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22 novembro 2011

Novo site da Azul: feito sob medida para as necessidades dos Clientes

Próxima de completar três anos de operações em 15 de dezembro de 2011, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras decidiu dar um presente para seus Clientes. O resultado é um site completamente desenvolvido sob medida para as necessidades do público que voa com a companhia. As mudanças são expressivas e permeiam toda sua infraestrutura, arquitetura da informação e design. O objetivo da transformação é proporcionar uma navegação prática e intuitiva, de maneira que o Cliente possa comprar passagens, pacotes de viagens, localizar informações e tirar dúvidas de forma imediata.
 
“O site de vendas e informações de uma empresa reflete a postura de sua marca. Ele busca formas de interagir e fidelizar o Cliente. Pensando nisso, direcionamos nossos esforços para criar um site em que a experiência do Cliente será exaltada, colocando todas suas necessidades em primeiro lugar”, afirma o diretor da Azul, Kleber Linhares.
 
Para elaborar o novo site, os Departamentos de Marketing Interativo e TI iniciaram um processo de pesquisa e desenvolvimento que levou oito meses para ser concluído para ouvir tudo o que os Clientes da Azul tinham a dizer. Nesse processo, foram realizadas entrevistas sobre as funcionalidades do site com o público que viaja com a Azul, em sua maioria viajantes frequentes e novos turistas, além de acompanhamento das sugestões enviadas ao call center da companhia, o Azul Center.
 
Entre as principais mudanças estão o mecanismo de busca inteligente e a organização do conteúdo em três pilares: “Para sua viagem” – sobre as funcionalidades e informações relacionadas ao voo; “Experiência Azul” – onde estão disponíveis todos os serviços que a companhia oferece; e “Conheça a Azul”, recheada de informações institucionais, como Mapa de Rotas e Sala de Imprensa.
 
A linguagem e até a forma de preencher a origem e o destino – “Estou em”, “Indo Para” – também mudou para que o Cliente não perca tempo. Uma barra de ajuda com as respostas das principais perguntas que podem surgir estará presente em cada página, sanando as dúvidas dos Clientes e ajudando-o a concluir o processo com agilidade.
 
A novidade inovadora do site é o Mapa de Rotas Interativo. Nele, será possível utilizar o simulador de tarifas, filtrando a compra pelo valor disponível que o Cliente tem a gastar e região para a qual deseja viajar. Quem quer sair de Belém e conhecer o Sul do Brasil, por exemplo, poderá visualizar todos os voos e tarifas disponíveis para as cidades atendidas na região, escolhendo aquela que é a mais conveniente ao bolso. Outra surpresa: será possível compartilhar nas redes sociais todas as promoções, tarifas  e informações sobre os voos.
 
“Criado com o intuito de se apresentar aos brasileiros como um site simples e amigável, o modelo original teve de ser reformulado para acompanhar a evolução natural da companhia. Após entender quais são asnecessidades dos Clientes que voam com a Azul, elaboramos um projeto mais moderno, inteligente e verdadeiramente inovador”, explica Fábio Marão, gerente de Marketing Interativo. O endereço do novo site permanece o mesmo: www.voeazul.com.br.

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