PATROCINADOR

12 setembro 2012

Usuários de internet móvel devem passar de 33,2 milhões para 110,5 milhões até 2015 no Brasil


Pesquisa inédita realizada pela Yahoo! Insights no país aponta que usuários de internet móvel vão ultrapassar os 50 milhões até o final do ano.

No último ano, 33,2 milhões de pessoas estiveram conectadas à internet por meio de dispositivos móveis, e esse número deve aumentar. Dados da pesquisa Mobile Modes feita pelo Yahoo! Insights, em parceria com o Instituto Ipsos, aponta que até o final de 2012 mais de 51,4 milhões de brasileiros estarão acessando a internet por meio de dispositivos móveis. Para os próximos anos, a perspectiva é maior: 67,7 milhões de usuários em 2013; 86,5 milhões em 2014 e 110,5 milhões em 2015.

“O crescimento da internet móvel pode ser explicado pela necessidade das pessoas em se sentirem conectadas. Ter o acesso ao alcance das mãos oferece uma série de facilidades indispensáveis no dia a dia”, explica Leandro Kenski, CEO da Media Factory, empresa especializada em marketing digital.

De acordo com Leandro, apesar do aumento deste tipo de internauta, as empresas ainda têm dificuldade para criar campanhas e estratégias de marketing que atinjam a esse público, que tem um perfil diferente do usuário que acessa a internet a partir de um computador.

Segundo o estudo do Yahoo!, a publicidade móvel é mais aceita e eficaz do que a propaganda online tradicional. Entre os usuários ouvidos, 51% não se importam com a publicidade desde que ela os permita acessar conteúdo gratuito, contra 38% que acham as formas de anunciar por meio de celulares e tablets muito intrusivas. O levantamento mostra 50 tipos de atividades online que o usuário brasileiro mais usa, agregadas em sete categorias.

Abaixo as categorias e seus percentuais de penetração nos usuários de dispositivos móveis:

Navigate – Uso de GPS e mapas (31%)
Shop – Comparação de preços de produtos (18%)
Entertain – Música e jogos (17%)
Manage – Assuntos de viagem e trabalho (17%)
Connect – Envio de email e mensagens. (15%)
Inform Leituras de artigos e jornais (15%)
Search – Buscas específicas (14%)

“O acesso à web via dispositivos móveis deve ser pensado como uma nova mídia. Para persuadir esse usuário, deve-se levar em conta os seus hábitos e costumes, que são diferentes do usuário comum de internet”, acrescenta Leandro.

O estudo do Yahoo! Insights foi realizado simultaneamente no Brasil, Estados Unidos e México, e traçou o perfil de usuários que já utilizam smartphones e tablets como forma única de acesso à internet ou como complemento do uso da rede.

Nenhum comentário: