A TAM Linhas Aéreas registrou no último ano um aumento de 96%
nas demandas de consumidores enviadas via redes sociais, em comparação com
2011. Principal canal online
de interação da companhia com os seus clientes, o perfil @TAMAirlines no
Twitter já superou a marca dos 450 mil seguidores e encerrou 2012 com uma média
de 35 mil menções mensais. Todos os dias, a TAM recebe dúvidas, comentários,
reclamações e sugestões por meio deste perfil, e entra em contato com o
cliente.
“Esse número atesta a credibilidade de nossos canais, mas o mais
importante é o volume de atendimentos finalizados. Todas essas menções no Twitter,
por exemplo, geram em média 8 mil interações por mês, que são realizadas por
uma equipe destacada especialmente para esta função”, afirma Daisy Souza
Lacerda, diretora de Relacionamento com o Cliente e Qualidade de Atendimento.
O serviço de atendimento ao consumidor da TAM, chamado de Fale com a Gente, conta
atualmente com 170 funcionários preparados para receber solicitações 24 horas
por dia, sete dias por semana. Parte desta equipe está especialmente destacada
para realizar o atendimento online
de clientes, realizando a função atualmente conhecida por Fale 2.0, que tem como
premissa fornecer a primeira resposta ao cliente em até 2 horas depois de
publicada a solicitação.
“Para se adequar a esse crescente atendimento em novas mídias,
investimos bastante em treinamento. O resultado é uma equipe cada vez mais
especializada e pronta para atender com velocidade, cordialidade, autonomia e
eficiência em qualquer um dos canais de comunicação que a TAM oferece”, afirma
Daisy.
Percepção positiva da marca
Além de indicar o aumento de confiança do consumidor na
utilização das redes sociais na hora de entrar em contato com a companhia, os
números de 2012 também atestam uma percepção positiva da marca TAM nos canais online.
A TAM também está presente em outras redes sociais, como YouTube
e Facebook. Neste último, onde a companhia mantém ativa a fan page
facebook.com/TAMAirlines, o número de fãs da marca cresceu cerca de 120%
em 2012, no comparativo com o ano anterior.
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