Outro grande marco para o programa da aeronave CSeries da Bombardier foi atingido hoje com o voo inaugural da aeronave CS300. A aeronave CSeries tecnologicamente avançada oferece para as operadoras uma família totalmente nova de jatos com um único corredor projetados especificamente para o segmento do mercado de 100 a 149 assentos.
A aeronave CS300 - com registro canadense C-FFDK - saiu de Montreal-Mirabel International Airport às 11h00 EST e retornou às 15h58 EST. Ela alcançou uma altitude de 41.000 pés (12.500 metros) e uma velocidade de 255 nós (470 km/h).
Na instalação da Bombardier em Mirabel, Quebec, cerca de 2.000 funcionários, Diretores, parceiros, fornecedores e clientes da Bombardier enfrentaram o frio congelante para ver o voo.
O Comandante Andris (Andy) Litavniks, o copiloto do voo inaugural histórico do modelo CS100 menor de 16 de setembro de 2013, foi o primeiro piloto deste voo marco de hoje. O comandante Litavniks foi acompanhado do copiloto Christophe Marchand e dos engenheiros de voo Anthony Dunne e Mark Metivet.
"É um imenso privilégio pilotar o primeiro voo da aeronave CS300 e estou totalmente encantando com a facilidade do seu comando. Ela é uma aeronave para pilotos e fez exatamente o que foi previsto na simulação", disse o comandante Litavniks. "Será fácil para os pilotos mudarem da aeronave CS100 para a CS300 ou vice-versa, e isso reduz bastante o custo com treinamento das operadoras que usam os dois modelos".
- Bom progresso do programa da nossa aeronave CSeries com resultado previsto como esperado ou melhor que o esperado. A aeronave CS300, juntamente com os cinco veículos de teste de voo CS100, acumularam mais de 1.000 horas de teste de voo até o momento", disse Rob Dewar, Vice-Presidente, CSeries Program. "Estamos confiantes que a aeronave CS100 receberá o seu certificado no segundo semestre de 2015, e rapidamente entrará em serviço. A aeronave CS300 deve ser a próxima após seis meses".
"Foi muito emocionante ver a primeira aeronave CS300 decolar pela primeira vez e parabenizo as nossas equipes por esta grande conquista", disse Mike Arcamone, Presidente, Bombardier Commercial Aircraft. "Continuamos a ver o aumento do interesse de todo o mundo e, com a validação do nosso programado desempenho, esperamos que o entusiasmo pela família de aeronaves CSeries aumente ainda mais".
A aeronave CS300 oferece o melhor custo de assento-milha da sua categoria, tornando-o a solução mais lucrativa para os mercados de tamanho médio de até 150 passageiros por voo, ideal para os mercados de rotas de curta a longa distância.
Os interessados devem acompanhar o progresso do programa da aeronave CSeries emwww.cseries.bombardier.com e na nossa mídia social no Twitter (www.twitter.com/bombardier_ aero) e Facebook (www.facebook.com/ BombardierAero).
Aeronave CSeries
A Bombardier está criando o futuro com suas aeronaves CSeries - a única nova família 100 por cento de aviões projetados especificamente para o mercado de 100 a 149 assentos de corredor único. Beneficiando-se de um design arrojado com tecnologia de ponta, integração de sistemas, materiais avançados e aerodinâmica de última geração, as aeronaves CSeries oferecem 15 por cento (i) de vantagem de custo operacional de caixa, vantagem de 20 por cento de queima de combustível(i), flexibilidade operacional excepcional, conforto de fuselagem larga e uma pegada ambiental e sonora incomparáveis.
A Bombardier já recebeu encomendas e compromissos de 563 aeronaves CSeries, incluindo pedidos firmes de 243 aeronaves CSeries.
Bombardier
A Bombardier é a maior fábrica do mundo de aviões e trens. De olho no futuro bem mais longo, a Bombardier está evoluindo a mobilidade em todo o mundo, atendendo à demanda de transporte mais eficiente, sustentável e aprazível em qualquer lugar. Os nossos veículos, serviços e, além de tudo, os nossos funcionários são a razão pela qual somos uma líder global de transporte.
A sede da Bombardier é em Montreal, Canadá. Nossas ações são comercializadas na Bolsa de Valores de Toronto (BBD) e estamos listados nos índices Dow Jones Sustainability World and North America. No exercício fiscal encerrados em 31 de dezembro de 2014, apresentamos uma receita de $ 20,1 bilhões. Para notícias e informação, visite bombardier.com ou siga-nos no Twitter @Bombardier.
- Desempenho esperado da aeronave e dos sistemas - Aeronave CS300 participa com outros cinco veículos de voo CS100 no programa de tese de voo da CSeries - Fotos do primeiro voo serão postadas em www.bombardier.com, www.cseries.com e nos canais de mídia social da Bombardier.-B-roll disponível em bcamediafootage.com |