PATROCINADOR

08 junho 2012

Feicorte 2012 tem foco na sustentabilidade e tecnologia

Entre os dias 11 a 15 de junho, a pecuária de corte brasileira viverá um de seus mais importantes momentos.  Neste período, acontece, em São Paulo, a Feicorte 2012 – 18ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne, maior evento indoor da cadeia pecuária de corte do mundo. O evento se destaca como principal vitrine do setor, referência em qualidade, pesquisa, tecnologia, equipamentos, produtos e serviços.

Este ano, o Centro de Exposições Imigrantes espera a visita de mais de 25 mil pessoas, entre pecuaristas, profissionais, estudantes e demais interessados, com destaque para a participação de grandes empresas, centrais de inseminação artificial e os mais consagrados criatórios e selecionadores brasileiros.

Estarão em exposição mais de 4.000 animais, de 20 raças, entre bovinos, caprinos e ovinos (Brahman, Canchim, Marchigiana, Charolês, Limousin, Simental, Simbrasil, Nelore e Nelore Mocho, Angus, Caracu, Senepol, Wagyu, Guzerá, Brangus, Hereford, Braford e Sindi, ovinos Dorper e cavalos Mangalarga).

Em 50 mil metros quadrados de área, a Feicorte 2012 vai reunir 250 empresas expositoras que são referência nos segmentos de genética, de saúde e de nutrição animal, órgãos de desenvolvimento e pesquisas, máquinas e equipamentos, frigoríficos, entidades representativas, dentre outros.

Evento tradicional, com perfil moderno, a Feicorte transforma São Paulo na capital mundial da pecuária de corte, superando as expectativas a cada edição.  A feira oferece excelente oportunidade para contatos, para o fortalecimento da imagem institucional e para a realização de negócios e investimentos.  “Também possibilita o intercâmbio de experiências sobre a cadeia produtiva da carne bovina, permitindo acesso a um alto nível de informações, além de propiciar discussões de assuntos estratégicos com especialistas nacionais e internacionais”, afirma Décio Ribeiro, diretor do Agrocentro.

No momento em que o grande tema em discussão no Congresso Nacional, o Código Florestal, envolve não só as classes produtoras rurais, mas principalmente toda a sociedade brasileira, a Feicorte 2012 destacará a sustentabilidade, uma das principais exigências dos consumidores e um desafio para a pecuária brasileira.



Programação

Além da exposição estática, onde serão apresentadas as mais novas tecnologias desenvolvidas para o setor, o público terá à sua disposição uma programação variada, destacando mais de 120 eventos paralelos, entre reuniões, workshops, palestras e cursos, além de julgamentos e leilões de várias raças bovinas, com oferta de genética de ponta.


Uma das grandes novidades deste é o número de leilões que, em relação ao ano passado, praticamente dobrou. Na Feicorte 2012 serão realizados 14 leilões, nos quais serão ofertados animais de genética apurada, provenientes de rebanhos top de várias raças, com aptidão para produção de carne ou para disputar pista. Segundo Carla Tuccilio, gerente de Agronegócio do Agrocentro, “o mercado está aquecido e a expectativa é de bons negócios com animais de alta qualidade”.

Como ocorre tradicionalmente, a agenda de leilões da Feicorte será bastante diversificada, com ofertas de animais e genética das raças Angus, Brahman, Simental, Simbrasil, Nelore (padrão e mocho), Canchim e Senepol, além de equinos Mangalarga e ovinos Dorper.

Dentro da programação, os momentos mais esperados e concorridos pelos criadores são os julgamentos, que ocorrerem todos os dias da feira. Vão passar pelas pistas animais das raças Nelore, Nelore Mocho, Marchigiana, Wagyu, Limousin, Hereford, Braford, Simental, Simbrasil, Angus, Sindi, Brangus, Caracu, Brahman, Canchim, Charolês, Guzerá e ovinos da raça Dorper. Das pistas sairão os grandes campeões que passarão a ser o “selo de qualidade” dos criatórios vencedores.



Atrações do Espaço Carne

Em continuidade ao projeto Pecuária Sustentável – Sim é Possível, a Feicorte e a NFT Alliance apresentam, pelo segundo ano consecutivo, o Espaço Carne, que tem como proposta demonstrar os trabalhos realizados pelas empresas, pecuaristas e todos os envolvidos na cadeia produtiva. O local reúne as principais empresas que representam os diversos elos da cadeia de produção de carne.


Além da degustação de carne das mais variadas raças de corte expostas na Feicorte 2012, o Espaço Carne tem como destaque o Prêmio Nelson Pineda Excelência em Confinamento - Ano II, dia 12 de junho, a partir das 20 horas. Serão homenageados os 40 confinamentos mais eficientes do País e os 10 que mais se destacaram em sustentabilidade e bem estar animal durante o processo produtivo, em 2011.

Também merece destaque, dentro da programação do Espaço Carne, o Projeto Caminho da Carne, uma dinâmica com as etapas da produção da pecuária, da genética ao mercado, passando por infra-estrutura, gestão, manejo, nutrição, sanidade e meio ambiente.

Este ano, a feira dará continuidade ao Projeto Academia da Carne, com um ciclo de palestras voltadas para acadêmicos das áreas de zootecnia, veterinários, agrônomos e alunos de colégios agrícolas.

Outro evento bastante esperado é o Congresso Internacional Pecuária de Corte, que faz parte da programação do Espaço Carne, e que será realizado nos dias 12 e 13 de junho. Além de paineis sobre mercado de carne e tecnologia – com a participação de especialistas nacionais e estrangeiros, que debaterão assuntos de grande importância para o momento atual –, a programação do inclui o Fórum Canal Rural.

Ainda dentro do Espaço Carne, a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) promoverão, dia 14 de junho, às 12 horas, o Seminário Apex-Brasil: Exportar é Inovar. Na ocasião, será assinado convênio entre a ABHB e a Apex-Brasil, com o objetivo de dar continuidade às ações de promoção de exportação da genética Hereford e Braford brasileira e produtos agropecuários, por meio do Projeto Setorial Brazilian Hereford & Braford.

Os visitantes também podem assistir à palestra Selecionando Reprodutores e Matrizes Funcionais, promovida pelo projeto Boi Com Bula, no dia 12 de junho, na Sala Ingá. Segundo William Koury Filho, que será o instrutor, a palestra é destinada a pecuaristas, profissionais da área e estudantes interessados em entender melhor as diferentes informações disponíveis no mercado.


Nos dias 11 e 12 de junho, ocorre o VI Curso de Noções em Morfologia e julgamento de raças Zebuínas, oficializado pela ABCZ – Associação Brasileira dos Criadores de Zebu. Trata-se de um curso prático, que visa transmitir aos interessados noções de morfologia e melhoramento genético bovino, além de preparo e julgamento de pista das raças zebuínas. 

A imprensa também terá um evento exclusivo para os seus profissionais. Uma questão de amor e ódio. Este é o mote do Encontro de Jornalistas, iniciativa da APPS (Associação dos Profissionais da Pecuária Sustentável), coordenada pela Scot Consultoria. O evento ocorre no dia 11 de junho, a partir das 15h00.




Para a sua informação

Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), o manejo sustentável envolve a conservação de recursos naturais e o repasse de tecnologias, de forma a assegurar a satisfação contínua das necessidades humanas para as gerações presentes e futuras. Em sua definição, o desenvolvimento sustentável não degrada o ambiente, é tecnicamente apropriado, economicamente viável e socialmente aceitável.


A pecuária bovina é uma das mais importantes atividades econômicas para o Brasil que possui uma das melhores bases genéticas do mundo. A produção sustentável de carne em regime de pasto é perfeitamente viável no País, mas depende da utilização novas tecnologias que aliam produtividade com sustentabilidade.

Tal desempenho permite ao Brasil manter conservadas 69% das áreas de suas florestas originais, segundo informações da Embrapa. O mundo conserva apenas 24% dessas áreas, sendo que a Europa mantém apenas 0,3% das florestas originais em pé.

Apesar dos resultados já conquistados, nos últimos anos, o País tem sido alvo de pressões econômicas por conta da sustentabilidade socioambiental. O aumento das exigências de mercado faz com que pesquisadores, técnicos e pecuaristas trabalhem para o desenvolvimento e à incorporação de novas tecnologias de produção. A sustentabilidade, portanto, está na ordem do dia.
 A Feicorte apóia esta causa.



Serviço

Feicorte 2012 - 18ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne 
Organização: Agrocentro
Data: 11 a 15 de junho de 2012
Horário: 9h00 às 20h00
Local: Centro de Exposições Imigrantes, km 1,5 Rodovia dos Imigrantes, São Paulo, SP
Entrada gratuita



Agrocentro

Tel. (11) 5067-6770

Nenhum comentário: