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11 outubro 2011

Se bem usadas, mídias sociais geram credibilidade à imagem das empresas

Este foi o tom da palestra da consultora Mariela Castro, no CONGRAF 2011, em Foz do Iguaçu (PR)

Mídias sociais são plataformas de relacionamento e comunicação, e não uma forma barata de vender produtos. Esse foi o recado deixado por Mariela Castro, diretora da consultoria Communication Advisors, aos empresários gráficos, em sua palestra “O poder das mídias sociais para os negócios”, proferida no 15º CONGRAF, realizado de 8 a 11 de outubro, no Mabu Thermas & Resorts, em Foz do Iguaçu. 

Porém, como então se relacionar e se comunicar por meio das mídias sociais? É aí que, segundoMariela, surgem os cuidados para que o uso desses canais de comunicação possa ser bem sucedidos e, com o tempo, apresentar de fato resultado direto nos negócios.

Para a consultora, a utilização adequada das mídias sociais cria relacionamento, gera credibilidade e traz confiança. Assim, explica, não adianta ficar postando no Facebook, Twitter ou blog propagandas sem critérios ou informações irrelevantes. “A confiança se estabelece quando a empresa apresenta ao seu público informações úteis para ele, mesmo que não haja ali nada sobre seus produtos e nenhuma intenção explícita de venda. Dessa forma, é bem provável que o consumidor se lembre dessa empresa quando precisar de produtos em sua área”.

Antes de criar uma ferramenta de mídia social, como Facebook, Twitter ou blog, por exemplo, o empresário precisa definir o que quer comunicar e para quem. “É muitoparticular. Em alguns casos pode ser mais interessante o Facebook, em outros o Twitter ou o Linkedln e até mesmo tudo isso integrado. Tem-se que descobrir o que o seu público-alvo mais usa”.

O que tem que ser seguido à risca, em qualquer caso, é a regularidade. Por ser a mídia social um instrumento de interação, ela requer respostas rápidas. A consultora condena empresas que lançam alguma informação e “abandonam” o post ou que demoram dias para responder solicitação do consumidor. 

As mídias sociais também podem ser um instrumento de informação para as empresas mesmo quando elas não estão participando ativamente do processo de inclusão de conteúdo. De acordo com Mariela, os fóruns de discussão – hoje praticamente sobre qualquer assunto – costumam ser fontes ricas de divulgação de problemas ou qualidades dos produtos. “Os consumidores recorrem aos fóruns antes das compras. Há neles gente que relata suas experiências com os produtos, principalmente em relação aos problemas, o que pode ser uma forma de se descobrir e corrigir essas falhas. Por isso, é necessário monitoramento”.

De acordo com Mariela, o importante é que as companhias tenham consciência do quanto podem se beneficiar com as mídias sociais e o que elas representam hoje na vida das pessoas. “A venda de aparelhos smartphones, que dão acesso à internet, aumentaram 74% no último ano e o mundo já vende mais tablets e smarts do que PCs. Isso é reflexo de que as pessoas estão e querem estar cada vez mais conectadas umas com as outras. As gráficas não podem ignorar isso. Têm que usar a seu favor”.

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