Pesquisa
inédita realizada pela Yahoo! Insights no país aponta que usuários de
internet móvel vão ultrapassar os 50 milhões até o final do ano.
No último ano, 33,2 milhões de pessoas estiveram conectadas à internet por
meio de dispositivos móveis, e esse número deve aumentar. Dados da pesquisa Mobile
Modes feita pelo Yahoo! Insights, em parceria com o Instituto
Ipsos, aponta que até o final de 2012 mais de 51,4 milhões de brasileiros
estarão acessando a internet por meio de dispositivos móveis. Para os próximos
anos, a perspectiva é maior: 67,7 milhões de usuários em 2013; 86,5 milhões em
2014 e 110,5 milhões em 2015.
“O
crescimento da internet móvel pode ser explicado pela necessidade das pessoas
em se sentirem conectadas. Ter o acesso ao alcance das mãos oferece uma série
de facilidades indispensáveis no dia a dia”, explica Leandro Kenski, CEO
da Media Factory, empresa especializada em marketing digital.
De
acordo com Leandro, apesar do aumento deste tipo de internauta, as empresas
ainda têm dificuldade para criar campanhas e estratégias de marketing que
atinjam a esse público, que tem um perfil diferente do usuário que acessa a
internet a partir de um computador.
Segundo
o estudo do Yahoo!, a publicidade móvel é mais aceita e eficaz do que a
propaganda online tradicional. Entre os usuários ouvidos, 51% não se importam
com a publicidade desde que ela os permita acessar conteúdo gratuito, contra
38% que acham as formas de anunciar por meio de celulares e tablets muito
intrusivas. O levantamento mostra 50 tipos de atividades online que o usuário
brasileiro mais usa, agregadas em sete categorias.
Abaixo
as categorias e seus percentuais de penetração nos usuários de dispositivos
móveis:
Navigate – Uso de GPS e mapas (31%)
Shop – Comparação de preços de produtos
(18%)
Entertain – Música e jogos (17%)
Manage – Assuntos de viagem e trabalho
(17%)
Connect – Envio de email e mensagens. (15%)
Inform
– Leituras
de artigos e jornais (15%)
Search – Buscas específicas (14%)
“O
acesso à web via dispositivos móveis deve ser pensado como uma nova mídia. Para
persuadir esse usuário, deve-se levar em conta os seus hábitos e costumes, que
são diferentes do usuário comum de internet”, acrescenta Leandro.
O
estudo do Yahoo! Insights foi realizado simultaneamente no Brasil,
Estados Unidos e México, e traçou o perfil de usuários que já utilizam smartphones
e tablets como forma única de acesso à internet ou como complemento do
uso da rede.
Nenhum comentário:
Postar um comentário