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A Volkswagen do Brasil está apresentando o Novo SpaceFox, que chega para complementar a família Fox. O modelo que introduziu no País o conceito de sportvan – reúne a esportividade das peruas (station wagons) e a versatilidade e espaço interno dos veículos multiuso – recebeu atualizações no visual e novos itens de tecnologia e segurança, além da nomenclatura global da Volkswagen para versões. O modelo é oferecido em duas configurações, Comfortline e Highline, com duas opções de motores 1.6l MSI e três de transmissão (duas manuais e uma automatizada I-Motion). Sua versão aventureira, o Novo Space Cross, também recebeu essas alterações e estreia uma série inovações em sua categoria. Um dos destaques é a chegada do novo motor 1.6l MSI, da família EA211, na linha SpaceFox. O novo motor estreou nas linhas 2015 do Gol Rallye e da Saveiro Cross e equipa o Novo SpaceFox Highline e o Novo Space Cross. Assim como o Novo Fox, o Novo SpaceFox está mais imponente e moderno. Sua dianteira (capô, faróis, para-choques) é totalmente nova – desde as portas dianteiras (coluna “A”), todas as linhas de estilo em direção à frente do carro são novas. As alterações seguem o novo DNA mundial de estilo da marca Volkswagen, dando ao carro uma aparência mais elegante e destacando ainda mais sua personalidade. Os faróis estão mais inclinados em relação aos do modelo anterior e adotam a assinatura “mais quadrada”, semelhante a outros modelos Volkswagen no mundo. Uma linha cromada horizontal divide a dianteira do veículo, passando pela parte inferior dos faróis – uma característica também encontrada no Novo Golf. São novas também a entrada de ar no para-choque, que está claramente independente das demais linhas da parte inferior do para-choque. Para tornar mais evidente esse elemento de design, foram adotados mais itens cromados, em especial na versão Highline, como nas molduras dos faróis de neblina. Outra mudança está nas molduras dos espelhos retrovisores, que estão maiores e com novo formato. As barras longitudinais no teto também receberam novo desenho. Na traseira, o Novo SpaceFox está mais harmonioso e moderno, com formas inspiradas nas linhas do Touareg. O visual é dominado pelas novas lanternas, que seguem o padrão mundial da Volkswagen e, à noite, se tornam um fator de identificação do veículo. O para-choque traseiro é novo, com um elemento horizontal e com retrorrefletores integrados. Novas rodas Todas as rodas de liga leve e calotas do Novo SpaceFox são novas. Há a calota “Samba”, de 15 polegadas, de série para a versão Comfortline, e a roda de liga leve “Jazz", também de 15 polegadas, opcional para a Comfortline e de série para a Highline. Como opcional para a versão Highline é oferecida a roda “Tango”, de 16 polegadas. O Space Cross é equipado de série com a roda “Soul”, de 15”. O habitáculo do Novo SpaceFox passa a oferecer mais conforto aos ocupantes, graças às mudanças visuais, com adoção de materiais de alta qualidade e agradáveis ao toque. Portfólio: versões bem posicionadas Comfortline – Completa lista de itens de série O Novo SpaceFox Comfortline já sai de fábrica com direção elétrica, ar-condicionado, sistema de som (RCD 320G), pacote elétrico completo (vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico e regulagem elétrica dos espelhos retrovisores laterais), coluna de direção com ajustes de altura e distância, espelhos retrovisores com luz indicadora de direção integrada e I-System computador de bordo. Também fazem parte da lista de série faróis e lanterna de neblina, iluminação no porta-malas, porta-luvas e no para-sol (dos dois lados e com espelhos), capas dos espelhos retrovisores, maçanetas e frisos laterais pintados na cor da carroceria e calotas de design diferenciado de aro 15”. Essa versão conta com o prático recurso do banco traseiro rebatível e corrediço (ARS). Vale destacar que o Novo SpaceFox Comfortline é equipado com regulagem elétrica dos espelhos retrovisores laterais – o recurso é complementado pelo sistema tilt down, tecnologia exclusiva do modelo em sua categoria. Esse recurso regula automaticamente o espelho retrovisor do lado do passageiro, apontando-o para o meio-fio toda vez que a marcha à ré é engatada. Ao desengatar a marcha à ré, o espelho retorna exatamente à posição que estava ajustado previamente. O tilt down ainda permite que o motorista ajuste o quanto deseja que o espelho seja rebaixado ao ser acionado, melhorando o campo de visão do meio-fio. Entre as novidades na lista de opcionais estão as luzes de conversão estática nos faróis de neblina (“cornering lights”), que aciona o farol de neblina, iluminando o trajeto em curvas fechadas e de baixa velocidades. O Novo SpaceFox também passa a oferecer, como opcional a partir da versão Comfortline, teto solar elétrico. No interior, o Novo SpaceFox Comfortline também se diferencia, com tecido dos bancos e acabamento exclusivo para esta versão. Entre os opcionais inéditos para a versão intermediária, destaca-se o sensor de aproximação de obstáculos traseiros e dianteiros. Highline – Tecnologias e recursos exclusivos O Novo SpaceFox Highline chega repleto de inovações, entre elas o novo motor 1.6 MSI de 120 cv, da família EA211, e o inédito câmbio manual de seis marchas, que aproveita ainda mais a eficiência do motor, proporcionando maior economia de combustível e, ao mesmo tempo, uma condução esportiva. Como itens de série, o Novo SpaceFox Highline conta – adicionalmente aos itens da versão Comfortline – com volante multifuncional revestido de couro, sensor de aproximação de obstáculo dianteiro e traseiro, lanternas traseiras escurecidas, pedaleira esportiva e rodas de liga leve de 15 polegadas. Além desses itens, os frisos das grades do para-choque dianteiro, molduras dos faróis de neblina e frisos laterais são cromados na linha 2015, o que confere ao modelo uma aparência diferenciada e mais refinada. O interior do Novo SpaceFox Highline traz detalhes como o volante, exclusivo do modelo topo de linha: tem acabamento diferenciado, com partes em preto brilhante e revestimento de couro. Com a nova linguagem mundial de estilo, o volante é semelhante ao do Novo Golf Highline, oferecendo comandos intuitivos dos sistemas de som e de telefonia, assim como do computador de bordo. Também fazem parte do interior os sobretapetes dianteiros e traseiros de carpete com fixação no assoalho e a opção de interior com tonalidade mais clara. Entre os opcionais, destaque para a roda de liga leve de 16 polegadas com pneus 195/50. Outro recurso inédito para o Novo SpaceFox é a possibilidade de equipar a versão Highline com o sistema de som com navegação RNS 315, o mesmo que equipa a linha Passat, CC e Tiguan. Esse recurso está disponível também para o Novo Space Cross. O RNS315, na verdade, é uma central multimídia, pois conta com tela sensível ao toque ("touchscreen") de 5,5 polegadas, sistema Bluetooth integrado, receptor AM/FM com RDS, CD Player com MP3 e WMA e entrada auxiliar de áudio. Também possui um slot para SD-cards, que podem reproduzir mapas de navegação ou arquivos de música em formato MP3, por exemplo. O cabo para conexão USB fica no porta-luvas. Novo Space Cross – personalidade aventureira A personalidade aventureira do Novo Space Cross se manifesta na exclusiva grade dianteira com friso cromado e a inscrição do modelo. O para-choque dianteiro possui desenho exclusivo, com a ampla abertura de ventilação, ladeada pelos dois grandes faróis auxiliares com dupla função (neblina e longo alcance). Os novos faróis auxiliares incorporam simultaneamente as funções dos faróis de neblina e de longo alcance. Nas laterais, os destaques são as molduras com insertos em “chrome effect” e as molduras das caixas de rodas. As rodas “Soul” são de liga leve, com 15 polegadas. Seus pneus são nas medidas 205/55 R15. O perfil mais alto do Space Cross é ressaltado, também, pelas barras longitudinais no teto que se estendem sobre todo o carro. Na traseira, o novo para-choque incorpora retrorrefletores na parte inferior e a inscrição do modelo. As lanternas são escurecidas, ressaltando a esportividade. Destaque também para o defletor na tampa do porta-malas na cor do veículo. No interior do Novo Space Cross, os materiais usados no painel e em outras superfícies plásticas internas têm textura especialmente desenvolvida, agradável tanto aos olhos como ao toque. Exclusividade do modelo, a pedaleira tem acabamento de alumínio e as soleiras internas trazem o logotipo Space Cross. Os bancos são revestidos de tecido com embossagem denominado malharia “Kecil” cinza e também trazem a inscrição Cross nos dianteiros. Opcionalmente, o Novo Space Cross pode ter os bancos com revestimento de “native”. A suspensão do Novo Space Cross é elevada em comparação à do SpaceFox. O modelo possui acerto específico de geometria de suspensão. Sua lista de itens de série adiciona, em relação à do Novo SpaceFox Highline, recursos como controlador eletrônico automático de velocidade (cruise control, “piloto automático”), faróis com sistema “coming & leaving home”, sensores crepuscular e de chuva e retrovisor interno eletrocrômico. Tecnologia de bordo O Novo SpaceFox e o Novo Space Cross contam com a maior gama de itens de alta tecnologia de suas categorias, oferecidos de série ou como opcionais. ESC – Controle eletrônico de estabilidade – O Novo SpaceFox pode ser equipado na versão topo de linha Highline com sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESC). O sistema reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica essa para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a esse comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade. ASR (Antriebsschlupfregelung) – Controle de tração – O sistema auxilia o motorista a arrancar ou acelerar o veículo sobre um piso de baixa aderência, graças a uma série de sensores e uma central eletrônica. O sistema atua gerenciando o torque motriz e a frenagem individual da roda que destraciona, auxiliando na aderência dos pneus em qualquer condição de utilização. TC (M-ABS) – O Traction Control ou Controle de tração tem a função de reduzir o escorregamento das rodas durante a aceleração ou quando o veículo começa a destracionar, em curvas acentuadas, controlando eletronicamente o torque do motor. O TC (M-ABS) está disponível de série para o Novo SpaceFox Highline e para o Novo Space Cross. EDS (Elektronische Differenzialsperre) – Bloqueio eletrônico do diferencial – Em trilhas ou em situação de baixa tração em uma das rodas motrizes, o bloqueio eletrônico do diferencial aciona o freio da roda com menor tração, transferindo o torque para a roda com maior tração, proporcionando assim melhor eficiência à saída do veículo. Esse sistema de “tração inteligente” funciona de forma automática, sem necessidade de o motorista acionar um botão no painel. Além disso, o sistema atua em curvas e em velocidade de até 80 km/h. HHC (Hill Hold Control) ou controle de assistência de partida em rampa – Em aclives acima de 5%, o sistema mantém o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. Os freios são liberados progressivamente durante a aceleração, permitindo a partida do veículo com mais conforto e tranquilidade em rampas. HBA – Função adicional do sistema ESC, o BAS (Brake Assist System ou Sistema de assistência à frenagem) é outro recurso inédito na linha Fox. O módulo do ABS e do ESC reconhece, por meio da velocidade e força de acionamento do pedal de freio, que se trata de uma condição de frenagem de emergência. Nesse momento, o sistema aumenta a pressão no circuito hidráulico e a força de atuação das pinças de freio, buscando a condição ideal de funcionamento do ABS para reduzir o espaço de frenagem. Função off-road – Inovação exclusiva para o Novo Space Cross, que incrementa sua capacidade fora de estrada, são os freios ABS com função off-road – o sistema integra o pacote do ESC, oferecido como opcional. Esse recurso reforça os freios em estradas não pavimentadas. Ativado pelo botão off-road no painel, o software de controle do ABS e do ESC provoca um curto travamento da roda, criando uma pequena “cunha”, com o material do piso, à frente do pneu, o que ajuda a reduzir o espaço de frenagem nessas condições de piso “solto”. Sistema de freios – Todas as versões do Novo SpaceFox e o Novo Space Cross contam com freios a disco nas rodas dianteiras com 280 mm de diâmetro e com um dos mais modernos sistemas ABS da categoria. Além de evitar o travamento das rodas em frenagens bruscas, o sistema de freios é composto por outros recursos de segurança, como o EBD (distribuição eletrônica das forças de frenagem) e ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência), herdado dos veículos alemães mais sofisticados do mercado. O sistema EBD distribui eletronicamente as forças de frenagem entre os eixos traseiro e dianteiro, garantindo a estabilidade e a segurança. Já o ESS, exclusivo no segmento, funciona como um alerta para evitar colisões traseiras. Caso o motorista pressione o pedal de freio de forma acentuada, mantendo uma frenagem mais consistente, o sistema aciona as luzes de frenagem de forma intermitente na frequência de 3Hz. Após essa frenagem, com o veículo estático, as luzes de freio param de piscar e o ESS aciona as luzes de pisca-alerta na frequência de 1,25Hz, indicando que o veículo está parado. Há ainda o sistema MSR (Motorschleppmomentregelung ou Controle do Efeito Freio Motor), que evita o escorregamento das rodas em pisos de baixo atrito devido ao efeito do freio-motor. Esse sistema atua quando o motorista libera rapidamente o pedal do acelerador e nas reduções de marcha, aumentando o torque através do controle do acelerador eletrônico. Outro recurso presente é o GMA (Giermomentaufbauverzögerung ou Controle do Momento de Giro), que diminui a possibilidade de giro do veículo em piso com diferentes níveis de atrito. O sistema também proporciona diferentes forças de frenagem no momento da desaceleração até que a rotação das rodas seja equalizada. Novo motor 1.6l MSI Produzido em São Carlos, no interior de São Paulo, o novo motor 1.6l MSI, da família EA211, foi desenvolvido segundo critérios de maior eficiência energética e maior desempenho. Por isso optou-se pela configuração de quatro cilindros e 16 válvulas (4 válvulas por cilindro). Ele passa a equipar o Novo SpaceFox Highline e o Novo Space Cross. Com 1.598 cm³ de cilindrada, o novo motor 1.6l MSI é Total Flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 120 cv (88 kW) a 5.750 rpm, quando abastecido com etanol (E100), e de 110 cv (81 kW) à mesma rotação, com gasolina (E22). O torque máximo é de 16,8 kgfm (165 Nm) com etanol e 15,8 kgfm (155 Nm) com gasolina, ambos a 4.000 rpm. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível. Essa ampla faixa de distribuição do torque melhora o desempenho em baixos regimes (por exemplo, em cidade) e dá ótimo fôlego para retomadas de velocidade. O novo motor 1.6l MSI possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto. Com quatro válvulas por cilindro, sendo duas para admissão e duas para escape, o motor conta com duplo comando de válvulas integrado à tampa, com comando de admissão variável. Outra solução inovadora adotada no novo motor 1.6l MSI é o duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote – o sistema utiliza duas válvulas termostáticas. O coletor de escape forma uma peça única com o cabeçote. Evolução do sistema introduzido no Brasil de forma pioneira pela Volkswagen no Polo E-Flex, em 2009, o sistema de partida a frio aquecida, que dispensa a utilização do tanque auxiliar para gasolina, é outro destaque nessa motorização. O Novo SpaceFox Highline acelera de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e atinge velocidade máxima de 191 km/h, quando abastecido com etanol. Com gasolina, são 10,6 segundos para a aceleração de 0 a 100 km/h e 185 km/h de velocidade máxima. Versão Comfortline Na versão Comfortline, o Novo SpaceFox é equipado com o motor 1.6l MSI de até 104 cv (76 kW) a 5.250 rpm, com torque máximo de até 15,6 kgfm (153 Nm) a 2.500 rpm, que recentemente recebeu ações de redução de atrito. Esse motor tem 1.598 cm³ de cilindrada e duas válvulas por cilindros. Com câmbio manual de cinco marchas (MQ200-5F), o Novo SpaceFox Comfortline é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos (etanol) e 11,5 s (gasolina). A velocidade máxima é de 180 km/h (etanol) e 179 km/h (gasolina). Essa motorização pode ser combinada à transmissão automatizada I-Motion, que realiza as trocas de marcha de forma automática. Com esse câmbio, os números de velocidade máxima são os mesmos da configuração manual. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 11,8 segundos (E100) e 12,1 segundos (E22). Nova transmissão manual de seis marchas Além do novo motor, o Novo SpaceFox Highline e o Novo Space Cross trazem a inédita transmissão manual de seis marchas. Desenvolvida tendo como base a caixa manual de cinco marchas MQ200-5F (reconhecida pela sua precisão de funcionamento), a nova transmissão de seis marchas (MQ200-6F) é apenas 4,2 centímetros maior e tem 3,2 kg a mais do que a MQ200-5F, que tem 33,5 kg. A nova transmissão traz novos eixos primários e secundários para receber o par adicional de engrenagens da sexta marcha. Por sua vez, foi necessário desenvolver um projeto específico para o sincronizador da quinta e da sexta marchas. Tendo como principais objetivos o desempenho, a economia de combustível e a excelência em funcionamento, o novo câmbio manual de seis marchas mantém as relações de 1ª a 5ª marchas da transmissão MQ200-5F, mas com a relação do diferencial mais curta (passando de 4,188:1 para 4,357:1). Dessa forma, a velocidade máxima do Novo SpaceFox Highline e do Novo Space Cross com a transmissão manual de seis marchas é alcançada em quinta marcha, fazendo com que a sexta marcha funcione como um “overdrive”, privilegiando o conforto e o consumo de combustível, uma vez que o motor trabalha em menores rotações e com maior silêncio de rodagem. Transmissão I-Motion com trocas ainda mais suaves A transmissão I-Motion oferecida como opcional para o Novo SpaceFox Highline e para o Novo Space Cross recebeu a versão 2 de aplicação do software de gerenciamento eletrônico, que proporciona trocas de marcha ainda mais suaves e precisas. No momento da troca automática de marcha em D (Drive), em décimos de segundo, o sistema reduz gradativamente (de forma parabólica) o torque do motor, que retorna assim que a próxima marcha é engatada. Essa característica proporciona maior conforto nas trocas de marcha em todas as condições de uso do veículo. Além das trocas de marcha de forma automática, a transmissão I-Motion permite trocas manuais em modo sequencial, acionado por meio da manopla de câmbio ou por paddle shifts instalados atrás no volante multifuncional (o mesmo utilizado do Novo Golf). Dessa forma, o motorista pode dirigir de forma mais esportiva, aproveitando toda a potência e o torque do novo motor 1.6l MSI. Além disso, na versão I-Motion, a partida do motor é assistida, o que significa que não é necessário manter a chave acionada para que ela se processe – basta um leve toque na chave para a ECU (Unidade de Comando Eletrônico do Motor) comandar todo o processo de partida. Como pré-requisito, o motorista deve aguardar a indicação do instrumento combinado para efetuar esse procedimento. Também é destaque nessa transmissão o “Upshift Abort”, mapeamento específico para o novo motor 1.6l MSI. Isto é: o sistema identifica da melhor forma possível o momento de uma retomada de velocidade e aborta, por exemplo, a troca para uma marcha superior, mantendo a rotação do motor elevada para disponibilizar mais torque e potência para uma ultrapassagem. Esse recurso é resultante da nova estratégia de comunicação entre a ECU e a TCU (Unidade de Controle Eletrônico da Transmissão). |
PATROCINADOR
15 outubro 2014
Novo SpaceFox e Novo Space Cross trazem evolução no design, novos itens de tecnologia e segurança
14 outubro 2014
Envelhecimento vocal atinge homens e mulheres
A presbifonia é um processo natural que diminui a extensão vocal e piora a qualidade da voz
Todo o corpo sente os sinais do envelhecimento. Com a voz não seria diferente. A presbifonia, ou envelhecimento vocal, atinge homens e mulheres e piora a qualidade de voz, e causa problemas na vida cotidiana, como cansaço, falta de ar e dificuldade de ser compreendido ao telefone. Entretanto, com acompanhamento médico e de um fonoaudiólogo, pode ser controlado.
A otorrinolaringologista do Hospital São Vicente – FUNEF, Tatiana Patruni, explica que o início da condição depende da saúde física, psíquica e da história de vida. Nas mulheres, pode-se associar à menopausa, por conta do declínio das funções dos ovários. “Entretanto, o envelhecimento vocal se torna mais perceptível a partir dos 60 ou 70 anos”, detalha a especialista.
Esse processo natural acontece por conta da perda de massa e de tônus da musculatura da laringe, além do enrijecimento das cartilagens laríngeas. “O envelhecimento vocal e da musculatura da boca, faringe e laringe pode provocar alterações na deglutição, facilitando os engasgos e aspirações”, explica a otorrino.
Para se definir o diagnóstico de presbifonia, é necessários exames de imagem, como a laringoscopia direta e exames laboratoriais. Se confirmado, o tratamento é por meio da fonoterapia e devem-se fazer laringoscopias posteriores para acompanhar a evolução do tratamento.
Prevenção
A médica Tatiana Patruni conta que as alterações vocais podem ser retardadas e até mesmo evitadas, com um treinamento vocal adequado e contínuo, como o canto ou a própria fonoterapia. “Um bom condicionamento físico durante a vida adulta também contribui”, completa.
O Hospital São Vicente - FUNEF conta com duas unidades na capital paranaense, nos bairros Centro e CIC, e oferece serviços de excelência em diversas áreas da medicina. Para mais informações sobre planos, acesse o sitewww.funef.com.br ou ligue para (41) 3111-3000.
Presidente da Abesata revela sinergia das empresas de ground handling com o segmento de manutenção durante evento em São Paulo
Na semana passada, o presidente da Abesata ((Associação Brasileira de Empresas Auxiliares de Transporte Aéreo), Ricardo Aparecido Miguel, participou do painel de abertura do “Fórum de Manutenção de Aeronaves: mercado e regulação no Brasil”, promovido pela Viex. Na oportunidade, Miguel apresentou aos participantes as sinergias existentes entre as empresas de ground handling e as de manutenção, mostrando inclusive que a própria IATA inclui entre os oito serviços padronizados na atividade de ground handling a chamada manutenção aeronáutica de linha. “A sinergia entre o ground handling e a manutenção está bastante claro na Europa, aqui ainda é algo novo”, disse o presidente da Abesata, referindo-se à Diretiva 96-67-CE, do Conselho da União Européia, em que enumera onze categorias de Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo e classifica a manutenção em linha como uma dessas categorias.
Ao lado de Ricardo Miguel, o painel de abertura contou também com a presença de Alexandre Peronti, da Latam MRO, que falou de como a área de manutenção nas companhias aéreas foi evoluindo de um departamento interno até chegar a unidades de negócios, apostando no atendimento a outras companhias. Paralelamente, a professora doutora Rogéria Eller, do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), apresentu um trabalho sobre as práticas de gestão em empresas de manutenção. Para ela, a área de manutenção nas companhias aéreas deixou de ser operacional e passou a ser estratégica.
O “Fórum de Manutenção de Aeronaves: mercado e regulação no Brasil” reuniu empresas de táxi aéreo, fabricantes de aeronaves e helicópteros, centros de manutenção, fornecedores de peças, pilotos e autoridades da aviação civil.
Saiba mais sobre a Abesata
Com oito sócios, a nova entidade busca a representatividade de um segmento que é essencial para a aviação no país. Juntas, representam 80% do mercado nacional. As empresas associadas são Orbital, ProAir, RM, Swissport, Vit Solo, InSolo, RP AATA e TriStar. Mais informações em www.abesata.org
Ao lado de Ricardo Miguel, o painel de abertura contou também com a presença de Alexandre Peronti, da Latam MRO, que falou de como a área de manutenção nas companhias aéreas foi evoluindo de um departamento interno até chegar a unidades de negócios, apostando no atendimento a outras companhias. Paralelamente, a professora doutora Rogéria Eller, do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), apresentu um trabalho sobre as práticas de gestão em empresas de manutenção. Para ela, a área de manutenção nas companhias aéreas deixou de ser operacional e passou a ser estratégica.
O “Fórum de Manutenção de Aeronaves: mercado e regulação no Brasil” reuniu empresas de táxi aéreo, fabricantes de aeronaves e helicópteros, centros de manutenção, fornecedores de peças, pilotos e autoridades da aviação civil.
Saiba mais sobre a Abesata
Com oito sócios, a nova entidade busca a representatividade de um segmento que é essencial para a aviação no país. Juntas, representam 80% do mercado nacional. As empresas associadas são Orbital, ProAir, RM, Swissport, Vit Solo, InSolo, RP AATA e TriStar. Mais informações em www.abesata.org
13 outubro 2014
ADVCOMM investe R$ 2,3 milhões em tecnologia para sinalização de segurança
Empresa desenvolve soluções para sinalização de canteiro de obras e para vistoria, acessibilidade, sinalização social personalizada e adesivagem de áreas comuns
A ADVCOMM, especializada em sinalização e comunicação visual para construção civil e hotelaria, fez um investimento de R$ 2,3 milhões para aprimorar sua produção.
Há quatro meses, adquiriu impressoras Canon para ampliar a produção de placas para canteiros de obras e conseguir atender também revendas, além de clientes diretos. Com o investimento de R$ 1,8 milhão, a empresa conseguiu elevar sua produção de placas de 35 m2 por dia para 550 m2 por dia.
Pouco mais de um ano antes, já havia investido R$ 500 mil em equipamentos e substratos para fotoluminescência. Antes, as placas sinalizadoras tinham o material luminescente colado sobre elas, e hoje já são fabricadas luminescentes: em PVC 2 mm, fotoluminescente, não inflamável, e permitem a visualização no escuro por até 2400 minutos – mais do que o tempo exigido, de 1800 minutos.
Com esse investimento, a ADVCOMM expandiu sua capacidade de impressão de 500 m2 por dia para 5 mil m2 por dia.
Projetos completos
Em uma edificação, é necessário assegurar que todos os usuários consigam sempre visualizar um sinal de rota de saída. Para isso, a ADVCOMM oferece um projeto completo e personalizado, com sinais pertencentes ao sistema de sinalização de orientação e salvamento, e normalizados com cores, tamanhos e pictogramas definidos pela norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT NBR 13434-2 -, além dos rígidos padrões do Corpo de Bombeiros (NBR e IT20).
A empresa possui ampla gama de materiais e serviços, atuando com sinalizações de canteiro de obras, sinalização final para vistoria, acessibilidade conforme normas mundiais, sinalização social personalizada e adesivagem de áreas comuns. Todas as suas soluções foram expostas na XX FISP – Feira Internacional de Segurança e Proteção, realizada na semana passada, em São Paulo.
“Atuamos na vanguarda do mercado de comunicação visual e sinalização há oito anos, e utilizamos técnicas e equipamentos de última geração. Desenvolvemos, assim, grande experiência em construção civil e hotelaria, projetando e criando soluções, e garantindo projetos e produtos em total conformidade com as normas técnicas e legislação vigente”, afirma William Zaza, Diretor da empresa.
A matéria-prima utilizada nos projetos é de alta qualidade e durável, e os produtos são entregues em caixas lacradas, um grande diferencial da ADVCOMM: “Os lacres só podem ser rompidos por nossos instaladores, garantindo um índice de 0% de retorno”, completa William.
As principais áreas de atuação da ADVCOMM são:
· Projetos e Design: criação de projetos de identidade visual, comunicação visual e levantamento técnico para sinalização de segurança, rotas de fuga e projetos personalizados.
· Sinalização de Canteiro de Obras: especializada, e sempre atualizada, em atender empresas de construção civil e hotelaria em todo o território nacional e América do Sul, desde o início das obras até a finalização do empreendimento.
· Comunicação Visual: oferece atendimento personalizado, da criação à instalação, para apresentar as melhores alternativas para cada projeto, com o que há de mais moderno e inovador em sinalização e comunicação visual.
· Sinalização de Segurança: os sinais de rota de saída são normalizados, com características definidas pela norma ABNT NBR 13434-2. Toda a sinalização de segurança, emergência e rotas de fuga seguem as normas da ABNT NBR e IT20/2011 e são atualizadas periodicamente, atendendo aos princípios exigidos pelo Corpo de Bombeiros. As placas são produzidas em PVC 2 mm, fotoluminescente, não inflamável, e permitem a visualização no escuro por até 2250 minutos – mais do que o tempo exigido, de 1800 minutos.
· Acessibilidade: a ADVCOMM planeja e produz sinalização de acesso para pessoa portadora de deficiência e acessos especiais para vias públicas e particulares, além de sinalização especial para deficientes visuais e placas em braile.
Sobre a ADVCOMM
Especializada em sinalização e comunicação visual para os mercados de construção civil e hotelaria, a ADVCOMM está há oito anos no mercado e tem o objetivo de oferecer soluções que se destaquem pelo cuidado detalhado, prazo cumprido e custo-benefício. Sua equipe de projetistas inclui arquitetos e designers, e a empresa atua com as construtoras da fundação, desde o início das obras até a finalização do empreendimento. Atua em todo o território nacional e na América do Sul, e tem como clientes as maiores construtoras e operadoras de hotéis do País, como Gafisa e Tecnisa. Tem sistema certificado pela ABNT e ISO 9001.
Swissport será responsável pelo ground handling nos 13 novos voos diários da Azul em Congonhas
Operação será ampliada a partir de 1.° de novembro
A Swissport será a empresa de ground handling responsável pelas operações em solo dos 13 novos voos diários da Azul Linhas Aéreas Brasileiras no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A companhia aérea, que operava apenas frequências semanais a partir daquele aeroporto e já era atendida pela Swissport, vai colocar em operação as novas rotas a partir de Congonhas em 1.° de novembro.
Atualmente, a Swissport conta com um time de pouco mais de 700 colaboradores no Aeroporto de Congonhas e, além da Azul, atende a Gol e a Avianca. São mais de 44 mil voos atendidos por ano e cerca de 1800 toneladas de carga movimentada. Paralelamente ao suporte em solo para as companhias aéreas, a Swissport também conta com atendimento para aviação executiva no Aeroporto de Congonhas.
Saiba mais sobre a Swissport
Swissport International Ltd. fornece serviços em terra (ground service) para mais de 70 milhões de passageiros e 2,8 milhões de toneladas de carga por ano, atendendo cerca de 650 empresas em todo o mundo. Com um time de cerca de 33 mil funcionários, a Swissport está presente em 176 aeroportos em 38 países nos cinco continentes.
No Brasil, a Swissport está presente nos aeroportos de Belo Horizonte (Confins), Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), Salvador, São Paulo (Congonhas, Guarulhos e Viracopos – Campinas) e Vitória. Possui mais de 5.000 funcionários e oferece serviços na área de ground handling, carga, aviação executiva e aviation security. Mais informações emwww.swissport.com
11 outubro 2014
Cerca de 650 mil certificados digitais emitidos para acesso ao conectividade Social estão no prazo de renovação, estima Boa Vista
As empresas que utilizam o sistema Conectividade Social da Caixa precisam de certificado digital válido para transmitir dados relacionados ao FGTS e à Previdência Social; no caso da renovação de e-CPF a Boa Vista recomenda incluir número do PIS
Neste último trimestre de 2014, estima-se que cerca de 650 mil certificados digitais emitidos em 2011, e com validade de três anos, devam ser renovados, segundo a Boa Vista Serviços com base em dados divulgados pelo ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação). A substituição das mídias (cartão e token) também merece uma atenção especial nessa renovação.
A maior parte das empresas que adquiriu certificados em 2011 era composta por 20 ou mais empregados e precisaram se adequar ao uso do certificado digital, de acordo com Angelo Tonin, diretor de Identidade Digital da Boa Vista, em atendimento às normas da Caixa Econômica Federal para a transmissão de arquivos de Recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e da Previdência Social (SEFIP e GFIP).
“Há três anos houve um pico de emissões de certificados digitais para atender a obrigatoriedade da Caixa. Como a maioria era de certificados tipo A3, com validade de três anos, estimamos que mais de 650 mil certificados estejam no período de renovação. Neste momento, também é importante observar a necessidade da troca da mídia usada para armazenar o certificado, ou seja, cartão e token, pois houve uma atualização na tecnologia dos certificados digitais (cadeia V2), e as mídias em uso antes desta data precisam ser substituídas”, complementa o executivo.
Para empresas e escritórios de contabilidade, a Boa Vista sugere o e-CNPJ tipo A3. Para os funcionários vinculados a essas empresas e que trabalharão com as transmissões das informações de FGTS (procuradores), a Boa Vista recomenda informar o PIS nos novos certificados digitais, que devem ser e-CPF nestes casos. Para profissionais autônomos, a recomendação também é do e-CPF, desde que tenha o CEI (obrigatório). Recomenda-se ainda que antes da renovação seja levado em consideração o custo-benefício dos certificados digitais disponíveis no mercado, para que a escolha contemple o que mais se adequa às necessidades da empresa.
A renovação ou aquisição do certificado digital pode ser feita no www.certificadoboavista.com.br . Neste portal é possível comprar, agendar o melhor dia e horário para a validação presencial e ainda obter suporte técnico por meio de chat, se necessário. Ao fazer a compra de um certificado digital Boa Vista Serviços, o solicitante recebe por e-mail a confirmação do pedido e os devidos dados do agendamento para a validação presencial. Ao comparecer ao ponto de atendimento na data agendada, com os documentos obrigatórios, o responsável já sai com o certificado digital pronto para ser usado de imediato. Caso não saiba a validade do certificado digital, o usuário pode acessar o site da Boa Vista também e testar seu certificado acessando o menu inferior da página para obter essa informação, independente de qual foi o fornecedor do certificado anteriormente.
Em todo o Brasil, a empresa dispõe de mais de 200 pontos de atendimento espalhados em aproximadamente 20 estados. Localize o mais próximo na relação disponível no www.certificadoboavista.com.br . Outras informações também podem ser obtidas pelo televendas (11) 3160-6446 ou SAC 3003-7292 – São Paulo ou Regiões Metropolitanas e 0800 725 7292 para as demais cidades.
Sobre a Boa Vista SCPC
A Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) é uma empresa que oferece as melhores soluções para a tomada de decisões sustentáveis de crédito e gestão de negócios, a serviço de empresas e consumidores. Sua base de dados contém mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores e empresas, e registra mais de 42 milhões de transações de negócios por dia.
A empresa coloca à disposição do brasileiro serviços que o ajudam a cuidar bem do seu nome, a prevenir-se contra fraudes e usar o crédito de forma sustentável. É a única empresa que oferece ao consumidor a consulta gratuita pela Internet (site www.consumidorpositivo.com.br) de seus débitos ou pendências financeiras registrados no banco de dados. Também atua no mercado de segurança eletrônica de transações e identificação, provendo serviços de certificação digital.
Está presente em todo o Brasil por meio de escritórios regionais, distribuidores, representantes e parcerias com mais de 2,2 mil entidades de classe. Inovadora e controlada por brasileiros, a Boa Vista SCPC opera o Cadastro Positivo no País e investe continuamente em tecnologia de ponta para atender à sua crescente carteira de clientes em todo o território nacional.
Boa Vista SCPC: consumidores e empresas do mesmo lado.
CASTELO PARK HOTEL É NOVA OPÇÃO DE HOSPEDAGEM EM CESÁRIO LANGE
A cidade de Cesário Lange, localizada há cerca de 150 quilômetros da capital, pertinho de Campinas e Sorocaba, acaba de ganhar um produto hoteleiro diferenciado. Trata-se do Castelo Park Hotel. São 60 suítes de decoração moderna, equipadas com tv led, cofre, camas King size, e wi-fi. Sua localização privilegiada, próximo a grandes cidades do interior, beneficiam os hóspedes a encontros de negócios ou apenas um refúgio de descanso e lazer. O Castelo Park Hotel está a localizado a três quilômetros da Rodovia Castelo Branco e funciona a poucos metros do Castelo Park Aquático, com 52.000m² de diversão e muita adrenalina.
Além da estrututa e localização privilegiada o hotel possui um restaurante com 500 metros quadrados e atendimento diferenciado. O café da manhã é composto por bolos e pães caseiros, frios, frutas, sucos naturais, chá, café, leite, achocolatado, salsicha ao molho, cuscuz, bolachas, geleias, e pão de queijo.
O Castelo Park Hotel oferece também um espaço para eventos e convenções com 400 metros quadrados de área todo equipado, podendo atender casamentos, aniversários, reuniões empresariais e confraternizações.
Para recreação o empreendimento dispõe de sala de jogos, piscina com cascata, campo de futebol society e estacionamento. Diárias a partir de R$ 179,00 o casal com uma criança cortesia de até seis anos.
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