso diário, quer ao capturar closes, paisagens extensas, retratos, arquitetura, natureza, esportes e ações rápidas. Ao gravar vídeos em HD, os usuários poderão capturar amplos planos gerais, close-ups médios ou sequências extremas em telefoto que complementam melhor a visão criativa. Com esta novidade, os profissionais de fotografia que atualmente usam câmeras D-SLR de formato DX, como as séries Nikon D3000 e D5000, poderão atualizar seus equipamentos ou complementar seus kits de lentes.
Fornece desempenho e qualidade de imagem superior
Incorporando as reconhecidas tecnologias e ótica das lentes NIKKOR, a AF-S DX NIKKOR 18-300mm f/3.5-6.3G ED VR oferece uma extensa gama de recursos que produzem cores vibrantes, detalhes nítidos e distorção mínima capturando imagens estáticas ou gravando vídeos HD. Ajudando a garantir fotos e vídeos nítidos, mesmo em situações com pouca luz, enquanto também combate os efeitos da trepidação da câmera, a nova lente é equipada com a renomada estabilização de imagem por Redução de Vibração (VR), que dá à lente quatro pontos* de estabilização e possibilita fotografar uma experiência sem desfoques mesmo com a câmera em mãos. 
Pesando aproximadamente 550g, a AF-S DX NIKKOR 18-300mm f/3.5-6.3G ED VR é notadamente leve, o que faz dela uma lente adequada para levar em qualquer excursão fotográfica. A construção desta lente contém 16 elementos óticos em 12 grupos e inclui três elementos de cristal Asféricos (AS) e três de Dispersão Extra Baixa (ED) para produzir o máximo contraste e minimizar os clarões e reflexos. Seus três elementos de cristal com Dispersão Extra Baixa (ED) efetivamente minimizam as aberrações cromáticas mesmo nas configurações de abertura mais ampla. Esta nova lente também incorpora um diafragma de 7 lâminas arredondadas, que ajudam a alcançar um lindo e natural desfoque de fundo. Como muitas das novas lentes NIKKOR da Nikon, a AF-S DX NIKKOR 18-300mm f/3.5-6.3G ED VR possui um Motor de Onda Silencioso (SWM), destinado a produzir um desempenho de Autofoco (AF) rápido, preciso e silencioso, além do Foco Interno (IF), fazendo com que ela tenha uma um design mais compacto e simplificado.
Sobre a marca NIKKOR
Com uma ampla variedade de lentes em formato FX e DX e várias distâncias focais, da ultra grande angular 10-24mm à super telefoto de 800mm VR, fotógrafos que usam Nikon aprenderam a confiar nas tecnologias centrais da NIKKOR - marca de lentes fotográficas da Nikon, que contribuem para a sua superioridade ótica. Elas são feitas com precisão, obedecendo aos mais rigorosos padrões da fabricação própria dos cristais Nikon. Em 1933, a Nikon vendeu sua primeira lente para câmera sob a marca NIKKOR, a "Aero-NIKKOR” para aplicação em fotografias aéreas. Desde então, NIKKOR tem sido usada como nome da marca de lentes da Nikon que simboliza durabilidade, alta qualidade de imagem e excelência ótica.
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*Baseado nos padrões da CIPA. Estes valores são alcançados quando lentes compatíveis de formato DX são acopladas à câmeras SLR digitais de formato DX e quando a lente zoom é configurada para a posição telefoto máxima. 
Especificações, equipamento e datas de lançamento estão sujeitas a mudanças sem qualquer aviso ou obrigação da parte do fabricante.
Todas as marcas registradas da Nikon pertencem à Nikon Corporation.

Atrasadas, obras da Transnordestina em PE prejudicam Suape

Quando as obras da ferrovia Transnordestina começaram, em 2006, a previsão era que fossem concluídas em 2010. Porém, uma série de entraves com desapropriações e alterações de projeto, além de questões ambientais, fizeram o prazo ser estendido para setembro de 2016, segundo o Ministério dos Transportes – totalizando dez anos de obra, em vez dos quatro iniciais. Os adiamentos e a falta de informação fazem a população e empresários do Sertão de Pernambuco, por onde os trilhos vão passar, não saberem o que esperar do futuro.

A obra estava orçada inicialmente em R$ 4,5 bilhões, mas o último reajuste fez o orçamento chegar a R$ 7,5 bilhões. O cenário geral é de abandono, com as pessoas podendo chegar junto aos trilhos e canteiros de obras, todos paralisados.

Inicialmente, a ferrovia seria construída pelo governo federal, mas, por falta de verba e outros entraves, o projeto foi entregue para a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que criou a empresa Transnordestina Logística S.A. (TLSA) para ser concessionária da obra. O governo federal então firmou compromisso de garantir financiamentos de bancos e órgãos públicos. Já os estados envolvidos ficaram responsáveis pelas desapropriações.

De acordo com o governo federal, o projeto prevê 2.304 quilômetros de ferrovia, beneficiando 81 municípios – 19 no Piauí, 28 no Ceará e 34 em Pernambuco.

Em janeiro, o G1 mostrou que as obras da ferrovia Transnordestina no sertão do Piauí, que já consumiram R$ 1,075 bilhão, estão paralisadas e abandonadas desde setembro de 2013. No Ceará, só 4% das obras no trecho entre a cidade de Missão Velha e o Porto do Pecém, na Grande Fortaleza, estão concluídas, segundo o Ministério dos Transportes.

Nesta terceira reportagem da série, a reportagem do G1 percorreu, em Pernambuco, mais de 1.500 quilômetros, do Recife até Araripina, de onde a ferrovia segue para o Piauí. No caminho, encontrou obras paradas e a população em compasso de espera.

Obras
O movimento de caminhões em uma fábrica de dormentes em Salgueiro foi o único sinal encontrado de obras em andamento no trecho da Transnordestina em Pernambuco. No resto do trajeto, em 12 municípios, o G1 encontrou canteiros de obras e trechos prontos – mas nenhuma máquina ou operário.

Os sinais são de uma obra parada e sem uso: no trecho de 96 quilômetros que segue de Salgueiro para o Ceará – o único pronto no estado até agora, inaugurado em agosto de 2013 – há muitos vagões parados e sem segurança. Perto dali, um grupo de homens levava um pedaço de trilho – segundo a TLSA, uma “sobra” de trilho.

Em Araripina, a ponte já construída não tem trilhos e vem servindo para a população como um acesso mais rápido para propriedades rurais do distrito de Nascente, localizado a mais de 35 quilômetros do centro do município. “Eles tomaram os caminhos, cortaram a estrada. Não sei como vai ficar depois. O outro acesso é muito mais distante”, explica Ivanildo Rocha, que foi um dos operários dispensados em setembro.

Em São José do Belmonte e em Salgueiro, os trilhos viraram estrada para a população, que segue a pé ou a cavalo.

Dos três trechos ainda em obras, o mais avançado são os 163 quilômetros entre Salgueiro e Trindade. Nessa parte, estão prontos, segundo o Ministério dos Transportes, 99% da infraestrutura (obras de aterramento e nivelamento, antes de colocação da ferrovia propriamente dita), 98% da obra de arte especial (pontes, viadutos e túneis, entre outros) e 70% da superestrutura (dormentes e trilhos). Os trilhos podem ser vistos em Terra Nova e Parnamirim mas, a partir de Ouricuri, há apenas indicação de que ali, um dia, houve um canteiro de obras: sobram placas caídas no chão e muita poeira.

Entre Salgueiro e Suape, são previstos 306 quilômetros em obras, estando prontas atualmente 55% da infraestrutura, 53% das obras de arte especial e 35% da superestrutura. Já entre Trindade e Eliseu Martins, no Piauí, são 259 quilômetros de obras, estando prontas 42% da infraestrutura e 35% da obra de arte especial.

Questionada pelo G1 sobre o andamento das obras, a TLSA informou que a construção da ferrovia Transnordestina está em curso e terá seu ritmo intensificado nas próximas semanas. Estão sendo mobilizadas novas equipes, equipamentos e materiais para as novas frentes de trabalho que estão sendo instaladas.

Inconclusa, a Transnordestina frustra o sonho de Pernambuco ter o terceiro maior porto do país, atrás apenas dos terminais de Santos, em São Paulo, e do Rio de Janeiro.

Suape receberia grandes navios, que fariam o transbordo para navios pequenos e outros modais, e a ferrovia é um dos fatores determinantes. Não existe no mundo um grande porto sem uma grande ferrovia, aponta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Márcio Stefanni.

O secretário informou que, ano passado, Suape bateu o recorde de movimentação de cargas, com 12,8 milhões de toneladas. A expectativa é que a ferrovia aumente essa circulação. Junto com a Refinaria [Abreu e Lima, obra da Petrobras], essa quantidade subiria, inicialmente, para 30 milhões de toneladas, afirmou.

Incertezas

Morando no distrito do Sítio Abóbora, em Trindade, a agente de saúde comunitária Rosélia Vieira viu o sossego da pequena propriedade rural terminar. O terreno é cortado pela obra de ferrovia, que passa a 4,5 quilômetros da BR-316, mas atualmente nenhuma máquina trabalha no local.
A poeira fez com que os irmãos de Rosélia deixassem de fazer placas de gesso, indo trabalhar para outras pessoas. Porém, a preocupação maior é com o dia em que as obras forem retomadas. “Eles disseram que minha casa não precisava ser desapropriada, mas ela está toda rachada desde que as obras começaram. Não posso nem mais criar meus animais, porque eles tiraram minha cerca, lamenta a agente de saúde, que não sabe como vai ficar o acesso à própria casa quando a obra for concluída.

Morando com a esposa e dois filhos em um pequeno sítio em Ouricuri, o agricultor e carpinteiro Arlei Marques Torres viu a entrada da propriedade virar uma ladeira íngreme quando as obras da Transnordestina passaram pelos fundos do terreno. Quando os rolos para acertar o terreno passavam, tremia tudo aqui em casa. Caíam os copos e pratos do armário. Imagina quando for o trem?, questiona o agricultor.

A casa do mecânico Heleno Belarmino da Silva, no Sítio Pitombeira, distrito de Custódia, fica a 40 metros dos trilhos da ferrovia. Durante dois anos e sete meses, ele foi funcionário da obra. Com o dinheiro, construiu uma pequena borracharia no terreno onde mora – que é como se sustenta atualmente. É um absurdo uma obra dessas parar. A gente sabe que deve trazer benefícios para todos, só não se sabe direito como vai ser, admite.

Entre março de 2009 e dezembro do ano passado, 1.952 desapropriações referentes à Transnordestina foram realizadas em Pernambuco, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O total gasto com as indenizações soma R$ 28,9 milhões.

A pasta informou que 258 desapropriações ainda serão feitas, divididas entre os municípios de Belém de Maria, na Mata Sul; Cachoeirinha e Pesqueira, no Agreste; Arcoverde, Custódia, Serra Talhada, Salgueiro, Parnamirim e Trindade, no Sertão. Esse número não leva em consideração os trechos chamados SPS-08 e SPS-09, entre Belém de Maria e Suape, que ainda estão tendo os traçados aprovados pelo projeto.

Perspectiva

Com as obras da Transnordestina concluídas no município, Salgueiro viu uma diminuição drástica do número de pessoas circulando pela cidade. Restaurantes, hotéis e pousadas que investiram para atender a demanda de quase 15 mil novos moradores durante a construção da ferrovia estão tendo que se adaptar à nova realidade – embora a expectativa de um aeroporto na cidade e de outras obras ajude a criar esperanças.

O empresário Edmilson Torres Sá investiu em um restaurante em 2010. Durante o auge das obras, chegou a vender 1.500 refeições por dia e a ter 15 funcionários no estabelecimento, às margens da BR-232. Atualmente, são aproximadamente 500 refeições diárias e o número de empregados foi reduzido para seis, a maioria de pessoas da família. A gente fica preocupado com o futuro, o fluxo da cidade caiu muito. Era muito carro aqui em Salgueiro, um trânsito que você não acreditava, lembra.

Com a baixa, uma pousada no centro de Salgueiro aproveita para fazer as reformas necessárias. Teve tempo aqui de a gente ver pessoas dormindo nos carros, porque não tinha lugar nas pousadas, lembra o gerente, Vandelvo Pereira. O movimento menor preocupa um pouco, mas as perspectivas são boas. Dizem que vão retomar as obras, que vêm outras, explica.

O verdureiro Claudir Codeiro trabalha há anos junto do Mercado Municipal de Salgueiro. Com o final das obras da ferrovia, estima que as vendas diminuíram em, pelo menos, 40% mensalmente. Depois que terminou, está muito difícil para nós. Juntando a seca com o final das obras, estou tendo que buscar verdura em Juazeiro, na Bahia, para valer a pena vender. O salgueirense apostou, mas sem as empresas? Não tem como ter retorno. O jeito é gastar menos, reduzir as contas, explica.

Outras pessoas são mais otimistas. Dono de uma oficina e outros estabelecimentos, Francisco de Sá Parente transformou os pequenos quartos que tinha em um hotel. É uma pequena tragédia para o melhor. Tinha 'inchado' demais e agora estamos voltando para a realidade. Estamos a cerca de 600 quilômetros de todas as capitais do Nordeste, somos um centro logístico com potencialidade, acredita o empresário.

Software Defined Network (SDN): novo paradigma, modelo ou tecnologia?

Bandeira que está mudando a face do mercado de TIC, o SDN nasceu no conceito de virtualização de servidores e está se estendendo para a rede, firewalls e storage, chegando a todo o Data Center; o SDN é o centro de uma feroz disputa de mercado, em que cada fornecedor propõe sua visão de um futuro em que o software assumirá tarefas antes realizadas pelo hardware


Paulo Henrique Pichini*

Está bastante claro ao mercado que a acelerada proliferação dos dispositivos móveis e do Big Data está demandando processos de virtualização e de distribuição de serviços e soluções em uma nova esfera – esfera que, de forma estrutural ou macro, chamamos de nuvem.  Embora recente, o conceito e a metodologia de consumo e tarifação em cloud já esta se difundindo e muita cultura foi criada.

Num processo mais rápido do que se esperava, o tema que tratava primordialmente de nuvens públicas e privadas ganhou maiores proporções – agora, todas as discussões são voltadas para nuvem hibrida.

Isso significa dizer que o mercado começa a se preparar para que, em um futuro próximo, as empresas tenham seus modelos de oferta e disponibilização de TI sendo levados ao usuário final de forma self service, provisionada e com tarifação mensalizada. Olhando para este cenário, que parece obscuro num primeiro momento mas óbvio em seguida, torna-se possível entender porque se fala de SDN (Software Defined Network, rede definida por software) há mais de 3 anos mas só agora este conceito chegou de forma definitiva, arrebatando as atenções dos maiores eventos de  TI e comunicação em todo mundo. 

Virtualização estende-se para todo o ambiente de TIC

Com o reconhecimento do valor dos modelos de virtualização de servidores e desktops, percebeu-se que o ambiente de TIC pode ter muito mais serviços virtualizados, de maneira a poder ser programado, gerenciado e monitorado de forma muito mas rápida, eficiente e com menor custo. O SDN tem como conceito básico abstrair a complexidade de cada componente da rede e automatizar os mecanismos de switching, routing, definição de QoS, balanceamento de carga, storage e segurança em plataformas únicas e padronizadas, chamadas de Hypervisor’s.

Através desta plataforma, recursos, políticas e regras aplicáveis a cada um dos elementos citados (roteador, switch, etc.), podem ser modificados em segundos. Isso é feito por software e com interfaces amigáveis. Seria um ganho fantástico, não fosse o fato de os fabricantes implementarem o conceito utilizando formas e arquiteturas diferentes de seus concorrentes. O objetivo desta estratégia é preservar os interesses e o market share de cada vendor. É que todos sabem que seu futuro depende de sua visão SDN.

Os motivos técnicos para essa realidade são claros. Tomemos como exemplo a movimentação de um servidor virtual do Rack A para o Rack B. Neste instante, pare e pense quanto tempo demoraria para realizar essa operação equacionando, ao mesmo tempo, as regras de segurança do Firewall e do balanceamento, a identificação de todas as portas físicas dos switches, e muito mais detalhes. Algumas horas, talvez dias seriam necessários para a realização desta operação?

Com SDN implementado da forma correta, esta movimentação aconteceria em minutos.

O momento atual é de atenção e ainda muitas padronizações a serem consolidadas, desde o fluxo na camada de rede criando as novas e automáticas redes virtuais até o orquestrador – o elemento capaz de tratar este ambiente, depois de longa e complexa programação, planejamento e implementação. Não se pode esquecer, ainda, os gateways ou controllers, capazes de conectar o novo ambiente SDN ao legado tradicional. Afinal, ninguém pensa em migrar toda a rede para o novo conceito.

Software assume tarefas antes realizadas pelo hardware

Note, ainda, que este modelo está mudando radicalmente o discurso dos tradicionais fabricantes de hardware de rede.  Muitos dos mecanismos de definição de rota, comutação, tratamento de QoS e políticas de segurança que aconteciam em hardwares parrudos e específicos terão, agora, suas funções realizadas em camadas mais altas de software, instalados em maquinas virtualizadas.

Em viagem ao passado e entrando em alguns detalhes um pouco mais técnicos, o SDN me faz recordar os idos anos 90. Era a época do ATM (Asynchrnous Transfer Mode), que criava circuitos virtuais (Privados e Comutados) e ainda na negociação de criação da rede definia a necessidade ou não de maior ou melhor QoS. E, para completar, o LEC (Lan Emmulation), emulava o ambiente tradicional, para permitir interconexão entre redes ATM e não ATM (caso das redes Ethernet). O SDN tem mecanismos muito semelhantes, mas com forma de tratamento e tamanho de pacotes muito diferentes desses padrões do passado.

Como aconteceu naquela época e acontece agora, fabricantes se juntam e criam grupos de padronização, fazendo com que gigantes líderes de mercado se posicionem tentando trazer e criar um novo padrão de controle de fluxo, além de basear a estratégia de divulgação na Aplicação. Trata-se de uma briga que sequer começou e não podemos dizer ainda onde vai parar. O que podemos afirmar é que o SDN já esta sendo implementado e é realidade, com foco muito direcionado ao Data Center – neste caso, chamado de SDDC (Software Defined Datacenter). É bom lembrar que o SDN, algo que diz respeito primariamente à rede, também agrega valor a dispositivos de segurança, balanceadores, storage, etc. Naturalmente, essas soluções irão alocar recursos de rede e da infraestrutura.

SDN simplifica e aumenta a eficiência dos ambientes de TIC

O SDN, que nasce como um monstro de 7 cabeças e características muito exclusivas, vem, na verdade, simplificar e aumentar a eficiência dos ambientes de TIC, preparando este universo para o cenário virtualizado atual e, principalmente, para o uso de informação globalizada e independente, baseada em cloud computing. Os profissionais mais experientes notarão o amadurecimento e a revitalização turbinada de mecanismos já vistos. Para os executivos há menos tempo no mercado, a chegada do SDN é um momento especial para criar conhecimento e experiência em uma área digital e virtual. Mais do que nunca, conhecer o negocio final da corporação usuária será fundamental na arquitetura, provisionamento e definição de ambientes de TIC.

Do lado dos fabricantes, é muito gratificante poder participar, mesmo como expectador, deste processo de reinvenção de todo o mercado. É espetacular vê-los fazer uso da tecnologia que eles mesmos inventaram para disseminar e tornar viral suas novas estratégias de marketing e comercial.

*Paulo Henrique Pichini é CEO & President da Go2neXt Cloud Computing Builder & Integrator

Fortaleza completa 288 anos com shows culturais

Uma das maiores cidade do Nordeste, a capital recebe turistas brasileiros e estrangeiros em busca de cenários de natureza, bons negócios e da movimentação de seus bares e restaurantes

Metrópole moderna inspirada no projeto arquitetônico das ruas de Paris, Fortaleza comemora no próximo domingo (13) seu aniversário de 288 anos. A cidade é a quinta mais populosa do Brasil, com cerca de 2,5 milhões de habitantes, sendo uma das maiores do Nordeste - e um dos destinos mais cobiçados por turistas brasileiros e estrangeiros que visitam esta região do Brasil.

Sede da Copa do Mundo, a capital cearense se prepara para receber 65,3 mil turistas estrangeiros e 337,4 mil visitantes brasileiros para a Copa do Mundo, segundo estimativas do Ministério do Turismo. Neste final de semana, a cidade comemora seu aniversário de fundação com uma programação especial que reúne atrações musicais e culturais.

A principal delas é o show do cantor Zé Ramalho, no domingo (13), na Praia de Iracema. Ele deve subir ao palco por volta das 22h.  Antes disso, porém, outros shows animam o público, conforme programação abaixo.

A parte cultural terá atrações no Estoril, o centro cultural da Praia de Iracema, que deve receber mais de 30 expositores de artigos de artes plásticas e decoração e objetos de antiguidades. As festividades também ocorrem em toda a orla central, o que inclui as praias de Meireles e Mucuripe.

A Praia de Iracema terá um espaço especial para crianças, com atividades como gincanas, oficinas de desenhos e de brinquedos, pintura facial, circo interativo, palhaços e shows com bandas infantis e brincadeiras.

O Ceará é um estado com grande vocação turística. Recebeu 91,6 mil turistas estrangeiros por via aérea e marítima, em 2012, de acordo com o último Estudo da Demanda Turística Internacional (2012), do Ministério do Turismo. A cidade de Fortaleza é hoje o terceiro destino de lazer mais visitado pelos brasileiros. No ano passado, a cidade recebeu R$ 17 milhões do MTur, o que inclui revitalização de orlas, acessibilidade e investimentos em atrativos turísticos.

Com um litoral extenso de 34 km, a capital cearense têm praias de águas calmas e uma movimentação que se distribui durante todo ano. Uma das praias mais badaladas é Iracema, que concentra bares e restaurantes com gastronomia variada. Entre os pontos turísticos, a Ponte dos Ingleses é um dos preferidos, seja para contemplar o pôr do sol ou para observar os golfinhos.

Clique aqui e ouça declaração na qual o ministro do Turismo, Vinicius Lages, defende empenho pela boa recepção de visitantes no país.
Confira a programação especial de aniversário de Fortaleza

Praça do Ferreira
11/04 - dia do Humorista
16h
Avenida da Universidade
11/04 - Biblioteca Municipal Dolor Barreira -  Programação de Aniversário de Fortaleza
9h às 14h
Aterro da Praia de Iracema
13/04  Show com Zé Ramalho, Samba de Santa Clara e atrações Locais
A partir das 16h

Feira de Artes do Estoril
13/04 Edição Especial de aniversário e lançamento do livro “Cherrizinho”, de Martine Kunz
19h
Sede do Crea-CE
14 a 16/04  5º Seminário do Patrimônio Cultural de Fortaleza
Dia todo

Kia Cerato vence na categoria sedã médio

A 3ª geração do Kia Cerato, lançada em abril do ano passado, superou seus concorrentes Ford Focus Sedan e o Honda Civic.

10/04/2014 – Leitores da revista Carro e do website Carro Online elegeram, por meio do prêmio Best Cars 2014, o Kia Cerato como o melhor sedã médio, com 13,7% dos cerca de 4 mil votos válidos, categoria na qual disputou com os modelos Ford Focus Sedan e o Honda Civic. Desde 2007, o concurso Best Cars faz parte da premiação promovida Motorpress International em 16 países. A edição brasileira contabilizou, este ano, mais de 10 mil eleitores.

Em sua 3ª terceira geração, o Kia Cerato, com assinatura de Peter Schreyer, é mais longo, baixo e largo que a versão anterior e com uma distância entre-eixos maior. O modelo é fabricado com uma nova estrutura de carroceria e com qualidade de acabamento que o coloca em patamar superior em sua categoria.

Ao atualizar o sedã Cerato, lançado em abril de 2013 no Brasil, a Kia adotou um estilo futurista e dinâmico, e adicionou um perfil mais elegante. Também passou a contar com qualidade aperfeiçoada, equipamentos atualizados, cabine mais espaçosa e motor atualizado que oferece significativa economia de combustível.

O Kia Cerato possui motor Gamma 1.6 litro flexfuel. Com gasolina, esse motor gera 122 cv a 6.000 rpm com torque de 16 kgm a 4.500 rpm. Com etanol, a potência sobe para 128 cv a 6.000 rpm e torque de 16,5 kgm a 5.000 rpm. A transmissão pode ser mecânica de seis marchas ou automática sequencial e paddle shift, também de seis velocidades, com três modos operacionais de direção: conforto, normal e esporte.

O conjunto motor, transmissão e nova estrutura de carroceria melhorou também os números de distância de frenagem. De 100 km/h a parada total do automóvel, o novo Cerato faz em 42,3 metros com ABS e 42,6 metros sem o antibloqueio, o melhor índice entre seus principais concorrentes.