PATROCINADOR

04 maio 2012

ABB participa da modernização da usina de Itatinga


Projeto permitirá uma operação mais dinâmica, eficiente e segura, além da possibilidade de supervisão remota da usina, por meio do sistema digital

A ABB, líder mundial em tecnologias de energia e automação, será responsável pelo fornecimento de equipamentos e sistemas para a modernização da Usina Hidrelétrica de Itatinga, uma das mais antigas do país, inaugurada em 1910 e que hoje abastece a CODESP - Companhia Docas do Estado de São Paulo. O projeto deverá ser concluído em 18 meses.

“A modernização da usina permitirá uma operação mais simples, segura e otimizada, através do sistema digital de supervisão,  controle e proteção”, explica Adriano Pires, Gerente de Negócios da divisão de Sistemas de Potência da ABB.

O resultado deste trabalho adequará a usina às novas exigências técnicas relacionadas à segurança, tornando-a mais eficiente.  Entre os benefícios ainda estão a maior confiabilidade do sistema, redução do tempo de partida,  parada e sincronização das unidades geradoras. Também será possível fazer a supervisão e o controle remoto da usina, além de realizar análises de dados de geração e de ocorrências através da consulta ao registro histórico de alarmes e eventos da usina.

A implantação da tecnologia ABB contempla produtos como painéis integrados de supervisão, controle, regulação e  proteção das Unidades Geradoras, painéis de proteção das Linhas de Transmissão, além de disjuntores de alta tensão para uso indoor, cubículos de média tensão, TPs e TCs de alta e média tensão; unidades hidráulicas, cilindros hidráulicos e sistemas de excitação tipo Brushless para os geradores .

Itatinga
Inaugurada em 1910, a usina de Itatinga é uma das mais antigas hidrelétricas em atividade do país e teve papel relevante no desenvolvimento sócioeconômico e cultural de Bertioga, localizada no litoral sul de São Paulo. Desde o final da década de 1920 forneceu toda a eletricidade consumida pelos municípios de Santos e de São Vicente e localidades adjacentes, além de ter fornecido energia elétrica para a Light durante a construção da Usina Henry Borden, em Cubatão.

Atualmente é administrada pela Companhia das Docas do Estado de São Paulo (Codesp), gera 15 mil kW de energia proporcionando o abastecimento de uma cidade com cerca de 400 mil habitantes.

Nenhum comentário: