PATROCINADOR

17 junho 2013

CETIP: Operações de financiamentos de veículos disparam 23% e atingem R$ 88 bilhões entre janeiro e maio

Nos cinco primeiros meses do ano, as operações de financiamentos de veículos totalizaram R$ 88 bilhões, um salto de 23% em comparação com o mesmo período do ano passado. Estão contempladas as modalidades de Crédito Direto ao Consumidor (CDC), Leasing e Consórcio. O levantamento é realizado pela Cetip, operadora do Sistema Nacional de Gravames (SNG), base integrada de informações que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos (carros, motos e caminhões) dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil. 

O SNG impede que o processo de financiamento de veículos seja suscetível a fraudes sistêmicas. Em maio, as vendas de veículos financiados atingiram 568.658 unidades, volume estável em comparação com o mesmo período do ano passado. Na categoria autos leves, houve uma alta de 13% nas vendas financiadas, alcançando 194.777 unidades. Em comparação com abril, o crescimento foi de 4%. No mês passado foram financiadas 101.313 motos novas, registrando uma ligeira queda de 1% em comparação a abril.

Anexo
Boletim Cetip – Mercado de Financiamentos – números completos

Sobre a Cetip

Cetip é a integradora do mercado financeiro. É uma companhia de capital aberto que oferece produtos e serviços de registro, custódia, negociação e liquidação de ativos e títulos. Por meio de soluções de tecnologia e infraestrutura, proporciona liquidez, segurança e transparência para as operações financeiras, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do mercado e da sociedade brasileira. A empresa é, também, a maior depositária de títulos privados de renda fixa da América Latina e a maior câmara de ativos privados do país. Mais de 15 mil instituições participantes utilizam os serviços da Cetip. 

Entre eles, estão fundos de investimento; bancos comerciais, múltiplos e de investimento; corretoras e distribuidoras; financeiras, consórcios, empresas de leasing e crédito imobiliário; cooperativas de crédito e investidores estrangeiros; e empresas não financeiras, como fundações, concessionárias de veículos e seguradoras. Milhões de pessoas físicas são beneficiadas todos os dias por produtos e serviços prestados pela companhia, como processamento TEDs e liquidação de DOCs, bem como registros de Gravame, CDBs e títulos de renda fixa.

Nenhum comentário: