No exercício de 2012, o
grupo Lufthansa aumentou seu faturamento em 4,9%, ou seja, 30,1 bilhões de
euros a mais. O resultado operacional do grupo em 2012, de 524 milhões de
euros, ficou 36,1% aquém do registrado no ano anterior. O resultado do grupo
aumentou de 13 milhões de euros negativos no ano anterior para 990 milhões de
euros, principalmente devido aos efeitos únicos decorrentes da alienação de
cotas-parte da Amadeus IT Holding, S.A., e da venda da deficitária British
Midland Ltd..
“Com nosso programa de
desenvolvimento SCORE, iniciamos um processo de mudanças abrangente – se não um
dos maiores da história da Lufthansa. Além de medidas referentes a custos e
receitas, editamos projetos estratégicos de grande porte, como, por exemplo, a
nova Germanwings, o saneamento da Austrian Airlines e a fusão das atividades
administrativas nas áreas de pessoal, compras e financeira”, disse Christoph
Franz, presidente da Deutsche Lufthansa AG, por ocasião da apresentação do
resultado do exercício de 2012 em Frankfurt. “Com a ajuda do SCORE, formamos a
base financeira para nossos amplos projetos de investimentos. Nosso objetivo é
fortalecer a Lufthansa. Queremos expandir nossa posição de grupo de aviação
líder na Europa. Queremos aumentar sensivelmente nossa lucratividade em todas
as áreas de negócios.”
O grupo concretizou cerca
de 800 medidas de aumento de receitas e redução de custos no âmbito do SCORE em
2012. Com isso, a empresa chegou a uma melhora do resultado estrutural de 618
milhões de euros no primeiro ano do programa, cerca de 300 milhões de euros a
mais do que previsto. A melhor utilização de sinergias no setor de compras,
horários harmonizados entre as empresas aéreas, ajustes de capacidade ou custos
de pessoal menores por meio de processos administrativos mais eficientes
contribuíram tanto quanto inúmeras medidas iniciadas antes do lançamento
oficial do SCORE, cujo efeito positivo sobre o resultado, porém, só se fez sentir
em 2012. Um exemplo é o fechamento da Lufthansa Itália.
Simone Menne, diretora
financeira e de serviços de aviação da Deutsche Lufthansa AG, enfatizou: “O
grupo Lufthansa obteve um resultado sólido em meio a um mercado fragilizado. Em
seu primeiro ano, o programa de desenvolvimento SCORE contribuiu com 618
milhões de euros para o resultado. O resultado operacional, porém, regrediu
sensivelmente em comparação ao do ano anterior. Por isso, vamos continuar
impulsionando o SCORE e aumentar nosso lucro operacional em 2013.”
O motivo principal para a
retração do lucro do grupo foi o aumento de 1,1 bilhão de euros dos custos de
combustível em comparação ao ano anterior. As empresas aéreas do grupo sofreram
as consequências: a área de negócios do grupo Passage Airlines obteve um lucro
operacional de 258 milhões de euros, 26,1% menor que o do ano anterior. A maior
empresa individual, a Lufthansa Passage, registrou um prejuízo operacional de
45 milhões de euros, correspondente a um recuo de 161 milhões de euros em
comparação ao ano anterior. A SWISS obteve um resultado operacional de 191
milhões de euros, lucro 68 milhões de euros menor que o do ano anterior. Com 65
milhões de euros, a Austrian Airlines obteve um resultado operacional 127
milhões de euros maior que o do ano anterior, o que se deve principalmente à
transferência das operações para a plataforma mais econômica da Tyrolean
Airways.
Na área de negócios
Logística, o grupo obteve um lucro no valor de 104 milhões de euros, 145
milhões de euros menor.
“O SCORE fortalece nosso
negócio principal e nos faz menos dependentes da influência de fatores
externos. As primeiras medidas foram concretizadas em 2012, outras estão sendo
preparadas e levadas adiante a todo vapor. Uma delas é a modernização da nossa
frota com 239 aviões novos e modernos constantes da atual lista de encomendas”,
disse Franz. Só neste ano deverão entrar
em operação 34 aviões novos, com baixo consumo de combustível e emissões sonoras
reduzidas, substituindo modelos mais antigos, segundo o executivo. “A maior
parte do resultado operacional anual deverá ser alcançada com as empresas
aéreas de passageiros e de carga do grupo Lufthansa ainda durante o exercício
de 2013.”
O amplo posicionamento
estratégico do grupo Lufthansa teve efeito positivo sobre o resultado. Todas as
áreas de negócios de prestação de serviços aumentaram seu resultado operacional
em comparação ao ano anterior. As empresas Lufthansa Technik, LSG SkyChefs e
Lufthansa Systems contribuíram com lucros maiores em comparação ao ano anterior
no valor de 318 milhões de euros (+23,7%), 97 milhões de euros (+14,1%) e 21
milhões de euros (+10,5%) respectivamente. Mais informações em www.lufthansa.com
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