PATROCINADOR

06 março 2013

Audi RS 5 DTM tem estreia mundial no 83º Salão do Automóvel de Genebra


Audi Sport apresenta carro de turismo para a temporada de DTM 2013.

Veículo tem características dos modelos esportivos em produção da Audi.

Jamie Green é o novo companheiro de equipe de Matias Ekström.

No Salão Internacional do Automóvel de Genebra, Wolfgang Dürheimer, membro do Conselho de Administração para Desenvolvimento Tecnológico da Audi AG, e Dr. Wolfgang Ullrich, chefe da Audi Motorsport, apresentaram, na terça-feira, 05, o carro de corrida para a temporada de DTM 2013: o Audi RS 5 DTM. Os pilotos para a temporada também foram definidos.

“O esporte a motor é parte integral do DNA Audi e não um fim em si para nossa empresa. Nossos clientes se beneficiam das vitórias nas pistas de corrida, porque damos grande valor à transferência de tecnologia do automobilismo para a linha de produção”, disse Wolfgang Dürheimer. “O novo Audi RS 6 Avant, que apresentamos aqui em Genebra, é um excelente exemplo: combina downsizing (tamanho reduzido) de motor com redução significativa do peso. De onde veio isto? Do automobilismo”.

A especificação técnica dos carros da DTM foi “congelada”, pelo regulamento, com a bandeirada da última corrida da temporada 2012. O desenvolvimento só foi possível de forma extremamente limitada. Durante o inverno na Europa, a Audi Sport Team DTM concentrou-se na identificação de um dos 4.000 componentes do carro de corrida com algum potencial de otimização. “Nossos técnicos provaram ser um processo bastante engenhoso”, explicou Dr. Wolgang Ullrich.

O nome do modelo Audi RS 5 DTM é novo. Como resultado, a Audi estabelece uma relação direta do DTM com modelos de produção da empresa. “A abreviatura RS refere-se aos modelos mais esportivos da Audi”, disse Ullrich. “Os números de desempenho do Audi RS 5 e do RS 5  DTM são muito semelhantes”.

Oito modelos Audi RS 5 DTM vão para a temporada 2013. Eles serão divididos nas três equipes Audi Sport – Abt Sportsline, Phoenix e Rosberg, reforçadas com a contratação de novos profissionais. A colocação de oito pilotos da fábrica também já está definida. O novato Jamie Green (da Grã-Bretanha) é o novo companheiro de equipe do bicampeão sueco Mattias Ekström, da Audi Sport Team Abt Sportsline. Aos 30 anos, é considerado um dos mais rápidos e melhores pilotos da atual geração da DTM.

Foi ele quem dirigiu o novo Audi RS 5 DTM no palco de apresentação da Audi, no Salão de Genebra. “Já me sinto em casa aqui na Audi e mal posso esperar para disputar minha primeira corrida na DTM pela marca”, disse o piloto britânico.

Com um total de 25 vitórias e dois títulos do campeonato, Ekström e Green formam a combinação perfeita para a temporada de DTM 2013. Com nove corridas vencidas em 2012, as equipes de pilotos da Audi permanecem praticamente idênticas ao ano passado: o bicampeão da DTM Timo Scheider (Alemanha) e Adrien Tambay (França) competem pela Audi Sport Team Abt; Miguel Molina (Espanha) e Mike Rockenfeller (Alemanha), pela Audi Sport Team Phoenix; e Filipe Albuquerque (Portugal) e Edoardo Mortara (Itália/França), pela Audi Sport Team Rosberg.

A nova temporada de DTM começa no dia 5 de maio, no Circuito de Hockenheim. Dez corridas estão na agenda de 2013, seis delas na Alemanha. Outras provas acontecem na Áustria, Grã-Bretanha, Holanda e, em 4 de agosto, na Rússia – com a estreia da Moscow Raceway. O novo Audi RS 5 DTM vai aparecer pela primeira vez publicamente em testes da DTM, em Barcelona (Espanha), e em Hockenheim, entre 09 e 12 de abril. 

Nenhum comentário: