Indicador
da Federação apresenta alta de 3,3% impulsionada por quadro favorável no
mercado de trabalho
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do município de São Paulo registrou
alta de 3,3% em fevereiro, marcando 165,8 pontos, numa escala que varia de 0
(pessimismo total) a 200 (otimismo total). O ICC é medido pela Federação do
Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e é
composto pelo Índice de Condições Econômicas Atuais (ICEA) e pelo Índice de
Expectativa ao Consumidor (IEC).
O ICEA passou de 156,1 pontos em
janeiro para 166 em fevereiro, com alta de 6,3%. O IEC também apresentou avanço
de 1,4%, ao saltar de 163,5 para 165,8 pontos.
Alguns dos destaques do ICEA foram
os sensíveis aumentos no otimismo da classe de consumidores com renda superior
a 10 salários mínimos e daqueles com idade superior a 35 anos de,
respectivamente, 10,1% e 8,8%. No resultado medido pelo IEC, salienta-se a
dicotomia registrada entre os gêneros: enquanto o público feminino registrou
estabilidade nos 163,5 pontos, o masculino apresentou alta de 2,7%.
Para a FecomercioSP, o desempenho do
mercado de trabalho ao longo dos últimos meses explica o quadro de otimismo
refletido pela pesquisa. A dinâmica do consumo mantém-se ancorada no ritmo de
crescimento da renda, que avançou nos últimos meses com a estabilização do
desemprego em níveis historicamente baixos. Aumentos reais na remuneração das
pessoas ocupadas, comuns principalmente neste período do ano, quando entra em
vigor o reajuste do salário mínimo, também foram determinantes para a alta do
índice.
Nota
Metodológica
O Índice de Confiança do Consumidor
(ICC) é apurado mensalmente pela Fecomercio desde 1994. Os dados são coletados
junto a cerca de 2.100 consumidores no município de São Paulo. O objetivo da
pesquisa é identificar o sentimento dos consumidores levando em conta suas
condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica
futura.
Os dados são segmentados por nível
de renda, sexo e idade. O ICC varia de 0 (pessimismo total) a 200 (otimismo
total). Sua composição, além do índice geral, apresenta-se em: Índice das
Condições Econômicas Atuais (ICEA) e Índice das Expectativas do Consumidor
(IEC). Os dados da pesquisa servem como um balizador para decisões de
investimento e formação de estoques por parte dos varejistas, bem como para
outros tipos de investimento das empresas.
A metodologia do ICC foi
desenvolvida com base no Consumer Confidence Index, índice norte-americano que
surgiu em 1950 na Universidade de Michigan. No início da década de 90, a equipe
econômica da Fecomercio adaptou a metodologia da pesquisa norte-americana à
realidade brasileira. Atualmente, o índice da Federação é usado como referência
nas reuniões do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom),
responsável pela definição da taxa de juros no país, a exemplo do que ocorre
com o aproveitamento do CCI pelo Banco Central.
Sobre a
FecomercioSP
A Federação do Comércio de Bens,
Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade
sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Responsável por
administrar, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço
Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), representa um segmento da economia
que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes e
congrega 154 sindicatos patronais que respondem por 11% do PIB paulista - cerca
de 4% do PIB brasileiro - gerando em torno de cinco milhões de empregos.
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