PATROCINADOR

20 janeiro 2015

Faturamento do comércio paulista cai 3,8% em outubro

Com receita total de R$ 46,7 bilhões, resultado do mês confirma mau desempenho do varejo em 2014 e gera expectativa de cenário mais fraco em 2015

O comércio varejista paulista registrou faturamento real de R$ 46,7 bilhões em outubro de 2014, valor 3,8% menor na comparação com o mesmo mês de 2013. Já em relação a setembro de 2014, a receita apurada foi 5,4% superiorOs dados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) segundo informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz).
Com essa nova retração, o índice de queda acumulado no ano passou de 2,4% até setembro para 2,6% nesses dez meses de 2014. É o mais baixo índice acumulado no ano.Na avaliação da assessoria econômica da FecomercioSP, essa nova queda mensal - na comparação anual - consolidou a tendência de retração no nível da receita do varejo paulista em 2014 em relação a 2013. É também motivo de apreensão, já que as quedas de movimento ocorreram em sete das dez atividades pesquisadas, justamente no primeiro mês do último trimestre, o período tradicionalmente mais forte do comércio em razão das festas de fim de ano.
O mau desempenho de quatro das dez atividades pesquisadas foi o principal responsável pelo recuo nas vendas do varejo geral, na comparação com outubro de 2013. São elas: concessionárias de veículos (-21,5%), lojas de móveis e decoração (-8,5%), lojas de materiais de construção (-8,2%) e lojas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos (-6,9%). Juntos, esses setores contribuíram em 4,7 pontos porcentuais com a retração geral. Mereceu destaque também a queda 4,8% no faturamento das lojas de vestuário, tecidos e calçados.
Contribuíram de forma positiva para o resultado geral apenas três atividades, todas ligadas a bens de consumo essencial e independentes de crédito: as farmácias e perfumarias colaboraram com o aumento de 7,3% em suas vendas; outras atividades, em que são preponderantes as vendas de combustíveis, conseguiram expandir o faturamento mensal em 4,7%; e supermercados, que elevaram a receita em 0,2%, recuperando-se após duas quedas de vendas sucessivas.
No desempenho por região, apenas quatro das 16 localidades pesquisadas conseguiram registrar índices positivos em outubro: Jundiaí (5,2%), Sorocaba (2,3%), Araraquara (1,7%) e Osasco (0,4%). As outras 12 apresentaram quedas de vendas. A maior retração ocorreu na capital paulista, cujas vendas caíram 8,2% em comparação a outubro do ano anterior.
Para a FecomercioSP, o resultado negativo em outubro confirma o mau momento do consumo no Estado de São Paulo. A expectativa era de que outubro revertesse essa tendência, mesmo com crescimento menor. Contudo, o mau desempenho em 2014 de fatores determinantes do consumo - baixos crescimentos da renda, do emprego e do crédito - indica que uma reversão do quadro atual das vendas varejistas tende a ser improvável no médio prazo. A inflação em patamar elevado e alvo de severas ações de política econômica a partir de janeiro colaboram para o cenário desfavorável de vendas também em 2015.
Nota metodológica
A Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV) utiliza dados da receita mensal informada pelas empresas varejistas ao governo paulista por meio de um convênio de cooperação técnica firmado entre a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
As informações, segmentadas em 16 Delegacias Regionais Tributárias da Secretaria, englobam todos os municípios paulistas e dez setores (autopeças e acessórios; concessionárias de veículos; farmácias e perfumarias; lojas de departamentos; lojas de eletrodomésticos e eletrônicos; lojas de móveis e decoração; lojas de vestuário, tecidos e calçados; materiais de construção; supermercados; e outras atividades).
Os dados brutos são tratados tecnicamente de forma a se apurar o valor real das vendas em cada atividade e o seu volume total em cada região. Após a consolidação dessas informações, são obtidos os resultados de desempenho de todo o Estado.
Sobre a FecomercioSP
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Congrega 155 sindicatos patronais e administra, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A Entidade representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes. Esse universo responde por 11% do PIB paulista - aproximadamente 4% do PIB brasileiro - e gera cerca de cinco milhões de empregos.

17 janeiro 2015

CCR AutoBAn repassa mais de R$ 97 milhões a municípios ao longo da Anhanguera-Bandeirantes

A concessionária CCR AutoBAn , em 2014, repassou R$ 97.055.818,62, aos 18 municípios cortados pelas rodovias Anhanguera e Bandeirantes. O valor se refere ao ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) oriundo das praças de pedágio. No acumulado, em valores corrigidos, já foram repassados, desde o ano 2000, R$ 990.078.977,21, às Prefeituras em impostos.

O grupo de 18 municípios é composto por Americana, Caieiras, Cajamar, Campinas, Cordeirópolis, Franco da Rocha, Hortolândia, Itupeva, Jundiaí, Limeira, Louveira, Nova Odessa, Osasco, Santa Bárbara D’ Oeste, São Paulo, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

A Capital, São Paulo, recebeu R$ 8.508.991,52, em 2014. Desde 2001, quando iniciaram os repasses à Prefeitura de São Paulo, o município já recebeu R$ 86.784.457,47, em valores corrigidos.

Sobre a CCR AutoBAn: A CCR AutoBAn é responsável, desde 1º de maio de 1998, pela administração do Sistema Anhanguera-Bandeirantes. A concessionária gerencia 316,8 quilômetros de rodovias, compreendendo a SP-330 (Via Anhanguera), de São Paulo a Cordeirópolis, com extensão de 147,04 quilômetros; a SP 348 (Rodovia dos Bandeirantes), de São Paulo a Cordeirópolis, com 159,67 quilômetros de extensão; a SP-300 (Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto), com extensão de 2,6 quilômetros e a interligação SPI-102/330 (Rodovia Adalberto Panzan), com extensão de 7,44 quilômetros. Foi a quinta concessionária a integrar o Grupo CCR.

Sobre o Grupo CCR: O Grupo CCR é um dos maiores grupos de concessão de infraestrutura da América Latina, empregando atualmente cerca de 8 mil colaboradores.. É responsável por 2.437 quilômetros de rodovias administrados por suas concessionárias nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.  O Grupo CCR também atua em negócios correlatos, tendo participação de 38,25% na STP e de 45% no capital social da Controlar. Além disso, está presente no segmento de transporte de passageiros com a Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo, por meio da Concessionária ViaQuatro, com participação de 58% no capital social da empresa.

Redhook School inicia atividades em 2015 com workshops de redação publicitária e laboratório de inovação

Cursos intensivos e workshops ocorrerão de 7 de fevereiro a 7 de março durante o Summer Sampler; inscrições para ambos já estão abertas

A melhor forma de se renovar para o ano que vem é aprendendo coisas novas. Pensando nisso, a Redhook School inicia suas atividades em 2015 a todo vapor, com oSummer Sampler: cursos intensivos e workshops previstos para ocorrer durante todo o período das férias de verão, uma ótima pedida para quem se interessa por publicidade, marketing, design e games!
A partir de 7 de fevereiro, o Summer Sampler tem início com uma oficina criativa de Marcos Minini (diretor de criação da BrainBox Design Estratégico) sobre a linguagem sintética do design. Com 25 anos de carreira, Minini tem passagens por empresas como a Master Comunicação, onde por 10 anos atendeu clientes como Tim, Banco do Brasil e Caixa Seguros. Nesta oficina você vai entender como produzir uma peça de design que atraia a atenção do público de maneira rápida e instigante.
Para quem é antenado com o mundo publicitário, não é surpresa para ninguém que o mercado de games se tornou uma grande plataforma para divulgar sua marca. Pensando nisso, a Redhook School convidou Rafael Oliveira (sócio da Six Billion Games e co-fundador da Modern) para falar sobre as principais estratégias que anunciantes do mundo todo tem para se inserir nesse mercado. Com a utilização de métricas, estudos e ideias para a área, Oliveira pretende demonstrar como é o processo criativo no mundo dos games.
YouTube, Netflix, HBO e Amazon. Hoje em dia, é quase impossível encontrar alguém que não tenha usufruído pelo menos uma vez de alguns dos serviços desses gigantes. Fabiane Secches (diretora Criativa da Confeitaria Mag e gerente de Conteúdo da Bold) realiza um workshop recomendado para os inúmeros profissionais conectados à essas áreas, que estejam interessados em conversar sobre branded content, conteúdo audiovisual, como contar boas histórias na internet e a relação da TV com a internet.
O catálogo completo de workshops e cursos intensivos do Summer Sampler pode ser conferido clicando aqui, assim como as inscrições para cada curso.
Sobre a Redhook School
A Redhook School atua com cursos livres e capacitação na área de comunicação, marketing e design. A maioria das atividades é conduzida em Curitiba, onde fica sua sede, mas cursos de curta duração e eventos também ocorrem em outras cidades. Os professores da Redhook School são profissionais de destaque nacional em suas respectivas áreas, o que proporciona aos alunos a possibilidade de conhecer e experimentar a realidade do mercado.

Forerunner 920XT, relógio com GPS da Garmin, já está à venda no Brasil

Equipamento recém-lançado é solução "tudo em um" para triatletas e praticantes de diversas atividades físicas


O Forerunner 920XT, relógio multiesportivo com GPS da Garmin, líder global em navegação por satélite, chegou em janeiro às principais lojas físicas em online do Brasil, sendo o mais atual modelo em sua categoria com recursos avançados para treinos. O produto traz dinâmica de corrida e ferramentas inteligentes, além de oferecer dados detalhados de natação, ciclismo e corrida, o que o torna apto para levar atletas iniciantes e avançados a um nível superior de treinamento.
Com estrutura fina e pulseiras articuladas, o modelo oferece conforto e seu display colorido de alta definição facilita a visualização dos dados durante o treinamento com apenas uma olhada. Além disso, o Forerunner 920XT possui recursos avançados, que incluem dinâmica de corrida, VO2 máximo, tempo de recuperação, rastreamento ao vivo e recebe notificações inteligentes de smartphones compatíveis. Seu modo de relógio e recursos de monitor de atividades diários são ideais para registrar os passos dados no dia e calorias gastas, mesmo quando o atleta não está treinando.
Com design elegante, o modelo é 15% mais leve e 25% mais fino quando comparado ao seu modelo anterior. “Como líder e pioneira em relógios esportivos com GPS, nós estamos entusiasmados para apresentar nossa mais avançada solução para triatletas e atletas esportivos – o Forerunner 920XT”, afirma a gerente de marketing da Garmin do Brasil, Ilham Harati. “Ao registrar dados detalhados de natação, ciclismo e corrida e monitorar diariamente as atividades enquanto mantêm os usuários conectados, o Forerunner prova-se ideal para treinamentos e provas”, completa Ilham. Confira os diferenciais do modelo:
Recursos conectados e display excepcional
Além de ser mais leve e fino, o novo Forerunner 920XT agora vem com pulseiras flexíveis e articuladas para maior conforto, até mesmo para pulsos mais finos. A alta resolução do display colorido apresenta o modo relógio e um monitor diário de atividades que registra passos, distância, calorias, contagem regressiva para uma meta diária personalizada e alerta sonoro de movimento após uma hora de inatividade. Dessa maneira, os triatletas agora podem monitorar suas atividades e padrões de sono durante o vital período de descanso entre os treinos. O Forerunner 920XT também mantêm os usuários conectados com notificações inteligentes de mensagens recebidas, e-mails, ligações e avisos do calendário com smartphones aparelhados ao Bluetooth®-smart.
É possível também monitorar os exercícios ao usar o Forerunner 920XT como controle remoto para usar a câmera de ação VIRB® ou VIRB Elite, onde é possível iniciar e parar uma gravação e tirar fotos diretamente do pulso. O carregamento automático de dados para o aplicativo Garmin Connect™ Mobile no smartphone, através da tecnologia Bluetooth® ou conexão Wi-Fi®, permite que o usuário faça upload sem fio do seu treino no Garmin Connect. No aplicativo para celular o usuário também pode iniciar uma sessão de LiveTrack, permitindo que familiares e amigos convidados o rastreiem em tempo real durante o treinamento ou corrida do dia.
Com atualização de software disponível no início de 2015, o Forerunner 920XT será compatível com Connect IQ, tornando disponíveis para os usuários aplicações adicionais para seus estilos de vida ativos.
Na água
O Forerunner é resistente à água até 50 m e oferece métricas de natação avançadas para treinamento em piscina ou em mar aberto. O Forerunner 920XT detecta automaticamente o tipo de nado que o usuário está realizando e registra a quantidade de braçadas, nado, distância, pontuação SWOLF e etc. Com apenas alguns toques, é possível registrar exercícios ou iniciar uma série cronometrada sem a ajuda constante do relógio na piscina. O Forerunner 920XT também possui dois tipos de temporizador para mantê-lo dentro do cronograma previsto. Outros recursos incluem alerta de tempo para ajudar o usuário a manter o ritmo e os alertas de distância para saber quando uma série já terminou.
Na bicicleta
Com recursos avançados de ciclismo, o Forerunner 920XT inclui altímetro embutido para uma ascensão precisa e dados de descida e subida durante o treinamento. Ele é compatível com sensores de velocidade, cadência, monitores de frequência cardíaca, e pode também receber sinais de satélite GLONASS em complemento ao GPS para ampliar a precisão. Quando emparelhado com potenciômetros ANT+™, incluindo Vector™ S e Vector™, o Forerunner 920XT mostra os dados de potência, incluindo média de watts, balanço entre as pernas esquerda e direita e zonas de potência. Quando emparelhado com um monitor de frequência cardíaca para treinamento, pode calcular a estimativa de VO2 máximo do usuário para ajudar a monitorar as mudanças no condicionamento.
Correndo
Agora, triatletas podem medir e acompanhar seu desempenho de corrida com as dinâmicas de corrida avançadas da Garmin, exibidas no Forerunner 920XT quando emparelhado com um monitor HRM-Run™. É possível medir a Cadência (total de passos por minuto), oscilação vertical e tempo de contato com o solo (quanto tempo o pé do corredor fica no chão durante cada passo). O Forerunner apresenta ainda um recurso de metrônomo com alertas vibratórios e sonoros para orientar o treinamento de cadência e ajudar o atleta a se manter sincronizado com o índice de passada estipulado sem precisar olhar no relógio. Outros recursos incluem previsão de término da corrida baseada no VO2 máximo por corrida e o tempo de recuperação antes que o corredor treine novamente.
Para ultra corredores, o 920XT oferece o modo UltraTrac que desliga o GPS em intervalos determinados, estendendo a bateria de 24 horas no modo GPS para até 48 horas. O Forerunner 920XT está disponível em preto/azul ou vermelho/branco por um preço sugerido de R$ 2199,00, incluso o monitor cardíaco HRM-Run. O produto já está à venda nas principais lojas do Brasil. Mais informações no site www.garmin.com/br.

15 janeiro 2015

TÜV RHEINLAND ALERTA CONSUMIDORES QUANTO À EXIGÊNCIA DE CERTIFICAÇÃO DE VENTILADORES E CIRCULADORES DE AR

Para garantir a segurança dos usuários, INMETRO tornou obrigatório o selo de qualidade nesses eletroportáteis, que são muito utilizados no verão

Com a chegada do verão e das altas temperaturas, o uso de ventiladores e de circuladores de ar se intensificam, e com isso também aumenta o número de reclamações de usuários junto ao Procon e outras entidades de classe, sobre ocorrências relativas a lesões físicas e até princípios de incêndio de aparelhos que não são certificados.

Nesse sentido, a TÜV Rheinland Brasil – subsidiária de um dos maiores grupos mundiais de certificação, inspeção, treinamento e gerenciamento de projetos – alerta o consumidor para verificar se o aparelho possui o selo do INMETRO, pois a certificação deste tipo de produto é compulsória (obrigatória), portanto, os produtos que não o possuem estão em desconformidade com a legislação.

A TÜV Rheinland Brasil é um dos OCP’s (Organismos de Certificação de Produtos) acreditados pelo INMETRO para avaliar a conformidade de ventiladores e circuladores de ar. A avaliação de conformidade inclui aspectos da segurança elétrica dos aparelhos, garantindo que o produto atenda a requisitos básicos. Desta maneira, é possível evitar que o consumidor, de forma geral, esteja exposto aos problemas de utilização indevida, a choques elétricos, riscos mecânicos e, em última instância, à ocorrência de curtos circuitos e fogo.

A obrigatoriedade da certificação não se restringe aos ventiladores, mas se estende a qualquer produto elétrico, que precisa ser avaliado quanto aos aspectos de segurança.

A Portaria nº 20/2012 do INMETRO estabelece que, além da verificação de Conformidade de Segurança Elétrica do produto, através da aplicação de ensaios baseados em normas internacionais, sejam ainda avaliados dois outros aspectos. Um deles é o da eficiência energética, conforme o Programa Brasileiro de Etiquetagem, que visa orientar o consumidor final no ato da compra quanto aos melhores níveis de eficiência energética (consumo de energia) dos produtos, e ainda a avaliação do fabricante, através de auditorias anuais nas fábricas para verificação da uniformidade da produção.

A TÜV Rheinland é responsável pela certificação de cerca de 20 modelos de ventiladores e circuladores de ar de fabricantes e importadores como Wanke, Chibrali, Kressborn e Vanmax.

“O processo de certificação engloba auditoria na fábrica, a lacração de amostras para ensaios e a verificação de toda a documentação dos produtos”, explica o Auditor e Analista de Certificação de Produtos da TÜV RHeinland, José Carlos Grade.

Atestada a conformidade, o produto recebe o selo de identificação de conformidade, com validade de quatro anos, sendo que dentro deste período são realizadas auditorias anuais de manutenção do produto, do fabricante e do representante legal/comercial pela venda dos produtos com relação ao suporte dado no tratamento de reclamações de clientes.

Sobre a TÜV Rheinland
O Grupo TÜV Rheinland é um dos maiores organismos em certificações, inspeções, treinamentos e gerenciamentos de projetos no mundo. Fundada na Alemanha há mais de 140 anos, a organização tem uma trajetória marcada pela seriedade, profissionalismo e independência. Há cerca de 40 anos, iniciou seu processo de internacionalização, a partir da Europa. Desde então, a rede não parou de crescer. A marca TÜV Rheinland está presente em milhares de produtos ao redor do mundo, garantindo que são seguros para usuários e consumidores.

No Brasil, a empresa possui por volta de seis mil certificações ativas, atendendo a mais de 1.500 clientes dos mais diversos setores. É uma empresa acreditada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), do Ministério das Comunicações, e pelo INMETRO em mais de 100 escopos diferentes, tendo forte atuação junto aos setores de telecomunicações, tecnologia da informação, eletrodomésticos, máquinas, produtos médicos, produtos mecânicos de recreação e domésticos; produtos alimentícios, indústria automobilística e de autopeças, entre outros.

SETOR DE BEBIDAS REAGE E PRODUÇÃO REGISTRA AUMENTO EM 2014

Presidente da Afrebras, Fernando Rodrigues de Bairros estima crescimento do setor em 2015

A produção de refrigerantes e cervejas no ano de 2014 registrou alta de 1,46% e 4,9%, respectivamente, comparado a 2013.  Segundo dados do Sicobe, publicado pela Secretaria da Receita Federal, foram 15,8 bilhões de litros de refrigerante produzidos, e 14,1 bilhões para cerveja.

“Em 2014 nós tivemos, além das altas temperaturas, o carnaval e, principalmente, a Copa do Mundo, que alavancou muito o consumo de cervejas no País, principalmente no primeiro semestre”, conta Fernando Rodrigues de Bairros, presidente da Afrebras (Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil).

Para 2015, a estimativa é que haja um crescimento na produção do setor de bebidas como um todo. Com as mudanças na legislação tributária, como a entrada do setor de refrigerantes no Simples Nacional e a mudança no sistema geral, de ad rem para ad valorem, a expectativa é de desenvolvimento setorial e boas vendas, principalmente para as empresas regionais.

Além da situação tributária favorável, o forte verão previsto para o ano, assim como um número maior de feriados em 2015, pode acarretar um maior consumo de bebidas.

FAZER ACONTECER

No encerramento do NRF 2015, lideranças do varejo listam as lições do evento

Ao final do NRF 2015, a maior feira de varejo do mundo, na qual compareceram cerca de 33 000 pessoas, os empresários brasileiros que compuseram a delegação da GS&MD Gouvêa de Souza participaram de um debate sobre as lições que tiraram do evento. Para Marcos Gouvêa de Souza, diretor geral da GS&MD, o saldo foi extremamente positivo. “É impressionante ver empresários, que já não têm nada a provar para ninguém, tão comprometidos nas palestras, tomando notas e se marcando reuniões apenas para discutir ideias que tiveram durante as apresentações”, afirma Gouvêa.
Flávio Rocha, CEO da Riachuelo, acredita que a maior lição que se tira do evento foi a reabilitação do varejo físico, que era dado como morto nas edições anteriores do evento. “A loja de tijolo e cimento, com a consolidação dos multicanais de venda, voltou a ser vista com importância por todos os analistas”, diz.
Para German Quiroga, presidente da C-Nova, o que existe é uma adaptação ao modelo de multicanais de venda ao conceito de mobilidade, dada pelos smartphones. “Antes tínhamos a onda da internet, agora vivemos o tsunami da mobilidade”, acredita ele.
A reabilitação da loja física, segundo Gabriela Baumgart, diretora do Shopping Center Norte, fortalece e potencializa as vendas. “Antes, falávamos da integração de canais de venda, mas o que existe hoje é uma espécie de fusão, na qual a tecnologia tem um papel preponderante”, explica. “É por isso que nossos vendedores precisam estar aptos a usar a tecnologia para dar ao cliente o melhor de si”.
Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza e presidente do IDV, diz estar aliviada pela ressurreição da loja física e continua apostando no binômio atendimento e inovação. “Eu mesma cuido do canal de relacionamento do cliente”, diz. “Uma vez, uma cliente me disse: ‘você me chamou para ser feliz e eu não estou feliz’. Fiz de tudo para resolver o problema e todos os colaboradores do Magazine Luiza precisam trabalhar da mesma forma”.
O engajamento do varejo americano no dia a dia da política dos Estados Unidos é um exemplo a ser seguido pelo Instituto de Desenvolvimento do Varejo, o IDV. “Nós somos os maiores empregadores do Brasil”, afirma ela. “Precisamos nos comunicar melhor com o governo e com os políticos. Precisamos vencer as dificuldades e fazer acontecer”.
A GS&MD ainda realizará os pós- NRFs nas seguintes datas:
03 de fevereiro – Rio de Janeiro
05 de fevereiro – São Paulo
10 de fevereiro – Recife