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23 fevereiro 2013

Missão empresarial gera US$ 47,189 milhões em negócios com o Oriente Médio


29 empresas brasileiras se reuniram com compradores da Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Catar, Kuwait, Líbano, Bahrain, Omã, Jordânia e Iraque

As empresas participantes da Missão Empresarial ao Oriente Médio encerraram a programação com uma expectativa de negócios de US$ 47,189 milhões com compradores da Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e outros países da região. As rodadas de negócios foram realizadas Jedá, na Arábia Saudita, e em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre 18 e 21 de fevereiro. Foram 636 encontros de negócios, organizados pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Participaram 29 empresas brasileiras dos setores de alimentos e bebidas, casa e construção, e máquinas e equipamentos, e cerca de 200 compradores selecionados na região. Em Dubai, além do encontro com os importadores locais, houve uma rodada regional com convidados do Catar, Kuwait, Líbano, Bahrain, Omã, Jordânia e Iraque. Durante a missão, foram realizados também dois seminários de atração de investimentos em venture capital & private equity em Dubai e em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. 
 
“A missão criou oportunidades concretas para a as empresas brasileiras consolidarem negócios já existentes neste importante mercado e teve também o objetivo de abrir novos espaços para os produtos brasileiros, bem como atrair investimentos para o Brasil”, disse o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges.

O Oriente Médio, em particular a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos, são importantes parceiros comerciais do Brasil. Em 2012, o Brasil exportou US$ 3 bilhões para a Arábia Saudita, sendo que o grupo de alimentos e bebidas foi responsável por US$ 2,3 bilhões. O país é a maior economia da região e o maior produtor mundial de petróleo. Com 20% da população dos países do Oriente Médio, é também o maior mercado consumidor e maior parceiro comercial do Brasil na região.

Os Emirados Árabes Unidos apresentam vantagens para os exportadores brasileiros como um alto grau de abertura comercial e a melhor infraestrutura do Oriente Médio para distribuição a países vizinhos. Em 2012, as exportações brasileiras para os Emirados foram de US$ 2,5 bilhões, com crescimento de 13.3% sobre os números de 2011. 

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