Estudo realizado pelo SAS e pelo IIA destaca a
importância do Analytics para transformar dados em valor real para negócios
O SAS, em parceria com o
Instituto Internacional de Analytics (IIA), desenvolveu o estudo Big Data in Big Companies, que comprova o valor
do Big Data para as grandes
corporações. O relatório, que contou com a participação de 20 empresas líderes
e apontou histórias de sucesso e depoimentos de grandes empresas do mercado, é
o maior estudo sobre big data em múltiplas indústrias já publicado.
"Estamos
fazendo uma grande aposta em big data", afirma Bill Ruh, vice-presidente
da GE para Software e Analytics. "Os projetos-piloto que implementamos já
resolveram alguns dos problemas mais sérios com resultados significantes.
Estamos levando agora essa iniciativa para problemas ainda mais complexos e
envolvendo este processo em tudo que temos feito.”
O Big
Data in Big Companies destaca histórias de sucesso de empresas de diversas
indústrias em que a utilização do big data é fundamental para acelerar os negócios.
Entre os participantes da pesquisa estão AIG, Bank of America, Caesars
Entertainment, Carolinas Health Care, CIGNA, Dell, Discover, Fidelity, GE,
Macys.com, Schneider Nacional, Sears, T-Mobile, UnitedHealthcare, UPS, Verizon
e Wells Fargo.
Big
data traz resultados de várias maneiras
"Executivos
que participaram deste relatório acreditam que o big data é um recurso
revolucionário que proporcionará novos e inesperados usos no futuro”, disse Tom
Davenport, diretor de pesquisa do IIA e Professor convidado da Harvard Business
School. "Mas cada um desses executivos admitiu que não pode se dar ao luxo
de fazer do big data um mero exercício acadêmico, pois é necessário gerar valor
o quanto antes”.
Iniciativas
de big data permitem que empresas possam analisar dados estruturados e não
estruturados como, por exemplo, registros de call center, blogs e textos de
mídias sociais, a partir de fontes internas e externas, e descobrir
oportunidades até então escondidas. Executivos de empresas pioneiras no modelo
ressaltaram que obtiveram elevado retorno de investimento, criando novas
possibilidades de negócios e ajudando suas organizações na condução de
processos mais baratos, rápidos e eficazes.
"Big
data realmente não era um termo comumente conhecido quando comecei minha
carreira", afirmou Kerem Tomak, vice-presidente de marketing analytics da
Macys.com. "Com uma taxa de crescimento de dados de 50% ao ano, certamente
a demanda por big data na Macys.com só tende a aumentar".
Os
executivos entrevistados para a elaboração do estudo confirmaram o valor da
combinação de relatórios, análise, pesquisa, proteção e recuperação em uma
única plataforma de big data. Ao invés de substituir, ambientes de big data
podem coexistir com as infraestruturas de armazenamento dados e de inteligência
de negócios existentes.
"O
big data serviu para acordar esses executivos. Na medida em que análises de
alto desempenho (high-performance analytics) se tornam realidade e a performance
é acelerada, as empresas começam a perceber o que já poderia ter sido feito com
a adoção de tecnologias de big data. É evidente que as empresas podem utilizar
soluções para acelerar processos de negócios complexos, embora a promessa de
inovação é o verdadeiro fascínio do big data para executivos. Eles estão
voltando sua atenção – e seus investimentos – para novas tecnologias e
habilidades”, disse Jill Dyche, vice-presidente de melhores práticas do SAS.
O relatório constatou que a
transformação das organizações por meio do analytics exige novas habilidades,
lideranças, estruturas organizacionais, tecnologias e arquiteturas. A maioria
das organizações pesquisadas está aumentando suas equipes de análise
existentes, acrescentando posições como cientistas de dados para melhor
manipularem tecnologias de big data. Qualidade, profundo conhecimento em
arquitetura de dados e centros de gerenciamento de dados são apenas o começo
para as empresas que procuram no big data um diferencial de longo prazo, concluiu
o relatório.
Para fazer o download
gratuito do relatório Big Data in Big Companies, acesse http://www.sas.com/apps/sim/redirect.jsp?detail=SIM109816_4961.
O
relatório foi divulgado durante o Premier Business Leadership Series, uma
conferência de negócios do SAS que acontece em Amsterdã e que reúne mais de 700
participantes dos setores público e privado para compartilhar ideias sobre
questões críticas de negócios.
Sobre o SAS
O SAS é o líder de mercado em soluções e serviços
de inteligência analítica e o maior fornecedor independente no mercado de
Business Intelligence. Com aplicações de negócios inovadoras, suportadas por
uma plataforma de inteligência corporativa, o SAS ajuda clientes em 55.000
instalações a melhorar o desempenho e a oferecer valor, através da tomada de
decisões mais precisas e de forma mais rápida. Desde 1976, o SAS vem dando aos
clientes em todo o mundo THE POWER TO KNOW® (O Poder do Conhecimento). www.sas.com/br
No Brasil, desde 1996, a subsidiária brasileira
conta com 200 clientes, escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília,
180 colaboradores e atua em diferentes setores como finanças, telecomunicações,
varejo, energia, governo, manufatura e educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário