País europeu
destaca produtos típicos e de perfil premium para conquistar o paladar de
consumidores com alto poder aquisitivo
Representantes de 19 companhias alemãs do setor alimentício estão em busca
de parcerias no Brasil durante a APAS 2012 – 28º Congresso e Feira de Negócios
em Supermercados, que ocorrerá de 7 a 10 de maio, no Expo Center Norte, na
capital paulista. A delegação, organizada pelo Ministério Alemão da
Alimentação, Agricultura Proteção ao Consumido em parceria com a Câmara Brasil-Alemanha
de São Paulo (AHK, na sigla em alemão), vem acompanhada pelo representante do
Ministério Alemão, Axel Wildner, e pelo consultor e secretário da Associação
Alemã de Pesquisa de Sabores e Aromas, Prof. Dr. Berhard Tauscher.
Com estande no espaço
internacional da mostra, a delegação conta com produtores de cervejas e vinhos
especiais, salsichas, chocolates, queijos finos, cereais, geleias, pães, entre
outros produtos, todos de perfil premium. “Nosso espaço terá produtos
bastante diferenciados para atender ao exigente consumidor brasileiro e a
varejistas que buscam diferenciação”, diz o diretor da Câmara Brasil-Alemanha e
responsável pelo Centro Alemão de Economia Agrária e Alimentícia da entidade,
Wilfried Kühnisch, acrescentando que a delegação tem em sua programação, além
da exposição, reuniões comerciais com varejistas brasileiros.
Três das 19 empresas
representadas no estande são especializadas na produção de cervejas especiais,
ainda produzidas segundo a tradição do Reinheitsgebot, algo como Lei da
Pureza da Cerveja em português. A Reinheitsgebot é uma das
regulamentações alimentares mais antigas do mundo. Foi promulgada pelo duque
Guilherme IV da Baviera no ano de 1516 e é respeitada mesmo nos dias de hoje.
Este decreto determina as características da cerveja genuinamente alemã,
fabricada apenas com água, malte de cevada e lúpulo. “Claro que a
regulamentação atual autoriza outros ingredientes. Mas muitos cervejeiros
mantêm-se fieis à tradição institucionalizada pela Reinheitsgebot”.
Outro mercado que estará em
evidência é o de chocolates e doces, como marzipã, guloseima típica da
confeitaria alemã preparada com pasta de amêndoas e moldada em formas variadas,
com cinco empresas representadas. A Alemanha é o segundo maior produtor de
chocolate do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e à frente do Brasil, que
se encontra na terceira posição. Para os alemães, o objetivo não é concorrer
com as marcas nacionais. Os doces importados atraem o consumidor a empórios e
supermercados que exploram segmentos de alto poder aquisitivo e buscam
regularmente por novidades e produtos exclusivos.
A feira destaca uma questão
central a cada edição. A APAS 2012 aborda o tema “Colaboração – Inteligência
Compartilhada Criando Valor para o Consumidor”, assunto de grande interesse
dessa delegação. A expertise centenária na produção de produtos típicos estará
à disposição dos participantes do evento por meio do estande alemão, que
contará com a presença do especialista Prof. Dr. Berhard Tauscher. Os
expositores alemães estão a disposição no estande entre 7 e 10 de maio, das 14
às 22 horas. Haverá degustação de produtos alemães no local. O Expo Center
Norte fica na Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, em São Paulo.
Sobre a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha
(AHK)
A Câmara de Comércio e Indústria
Brasil-Alemanha (AHK) é uma entidade que desenvolve um papel essencial no
fomento das relações econômicas entre os dois países. Filiada à Confederação
Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria (DIHK), a Câmara Brasil-Alemanha atua
como base para o fortalecimento e a diversificação dos negócios de seus
associados, na atração de investimentos para o Brasil, na ampliação do comércio
bilateral e na cooperação entre os países do Mercosul e da União Europeia. No
Brasil há 95 anos, a Câmara Brasil-Alemanha congrega 1.700 associados, entre
empresas de capital ou know
how alemão instaladas no Brasil e companhias brasileiras e alemãs
voltadas ao comércio exterior. A entidade conta com 220 funcionários e está
presente em 14 cidades brasileiras. Esta rede está à disposição de seus
associados, que também tem acesso a outras 114 câmaras de comércio alemãs
espalhadas em 81 países, além de outras 83 entidades na Alemanha. Em 2011, a
Câmara Brasil-Alemanha trouxe para o Brasil 83 delegações empresariais e contou
com a participação de 15 mil executivos em congressos, seminários e reuniões ao
longo do ano.
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