A menos de 800 dias do início da Copa do Mundo de
2014, as obras para a construção ou reforma dos 12 estádios das cidades-sede
dos jogos seguem a todo vapor. Em algumas cidades, os avanços são mais
sensíveis e superam 50% do cronograma de trabalho. Em outras, como em Natal
(RN), o estágio é anterior, com pouco mais de 20% concluído. De olho nos
próximos passos, fornecedores nacionais e internacionais se preparam para
atender as demandas de cadeiras, cobertura, monitoramento por câmeras, controle
de acesso, gramado e equipamentos para estacionamentos, centros de imprensa,
vestuários e outros espaços.
Entre os estádios com as obras mais avançadas está o da Fonte Nova, em Salvador (BA). Ali serão realizados seis jogos da Copa de 2014. Por enquanto, 55% das obras já foram concluídas, mas ainda falta equipar o espaço com tecnologia para gerir as duas mil vagas de estacionamento, a área vip com 1,5 mil assentos, o restaurante panorâmico, entre outros.
No Maracanã, no Rio de Janeiro, o anel da arquibancada só deve ser concluído no segundo semestre, em setembro, mas a cobertura já começa a ser preparada com a perfuração de 60 pilares que vão receber a ancoragem. Mas os camarotes, por exemplo, 110 ao todo, ainda estão na preparação da laje.
No Estádio Arena das Dunas, em Natal, ainda há muito por fazer. A fase de fundações avançou bem e a superestrutura começou a surgir, mas ainda falta toda a parte de arquibancada, devidamente equipada, cobertura, e os demais setores de apoio ainda estão por serem erguidos e, posteriormente, equipados para receber jogadores e torcedores.
Mesmo com os contratempos, a corrida é intensa para que os estádios estejam aptos para receber a Copa das Confederações, em 2013.
Para a SMG, uma empresa alemã que acaba de desembarcar em São Paulo, o Brasil é um mercado com enorme potencial, não apenas por causa da Copa de 2014, mas também para os próximos anos. A SMG é especializada na comercialização de equipamentos para instalação e manutenção de pistas de atletismo e gramado sintético. “O Brasil é um mercado enorme que tem uma forte cultura de esporte, de norte a sul, e uma paixão pelo futebol. Tudo isto representa um mercado gigante para SMG”, disse José Antonio Pérez, gerente de vendas para a América Latina.
“O mercado, de engenharia esportiva, vem crescendo muito no Brasil e a tendência é um crescimento ainda mais acelerado nos anos que irão anteceder os eventos Copa do Mundo e Olimpíadas”, disse Ricardo Sefton Aquino da empresa Gramados Sintéticos. Para ele, os grandes eventos associados ao fato da economia brasileira viver um bom momento estão deixando os empresários animados.
Pedro Latorieri, da Desk Imóveis, também diz que a empresa está de olho no que ainda está por ser comprado para os estádios da Copa de 2014, mas enxerga mais adiante. “Queremos estar em contato com representantes de Arenas e clubes, órgão públicos e do segmento de construtores de arenas. O mercado esta extremamente aquecido no setor esportivo e ira continuar em função da Copa 2014 a as Olimpíadas de 2016 gerando investimento expressivos na área de infraestrutura esportiva ao longo dos próximos 4 anos."
Este ano teremos a 4a edição de Expo Estádio. Estamos vendo que o setor está aquecido e a nossa expectativa é que seguirá crescendo pois o evento abrange o setor inteiro de locais esportivos,” disse Sebas van den Ende, Diretor da Real Alliance. ”O evento atende o setor inteiro de locais esportivos, incluindo campos esportivos das prefeituras, escolas, clubes, alem dos estádios e arenas.”
Já estão confirmadas a presença de empresas brasileiras e estrangeiras na edição de 2012 do Expo Estádio, o evento acontece de 21 a 23 de novembro, deste ano, em São Paulo.. Entre elas como a Akzo Nobel (Brasil), Avant Sport (China), Bellin Turf (China), CCG (China), CV Audio (Brasi), Dafeng Sports Equipment (China), Desk Móveis (Brasil), Eventdeck (Estados Unidos), Forbex (Brasil), Gerb (Brasil), Haboo Chair (China), Maccaferri (Brasil), Pifer (Brasil), Russian Pavilion (Rússia), SMG (Alemanha), Techno Grass (Brasil) e Terraplas (Reino Unido). Mais informações em www.expoestadio.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário