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empresas brasileiras se reuniram com compradores da Arábia Saudita, Emirados
Árabes Unidos, Catar, Kuwait, Líbano, Bahrain, Omã, Jordânia e Iraque
As empresas
participantes da Missão Empresarial ao Oriente Médio encerraram a programação
com uma expectativa de negócios de US$ 47,189 milhões com compradores da Arábia
Saudita, Emirados Árabes Unidos e outros países da região. As rodadas de
negócios foram realizadas Jedá, na Arábia Saudita, e em Dubai, nos Emirados
Árabes Unidos, entre 18 e 21 de fevereiro. Foram 636 encontros de negócios,
organizados pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
(MDIC) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
(Apex-Brasil).
Participaram
29 empresas brasileiras dos setores de alimentos e bebidas, casa e construção,
e máquinas e equipamentos, e cerca de 200 compradores selecionados na região.
Em Dubai, além do encontro com os importadores locais, houve uma rodada
regional com convidados do Catar, Kuwait, Líbano, Bahrain, Omã, Jordânia e
Iraque. Durante a missão, foram realizados também dois seminários de atração de
investimentos em venture capital & private equity em Dubai e em Abu
Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos.
“A missão
criou oportunidades concretas para a as empresas brasileiras consolidarem
negócios já existentes neste importante mercado e teve também o objetivo de
abrir novos espaços para os produtos brasileiros, bem como atrair investimentos
para o Brasil”, disse o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges.
O Oriente
Médio, em particular a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos, são
importantes parceiros comerciais do Brasil. Em 2012, o Brasil exportou US$ 3
bilhões para a Arábia Saudita, sendo que o grupo de alimentos e bebidas foi
responsável por US$ 2,3 bilhões. O país é a maior economia da região e o maior
produtor mundial de petróleo. Com 20% da população dos países do Oriente Médio,
é também o maior mercado consumidor e maior parceiro comercial do Brasil na
região.
Os Emirados
Árabes Unidos apresentam vantagens para os exportadores brasileiros como um
alto grau de abertura comercial e a melhor infraestrutura do Oriente Médio para
distribuição a países vizinhos. Em 2012, as exportações brasileiras para os
Emirados foram de US$ 2,5 bilhões, com crescimento de 13.3% sobre os números de
2011.
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