Martha Machado, da Vigilância Sanitária paulista, ressalta a importância do selo SIF no produto.
Durante as férias de verão, é muito importante o consumidor redobrar os cuidados na hora de comprar carne bovina, pois são muitos os casos recentes de produtos irregulares apreendidos por todo o País. A nutricionista da Vigilância Sanitária da cidade de São Paulo, Martha Machado, dá alguns conselhos para quem está longe de casa, mas quer ter segurança de que a carne consumida pela família é de qualidade. Afinal, férias significa sair da rotina, mas algumas rotinas, como conferir a qualidade da carne que se consome, nunca saem de férias.
O primeiro cuidado que deve ser mantido também nas férias é verificar a procedência do produto na hora de comprar. A nutricionista ressalta que, longe de casa, a principal garantia de qualidade e segurança da carne bovina continua a ser a presença do selo de inspeção do SIF. “Basta conferir se há carimbo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), a garantia de que a carne é resultante de bois inspecionados e vacinados”, diz. “Além da origem dos bovinos, este certificado, de responsabilidade do Ministério da Agricultura, indica que a carne foi armazenada e transportada com todos os cuidados sanitários”, reforça Martha Machado, que concedeu entrevista à Super Radio Tupi – o áudio na íntegra pode ser ouvido no blog Carne Saudável.
Cuidados adicionais devem ser tomados na hora da compra da carne bovina, como verificar se os balcões do estabelecimento estão limpos e se ganchos e facas estão higienizados. A nutricionista acentua ainda que o consumidor tem pleno direito de perguntar ao comerciante se o ponto de venda é regularmente fiscalizado pela Vigilância Sanitária local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário